Sob o crivo da sociedade

Meio ambiente, questões sociais e boa governança fazem parte da agenda

VALOR SETORIAL COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - ED. 13 - 2020

A edição de 2020 da publicação bilíngue (português e inglês) do Valor Setorial Comunicação Corporativa marca 13 anos de parceria entre a Aberje e o jornal Valor Econômico. O tema central da revista aborda o pacto social das empresas. Se o compromisso por uma atuação sustentável já estava na agenda de algumas empresas, novos movimentos pressionam todas as companhias por uma atuação baseada em critérios de boa governança, responsabilidade ambiental e inclusão e diversidade social.

Na mesa redonda, mediada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor Titular da ECA-USP, e com a participação de Tânia Nogueira, editora de Projetos Especiais do Valor Econômico, participaram:

  • Cristiana Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade para América do Sul da Basf;
  • Eliane Uchoa, diretora de Comunicação da Cargill Brasil e Negócio Agrícola na América do Sul;
  • Julio Gama, diretor Global de Comunicação da Vale;
  • Malu Weber, diretora Sênior de Comunicação Corporativa da Bayer;
  • Matheus Lombardi, head de Relações Públicas da XP Investimentos;
  • Odete Duarte, diretora de Reputação e Comunicação de Negócios – América Latina da Rhodia Solvay;
  • Pedro Torres, head Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional da Gerdau;
  • Viviane Mansi, diretora de Comunicação, RP e Sustentabilidade para América Latina e Caribe da Toyota.

Além desse tradicional encontro, a edição deste ano promoveu mais uma mesa-redonda formada por CEOs. Nesse encontro, mediado por Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, participaram:

    • Paulo Camargo, presidente da Arcos Dorados (McDonald’s) no Brasil;
    • Antonio Filosa, CEO da FCA – Fiat Chrysler Automobiles;
    • Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel Corporation no Brasil;
    • Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza;
    • Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil

Pacto social tem que ser autêntico

“O compromisso para uma atuação sustentável, baseada em critérios de governança, de responsabilidade ambiental e de inclusão e diversidade social, já fazia parte da agenda de algumas empresas, quando novos movimentos começaram a pressionar por uma sociedade mais justa. À certificação de companhias pelo Sistema B, em âmbito global, foram incorporados outros sistemas de autenticação de compromissos corporativos, que ultrapassaram o âmbito dos colaboradores internos para toda a cadeia de valor das organizações. Combinar resultados financeiros com prosperidade social é a base de iniciativas como Capitalismo Consciente, Capital Ético, entre outras”, diz a Carta ao Leitor da edição.

“Essas iniciativas, somadas à rapidez da transmissão nas redes sociais, têm sido adotadas em meio ao crescimento exponencial da vida digital, acentuada pela crise da pandemia. Um desafio enorme para as equipes de comunicação corporativa que tiveram de assumir a coordenação e o monitoramento das informações em meio a uma explosão de notícias e conexões. Conjuntura que tem sido enfrentada com um planejamento ágil, o uso de diferentes canais de comunicação e o monitoramento das informações para combater notícias falsas e discursos de ódio”, completa.

A publicação circular aos assinantes do Valor e aos associados da Aberje.

Publicado em: VALOR SETORIAL COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - ED. 13 - 2020
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin