Novos tempos, novos líderes – O perfil da liderança em comunicação no Brasil – ABCD

< Voltar
Thumbnail-01
  • Encontro Aberje Grande ABCD
  • 07/08/2019
  • 09:00 - 11:30
  • R$ (Não Associado)
  • Rua Max Mangels, nº 1.024, Bairro Planalto, São Bernardo do Campo – SP - - /AC
  • Quero me inscrever
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Programação Gratuita

Data: 07 de agosto de 2019

Local: Auditório da Fábrica da Toyota 

Rua Max Mangels, nº 1.024, Bairro Planalto, São Bernardo do Campo – SP

 

No final de 2018, a Aberje realizou uma pesquisa inédita: “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”. Participaram do estudo 578 profissionais que exercem cargos de liderança em diversos níveis, compreendidos entre coordenação e direção, inclusive sócios.

Características do cargo, à quem respondem, competências que possuem, o que leem, o que estudaram, por onde se informam, quais são seus maiores desafios – perguntas como estas ajudaram a traçar o perfil do líder comunicador e serviram de base para o dossiê da Revista Comunicação Empresarial 103.

E esta é a base das discussões de um debate que vai ser promovido pela Aberje em vários estados brasileiros durante o ano, a partir do trabalho dos seus representantes oficiais locais – as Direções de Capítulos.

Desta vez, é o ABCD que agrupa suas lideranças e convida para a atividade. A proposta é realizar uma mesa-redonda com lideranças em comunicação no Estado para debater o perfil do profissional e os principais gaps, apresentando propostas de soluções para o fortalecimento do segmento e de ações visando a capacitação dos profissionais.

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia.

**As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

*** Programação sujeita à alteração.

 

Programação

09:30

Boas-Vindas

  • Renata Nascimento

    Head de Comunicação da Scania Brasil e Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD

  • Viviane Mansi

    Diretora de Comunicação, RP e Sustentabilidade para a América Latina e Caribe na Toyota

09:45

Apresentação da Pesquisa “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”

  • Hamilton dos Santos

    Diretor Geral da Aberje

10:30

Mesa-Redonda com convidados especiais

  • Hamilton dos Santos

    Diretor Geral da Aberje

  • Juliana Calsa

    Gerente de comunicação da BRK Ambiental

  • Marcos Gallo

    Gerente de matéria prima da América Latina na Cabot Corporation

  • Viviane Mansi

    Diretora de Comunicação, RP e Sustentabilidade para a América Latina e Caribe na Toyota

  • Moderadora: Damaris Lago

    Sócia-Diretora da AtitudeCom Estratégia de Comunicação

11:30

Encerramento

Palestrantes

  • Damaris Lago

    Sócia-Diretora da AtitudeCom Estratégia de Comunicação

    Jornalista, formada pela PUC de Campinas. Transitou entre agências de comunicação e foi repórter da revista italiana È Turismo. De volta ao Brasil, fundou a agência AtitudeCom, com o propósito de  levar diversidade nas ações de  PR para marcas de diferentes segmentos. Tornou-se especialista na divulgação de eventos de negócios, acumulando um portfólio de mais de 200 eventos divulgados em cinco anos. Em 2013 lançou o primeiro Clube de Blogueiras de Moda do Brasil para a Piccadilly Calçados. Desde então, viu a  oportunidade e necessidade de entender a transmutação do setor de comunicação e hoje promove encontros e formação para influenciadores digitais para desenvolver conteúdo inteligente e com engajamento. Este ano, a executiva lançou o Blog SejaBrezzy, para ajudar marcas e influenciadores a entender melhor as mudanças ocorridas na forma de conversar com os públicos. O Blog SejaBreeezy conta com Canal no YouTube  também e traz entrevistas com content creators que são referência no setor.

  • Hamilton dos Santos

    Diretor Geral da Aberje

    Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Juliana Calsa

    Gerente de comunicação da BRK Ambiental

    Jornalista, tem especialização em comunicação com o mercado pela ESPM. Atuou como repórter no início da carreira e migrou para a comunicação empresarial, possui mais de 10 anos de experiência em comunicação corporativa. Nos últimos anos tem trabalhado com temas relacionados a sustentabilidade, água e saneamento. É gerente de comunicação da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil.

  • Marcos Gallo

    Gerente de matéria prima da América Latina na Cabot Corporation

    Executivo com larga experiência no setor químico e Petroquímico, formado em Química Industrial (FOC-Faculdades Oswaldo Cruz), com Pós graduação em Marketing pela ESPM, MBA em Supply Chain (FGV), Centro de Preparação de Executivos (Babson College-EUA), Gestão Responsável para a Sustentabilidade (FDC) , tendo passado em diversas funções de liderança em empresas de primeira linha. Atualmente é Responsável por Matérias Primas na América Latina na Cabot Corporation com atuante presença na ABIQUIM – Associação Brasileira das Indústrias Químicas e um entusiasta das Ações ligadas à Sustentabilidade e da importância da Comunicação como braço estratégico na gestão eficiente das organizações.

  • Renata Nascimento

    Head de Comunicação da Scania Brasil e Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD

    É Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Formada em jornalismo pela mesma instituição, tem extensão em Comunicação Empresarial  pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduação em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP. Ainda completou o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela ABERJE/ESEG. Com 16 anos de atuação em Comunicação e Marketing, soma projetos e experiências nas áreas de Gestão de Conteúdo, Relações Públicas, Comunicação Interna, Relacionamento com a imprensa e Sustentabilidade, Facilitação de Grupos e Palestras. Desenvolveu sua carreira na Scania a partir de 2007, tendo ainda trabalhado no provedor norte-americano de internet America Online. É diretora do capítulo ABERJE no ABCD paulista.

  • Viviane Mansi

    Diretora de Comunicação, RP e Sustentabilidade para a América Latina e Caribe na Toyota

    Mestre em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV), e formada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Sua vivência profissional inclui passagens pela MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos. Em 2018 se uniu à Toyota como Officer regional da área de Comunicação, Relações Públicas e Sustentabilidade, atuando em 40 países e territórios. Além disso, mantém seu vínculo acadêmico e sua presença em sala de aula. Tem mais de quinze livros publicados, de autoria própria, como organizadora e como articulista. Foi eleita uma das melhores comunicadoras do Brasil pela MegaBrasil, uma entre os melhores comunicadores do ano pela Aberje e uma das ‘Top Voicers’ brasileiras pelo Linkedin em 2018.