18º Encontro Aberje Rio Grande do Sul

< Voltar
Thumbnail_RS-01

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

O Capítulo Aberje Rio Grande do Sul recebe convidados especiais para o seu 18° Encontro. Nesta oportunidade, o tema será: “ESG – desafios e oportunidades para a Comunicação Corporativa”.

A proposta dos Capítulos Aberje distribuídos em vários estados brasileiros é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais com prioridades específicas e participativas. Com isso, também se deseja fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo país.

A ideia é reunir associados e também colegas da academia e do mercado de comunicação interessados, buscando estimular uma rede de discussões temáticas que traga valor para a trajetória dos profissionais e de suas organizações.

* O evento irá acontecer em nossa plataforma digital do Zoom, com inscrição prévia e sem taxa.

**As vagas são limitadas à capacidade da sala on line. Programação sujeita à alteração.

Programação

16:00

Boa-Vindas

16:15

ESG – desafios e oportunidades para a Comunicação Corporativa

  • Marcus Nakagawa

    Professor da Graduação e MBA da ESPM

  • Veridiana Sonego

    Diretora de Planejamento Estratégico e Comunicação Corporativa das Empresas Randon

  • Michel Blanco

    Head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina

17:00

Debate

18:00

Encerramento

Palestrantes

  • Daniela Cidade

    Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing dos colégios e unidades sociais da Rede Marista

    Coordena a área de Comunicação e Relações Institucionais da Rede Marista. É jornalista formada pela UFRGS, especialista em Marketing e em Comunicação com o Mercado (ESPM). Em 2014, concluiu o Curso Internacional de Comunicação Empresarial pela Syracuse University/Aberje. É Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS na área de Comunicação Organizacional e doutoranda em administração de empresas. Atuou como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa e foi diretora de Marketing Cultural na Fundação Piratini (TV e FM Cultura) e executiva de Comunicação da Gerdau. Vencedora do prêmio Aberje em 2013 (Sul), 2014 (Nacional em duas categorias), 2015 (Sul) e 2017 (Sul). Atua ainda como professora convidada em programas de pós-graduação.

  • Rosângela Florczak

    Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Professora de graduação e pós-graduação da ESPM POA

    Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Comunicação Empresarial e em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenou projetos de comunicação reconhecidos pelo Prêmio ABERJE Nacional, Prêmio ABERJE Sul e pelo Prêmio Sinepe-RS de Comunicação. Atua hoje como Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração e da Pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul e é  consultora na área e sócia-diretora da Verity Consultoria. Atuou como executiva de comunicação em organizações de grande porte. É pesquisadora e palestrante em temas como: comunicação estratégica, diálogo no contexto das organizações e crises de imagem e reputação.

  • Marcus Nakagawa

    Professor da Graduação e MBA da ESPM

    Mentor, palestrante de  sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. TEDx speaker. Professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ESG, ética, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, ESG, empreendedorismo social e terceiro setor. Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Idealizador, fundador, ex-diretor presidente e atual conselheiro voluntário da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Doutorando em sustentabilidade  pela USP EACH; mestre em Administração pela PUC-SP; graduado em Marketing e Publicidade pela ESPM-SP.  Fundador e ex sócio da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/ projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais; e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis (www.diasmaissustentaveis.com). Autor dos livros Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.

  • Veridiana Sonego

    Diretora de Planejamento Estratégico e Comunicação Corporativa das Empresas Randon

    Com formação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Pessoas, especialização em Gestão Financeira e é mestranda em Design Estratégico. Nas Empresas Randon desde 2008, atualmente também atua como Head da Conexo, iniciativa de inovação aberta da companhia.

  • Michel Blanco

    Head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina

    Graduado e mestre em Relações Internacionais pela PUC-SP. Iniciou a carreira em jornalismo na redação do Último Segundo (iG), passando por Folha S.Paulo e Reuters, onde cobriu negócios e macroeconomia. Atuou na agência Máquina da Notícia (hoje BCW), foi chefe de comunicação da Funai (2005-2007) e gerente editorial do Yahoo! Brasil, antes de ingressar na Natura, em 2014, como gerente de Relações com a Mídia. Desde agosto de 2020, é head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina.