2º encontro: Pandemia e Sustentabilidade: Urge a mudança na mobilidade

< Voltar
Lab-Mobilidade-430x320-c

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Pandemia e Sustentabilidade: Urge a mudança na mobilidade

2020 foi o ano em que a Terra mais sentiu falta de ar. Além do início da pandemia do Coronavírus, o ano também foi marcado por devastadoras queimadas que destruíram florestas brasileiras importantes para todo o planeta. Todos esses problemas trazem à tona a necessidade de um mundo mais saudável, com menos emissões de gases de efeito estufa e com um ar mais limpo para respirarmos. Qual será o futuro de uma mobilidade pós COVID? Que lições sobre mobilidade e sustentabilidade aprendemos para levar para o pós-Covid? Como falar desse aprendizado que está diretamente ligado a melhoria da qualidade de vida da população passando pelas mudanças climáticas, redução de acidentes, entre outros?

Programação

15:00

Abertura

15:10

Debate

  • Fernando Calmon

    Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação

  • Cristina Albuquerque

    Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil

  • Paulo Saldiva

    Médico patologista, Professor da FMUSP

  • André Fauri

    CEO e fundador da Beepbeep mobilidade

  • Paulo Maissonave

    Responsável por Mobilidade Elétrica na Enel X

17:00

Encerramento

Palestrantes

  • Fernando Calmon

    Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

    Engenheiro e jornalista especializado desde 1967, quando produziu e apresentou o programa Grand Prix na TV Tupi (RJ e SP) até 1980. Foi diretor de redação da revista Auto Esporte (1976/82 e 1990/96), editor de Automóveis de O Cruzeiro (1970/75) e Manchete (1984/90). Produziu e apresentou o programa Primeira Fila (1985/94) em cinco redes de TV. Sua coluna semanal sobre automóveis, “Fernando Calmon”, começou em 1999. Publicada em UOL Carros, além de uma rede de mais de 60 portais, sites, blogs, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Exerce consultoria técnica em automóveis, assuntos de mercado na área automobilística e também em comunicação.

  • Cristina Albuquerque

    Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil

    Trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades brasileiras mais limpos e eficientes, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. Cristina fornece apoio às cidades na concepção e implementação de soluções e políticas de transporte de baixo carbono e alta eficiência, incluindo eletrificação do setor de transporte, gerenciamento da demanda de transporte, nova mobilidade sustentável, entre outras. Cristina também é uma das representantes do WRI no BRT Center of Excellence e também representa a instituição no Conselho gestor da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). É graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Ela também possui um curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos na UFRGS.

  • Paulo Saldiva

    Médico patologista, Professor da FMUSP

    Médico patologista, Professor da FMUSP, ciclista, gaitista e amante de Sampa

  • André Fauri

    CEO e fundador da Beepbeep mobilidade

    Beepbeep mobilidade surgiu com o propósito de transformar a jornada das pessoas no seu dia a dia, através da economia circular e tecnologias sustentáveis. Ele é graduado em Ciências Econômicas pela PUC-RS e Ciências Contábeis pela Trevisan-SP, possui vasta carreira na área financeira em multinacionais do segmento da indústria e consultoria.

  • Paulo Maissonave

    Responsável por Mobilidade Elétrica na Enel X

    Engenheiro eletricista (PUC-Rio), com Mestrado em Administração de Empresas e 2 MBAs (Gestão de Energia e Management). Atualmente Paulo é Responsável por Mobilidade Elétrica na Enel X, mas ele possui mais de 20 anos de experiência no Grupo Enel, já tendo trabalhado como ponto focal de Inovação na Enel X, em E-Home e em E-Mobility. Foi Responsável por Oportunidades de Negócios Inovadores na Enel Brasil, com atribuições como definição de estratégias, gestão de projetos de P&D e Inovação. Ocupou diversos cargos de gerência, como Gerente de Usina, HSEQ, Serviços Técnicos, Otimização de Desempenho e P&D.