EVENTOS
Novos tempos, novos líderes – O perfil da liderança em comunicação no Brasil – ABCD
SOBRE
Programação Gratuita
Data: 07 de agosto de 2019
Local: Auditório da Fábrica da Toyota
Rua Max Mangels, nº 1.024, Bairro Planalto, São Bernardo do Campo – SP
No final de 2018, a Aberje realizou uma pesquisa inédita: “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”. Participaram do estudo 578 profissionais que exercem cargos de liderança em diversos níveis, compreendidos entre coordenação e direção, inclusive sócios.
Características do cargo, à quem respondem, competências que possuem, o que leem, o que estudaram, por onde se informam, quais são seus maiores desafios – perguntas como estas ajudaram a traçar o perfil do líder comunicador e serviram de base para o dossiê da Revista Comunicação Empresarial 103.
E esta é a base das discussões de um debate que vai ser promovido pela Aberje em vários estados brasileiros durante o ano, a partir do trabalho dos seus representantes oficiais locais – as Direções de Capítulos.
Desta vez, é o ABCD que agrupa suas lideranças e convida para a atividade. A proposta é realizar uma mesa-redonda com lideranças em comunicação no Estado para debater o perfil do profissional e os principais gaps, apresentando propostas de soluções para o fortalecimento do segmento e de ações visando a capacitação dos profissionais.
* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia.
**As vagas são limitadas à capacidade do auditório.
*** Programação sujeita à alteração.
Damaris Lago
Sócia-Diretora da AtitudeCom Estratégia de Comunicação
Jornalista, formada pela PUC de Campinas. Transitou entre agências de comunicação e foi repórter da revista italiana È Turismo. De volta ao Brasil, fundou a agência AtitudeCom, com o propósito de levar diversidade nas ações de PR para marcas de diferentes segmentos. Tornou-se especialista na divulgação de eventos de negócios, acumulando um portfólio de mais de 200 eventos divulgados em cinco anos. Em 2013 lançou o primeiro Clube de Blogueiras de Moda do Brasil para a Piccadilly Calçados. Desde então, viu a oportunidade e necessidade de entender a transmutação do setor de comunicação e hoje promove encontros e formação para influenciadores digitais para desenvolver conteúdo inteligente e com engajamento. Este ano, a executiva lançou o Blog SejaBrezzy, para ajudar marcas e influenciadores a entender melhor as mudanças ocorridas na forma de conversar com os públicos. O Blog SejaBreeezy conta com Canal no YouTube também e traz entrevistas com content creators que são referência no setor.
Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje
Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).
Juliana Calsa
Gerente de comunicação da BRK Ambiental
Jornalista, tem especialização em comunicação com o mercado pela ESPM. Atuou como repórter no início da carreira e migrou para a comunicação empresarial, possui mais de 10 anos de experiência em comunicação corporativa. Nos últimos anos tem trabalhado com temas relacionados a sustentabilidade, água e saneamento. É gerente de comunicação da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil.
Marcos Gallo
Gerente de matéria prima da América Latina na Cabot Corporation
Executivo com larga experiência no setor químico e Petroquímico, formado em Química Industrial (FOC-Faculdades Oswaldo Cruz), com Pós graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Supply Chain (FGV), Centro de Preparação de Executivos (Babson College-EUA), Gestão Responsável para a Sustentabilidade (FDC) , tendo passado em diversas funções de liderança em empresas de primeira linha. Atualmente é Responsável por Matérias Primas na América Latina na Cabot Corporation com atuante presença na ABIQUIM – Associação Brasileira das Indústrias Químicas e um entusiasta das Ações ligadas à Sustentabilidade e da importância da Comunicação como braço estratégico na gestão eficiente das organizações.
Renata Nascimento
Head de Comunicação da Scania Brasil e Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD
É Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Formada em jornalismo pela mesma instituição, tem extensão em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduação em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP. Ainda completou o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela ABERJE/ESEG. Com 16 anos de atuação em Comunicação e Marketing, soma projetos e experiências nas áreas de Gestão de Conteúdo, Relações Públicas, Comunicação Interna, Relacionamento com a imprensa e Sustentabilidade, Facilitação de Grupos e Palestras. Desenvolveu sua carreira na Scania a partir de 2007, tendo ainda trabalhado no provedor norte-americano de internet America Online. É diretora do capítulo ABERJE no ABCD paulista.
Viviane Mansi
Diretora de Comunicação, RP e Sustentabilidade para a América Latina e Caribe na Toyota
Mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV), e formada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Sua vivência profissional inclui passagens pela MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos. Em 2018 se uniu à Toyota como Officer regional da área de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade, atuando em 40 países e territórios. Além disso, mantém seu vínculo acadêmico e sua presença em sala de aula. Tem mais de quinze livros publicados, de autoria própria, como organizadora e como articulista. Foi eleita uma das melhores comunicadoras do Brasil pela MegaBrasil, uma entre os melhores comunicadores do ano pela Aberje e uma das ‘Top Voicers’ brasileiras pelo Linkedin em 2018.