EVENTOS
Relações Governamentais como ativo estratégico
Evento exclusivo
Evento exclusivo para associados
SOBRE
Em um ambiente de contínua polarização, pressão regulatória e escrutínio público permanente, as relações governamentais consolidam-se como eixo estratégico para as organizações. Mas como estruturar uma atuação legítima, ética e eficaz diante de um ciclo eleitoral que já projeta impactos sobre agendas econômicas e institucionais? Mais do que acompanhar o Legislativo, as empresas precisam interpretar cenários, antecipar riscos e alinhar sua estratégia institucional ao contexto político.
O primeiro encontro de 2026 do Capítulo Aberje Nordeste, em Salvador, que acontece em parceria com a agência baiana Darana RP, propõe discutir as Relações Governamentais como ativo estratégico. O evento trará para o debate dois profissionais do setor: Marcelo Gentil, que atua como Relações Institucionais da Odebrecht e Manoel Fernandes, da Bites Dados para Decisões, que fará um panorama sobre o ano eleitoral, destacando o cenário nacional e regional. O momento também vai discutir o papel das empresas e da comunicação nesta agenda e refletirá sobre a mediação de interesses legítimos e a construção de soluções de impacto coletivo. Como integrar análise política, comunicação institucional e atuação responsável em uma estratégia coerente e orientada ao longo prazo?
Evento exclusivo
Evento exclusivo para associados
PROGRAMAÇÃO
08H30 Welcome- Coffee
09H20 Abertura
-
Cintia de Mattos
Gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Bracell NE e Diretora do Capítulo Aberje Nordeste
-
09H30 Panorama sobre o ano eleitoral, nacional e regional, de 2026
-
Manoel Fernandes
Diretor-executivo da Bites
-
10H00 Quando o Estado Conversa com a Sociedade: Relações Institucionais e Governamentais como Ferramenta do Progresso Coletivo.
-
Marcelo Gentil
Gerente de Relações Institucionais da Novonor
-
10H30 Debate
11H00 Encerramento
PALESTRANTES

Cintia de Matos
Gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Bracell NE e Diretora do Capítulo Aberje Nordeste
É bacharel em Relações Públicas, pós-graduada em Administração de Empresas e em Comunicação Empresarial pela Syracuse University (EUA). Possui mais de duas décadas de experiência na profissão, tendo ocupado, nos últimos 15 anos, cargos de liderança e gestão da comunicação em grandes multinacionais nos segmentos de indústria e varejo. Cíntia atuou também em uma entidade de classe com foco em Relações Internacionais. Atualmente, é gerente de Comunicação e Relações Institucionais para as operações da Bracell no Nordeste.

Manoel Fernandes
Diretor Executivo da Bites
É jornalista e integrante do Centro de Estudos de Marketing Digital da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), trabalhou como repórter, chefe de escritório regional e colunista de Veja, editor na Forbes Brasil e Istoé Dinheiro, além de ocupar direção de redação da Revista Nacional de Telecomunicações (RNT). É especialista em Relações Governamentais pelo Insper, integrante do Conselho de Turismo e do Conselho de Política e Economia da Fecomércio São Paulo. Foi um dos fundadores do Instituto de Relações Governamentais (IrelGov). É sócio do Movimento Todos pela Educação.

Marcelo Gentil
Gerente de Relações Institucionais da Novonor
Profissional com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Jornalismo e Marketing. Hoje, atua como Relações Institucionais da Odebrecht, é vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), coordenador do Comitê de Comunicação do Sindicato Nacional de Construção Pesada-Infraestrutura (SINICON), conselheiro efetivo do Conselho Federal de Relações Públicas (CONFERP) e membro do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia (ACB).

















