Relações Brasil-Reino Unido pós-Brexit

Quais são os pontos-chave para se compreender, empreender e executar uma agenda de relações entre Brasil e Reino Unido no futuro próximo? 

 

O Brexit é finalmente uma realidade e, mesmo com muitos pontos a serem concluídos e definidos, já é possível ter um debate claro sobre as relações comerciais entre Reino Unido e o resto do mundo. Este webinar irá explorar os desafios e oportunidades de negócios e as relações entre Brasil e Reino Unido, a partir da visão de convidados especiais.

 

Você pode assistir às palestras a qualquer momento e enviar suas questões até o dia 24 de março. As perguntas serão selecionadas e respondidas em um webinar ao vivo no dia 26  de março, às 9h30 (horário de Brasília). 

 

Os webinars já estão disponíveis:

 

Ana Paula Vitelli, Presidente da Britcham - Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil

“O Brexit traz oportunidades para as empresas com a possibilidade de novos acordos comerciais.”

Ana Paula Vitelli é a presidente da Britcham, uma entidade com mais de 100 anos de experiência no fomento das relações comerciais e industriais entre Reino Unido e Brasil, presente em várias regiões do país e com membros de diversos setores de atividades econômica, inclusive de empresas brasileiras. Ela oferece um resumo da estrutura e das atividades da Câmara, em particular nos temas considerados prioritários: inovação, sustentabilidade, finanças, infraestrutura e capital humano. O destaque vai para a criação de fóruns de debates e o desenvolvimento de oportunidades de negócios, além das atividades de advocacy.

 

 

Peter Wilson, Embaixador do Reino Unido no Brasil

“Queremos uma relação ampla e profunda com o Brasil e uma parceria para o século XXI.”

O novo embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson elenca as cinco prioridades para as relações entre Reino Unido e Brasil: comércio, clima, ciência, segurança e promoção de uma sociedade aberta. Dentre os diversos temas abordados, destacam-se a busca por um aprofundamento das relações comerciais, seja através de um acordo de livro comércio com o Mercosul, seja através de negociações diretas, a parceria com a Fiocruz, oportunidades de inovação e a COP-26.

 

Jonathan Knott, Comissário de Comércio para América Latina e Caribe do Reino Unido (assumirá o Consulado Geral do Reino Unido em São Paulo assim que o coronavírus permitir que ele viaje ao Brasil).

“Crescimento econômico e proteção ambiental (…) são dois lados da mesma moeda.”

Jonathan Knott, o novo cônsul geral do Reino Unido em São Paulo destaca a importância de novos acordos comerciais para a promoção dos negócios entre os países e indica seu interesse em explorar as possibilidades de investimento brasileiro no Reino Unido. Tudo isso dentro do ambicioso plano, recém-lançado pelo governo britânico, “Dez pontos para uma revolução industrial sustentável (green industrial revolution)” e que sustenta uma “agenda de negócios sustentáveis”. Para potencializar esses investimentos, o Reino Unido conta com o seu dinâmico sistema financeiro, além de sua experiência e know-how, em particular no setor de energia.