9º Encontro Aberje ABCD

< Voltar
Thumbnail_ABCD-01
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Data: 03/07/2020

9º Encontro Aberje ABCD

Evento exclusivo para associado!

O Capítulo Aberje ABCD recebe convidados especiais para o 9° Encontro Aberje ABCD. Nesta oportunidade, o tema será: A Comunicação Corporativa no processo de retomada de atividades.

A proposta dos Capítulos Aberje distribuídos em vários estados brasileiros é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais com prioridades específicas e participativas. Com isso, também se deseja fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo país.

A ideia é reunir associados e também colegas da academia e do mercado de comunicação interessados, buscando estimular uma rede de discussões temáticas que traga valor para a trajetória dos profissionais e de suas organizações.

* O evento irá acontecer em nossa plataforma digital do Zoom, com inscrição prévia e sem taxa.

**As vagas são limitadas à capacidade da sala on line. Programação sujeita à alteração.

Programação

10:30

Boas-Vindas

  • Renata Nascimento

    Head de Comunicação da Scania Brasil e Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD

10:35

A Comunicação e a retomada de atividades

  • Prof. Luiz Alberto de Farias

    Professor da ECA/USP e da Universidade Metodista

11:00

Case - A resposta da Scania à COVID-19, ação e reação

  • Patricia Acioli

    Vice-presidente de Corporate Relations da Scania América Latina

11:20

Os Novos Desafios da Comunicação Interna

  • Karina Bertolla

    Gerente de Comunicação e Treinamento Corporativo – Allianz Partners

11:40

Debate

12:00

Encerramento

Palestrantes

  • Renata Nascimento

    Head de Comunicação da Scania Brasil e Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD

    Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Formada em jornalismo pela mesma instituição, tem extensão em Comunicação Empresarial  pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduação em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP. Ainda completou o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela ABERJE/ESEG. Com 16 anos de atuação em Comunicação e Marketing, soma projetos e experiências nas áreas de Gestão de Conteúdo, Relações Públicas, Comunicação Interna, Relacionamento com a imprensa e Sustentabilidade, Facilitação de Grupos e Palestras. Desenvolveu sua carreira na Scania a partir de 2007, tendo ainda trabalhado no provedor norte-americano de internet America Online. É diretora do capítulo ABERJE no ABCD paulista.

  • Patricia Acioli

    Vice-presidente de Corporate Relations da Scania América Latina

    Jornalista, com pós-graduação em Comunicação Pública, foi repórter nos principais jornais do país, com passagem pela Imprensa do Banco Central do Brasil e Câmara dos Deputados. Trabalhou em agências de comunicação como diretora de operação atendendo clientes nacionais e internacionais. Atualmente responsável pela área de Corporate Relations na planta da Scania de São Bernardo do Campo.

  • Prof. Luiz Alberto de Farias

    Professor da ECA/USP e da Universidade Metodista

    Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2018). Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Comunicação e Mercado (2000), Especialista em Teoria da Comunicação (1995) e Graduado em Relações Públicas (1990) pela Faculdade Casper Líbero. Graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Atuou como diretor acadêmico de dezembro de 2013 a junho de 2016, da Escola de Comunicação e a Escola de Educação, e de julho de 2016 a dezembro de 2017, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde também atuou como professor colaborador no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação. É Professor Associado (Livre Docente) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2012 a 2013, e em 2015, e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação como professor permanente desde 2011; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2011 a 2013; foi professor e coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul. É professor titular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (2018-19). Foi agraciado com a primeira edição do Prêmio Aberje – Educador do Ano “James Hefernan”, no ano de 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, e é editor da Organicom Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Qualis B1); criou e editou o Jornal Intercom (2008 a 2011); atuou como diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), como diretor administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp); foi vice-presidente de planejamento e, por duas gestões, presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP-SP); também atuou como conselheiro-suplente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas 2a. Região (SP/PR). Na Rádio USP co-apresentou o Programa Trilha Profissional de 2012 a 2013. Autor de “Opiniões voláteis – opinião pública e construção de sentido” (Ed. Metodista, 2019), organizador do livro “Relações Públicas Estratégicas” (Summus, 2011). Autor de “A literatura de relações públicas – produção, consumo e perspectivas’ (Summus, 2004); co-autor de “Comunicación estratégica en las organizaciones” (México-DF: Trillas, 2006), e diversas outras obras como livros e artigos.

  • Karina Bertolla

    Gerente de Comunicação e Treinamento Corporativo – Allianz Partners

    Experiência de mais de 9 anos em comunicação corporativa, com atuação nos segmentos de seguros, assistência 24h e serviços, tendo como principal foco Employer Branding, Cultura Organizacional e Responsabilidade Social. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista (2012), e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (2017). Experiência em desenvolvimento de programas de educação continuada e universidade corporativa. Atualmente, ocupa a posição de Gerente de Comunicação e Treinamento Corporativo na Allianz Partners Brasil.