EVENTOS

Nova desordem mundial: comunicar em tempos de tensão

Nova desordem mundial: comunicar em tempos de tensão

gratuitoquarta, 07/05/202508:30 às 12:30Teatro SESIMINASR. Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG INSCREVA-SE

SOBRE

A Aberje – Capítulo Minas convida você para o Warm Up Aberje Trends, que acontecerá em 7 de maio de 2025, no Teatro do Sesiminas, em Belo Horizonte. Este evento preparatório abordará o tema “Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão”, oferecendo uma oportunidade para profissionais de comunicação explorarem estratégias eficazes em um cenário global desafiador. Participe e esteja à frente das tendências que moldam o futuro da comunicação corporativa.

PROGRAMAÇÃO

  • 08h30
    Recepção e Credenciamento
  • 09h00
    Abertura
    • Paula Hermont

      Gerente de Interlocutores na Vale e diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais

    • Hamilton dos Santos

      Diretor-executivo da Aberje

  • 09h10
    Palestra de Abertura
    • Pedro Costa

      Superintendente de Comunicação da FIEMG

  • 09h30
    Inteligência Artificial, inovação e gamificação em tempos de tensão

    À medida que a tecnologia avança rapidamente, a integração da inteligência artificial, inovação e gamificação torna-se essencial para a comunicação corporativa. Este painel explorará como essas ferramentas podem ser utilizadas para engajar públicos, otimizar processos e criar experiências imersivas, mesmo em períodos de incerteza e tensão. Descubra como transformar desafios em oportunidades por meio da tecnologia e criatividade.

    • Mediação: Sofia Fada

      CEO da Kriativar

    • Guilherme Scarance

      Gerente geral de Comunicação Externa da Vale

    • Gustavo Macena

      Presidente P7 Criativo e Superintendente Executivo da FIEMG – IEL

    • Leandro Augusto Borges Lima

      Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG

  • 10h40
    Coffee-Break
  • 11h10
    ESG em Foco – Comunicação Estratégica em um cenário de transformação

    Neste painel discutiremos como as transformações de contexto impactam a jornada ESG (Ambiental, Social e Governança) das organizações. Especialistas compartilharão insights sobre o papel crucial da comunicação na adaptação e fortalecimento das iniciativas ESG, garantindo alinhamento com as expectativas de stakeholders e promovendo práticas sustentáveis em tempos de transformação.

    • Mediação: Liliane Pinheiro

      CEO da Oficina Consultoria

    • Danny Marchesi

      Gerente de Comunicação Integrada e Gestão da Mudança na VLI

    • Othon Villefort Maia

      Vice-presidente Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti Latam

  • 12h30
    Encerramento

PALESTRANTES

  • Danny Marchesi

    Gerente de Comunicação Integrada e Gestão da Mudança na VLI

    Profissional de comunicação corporativa com quase 20 anos de experiência e atuação em comunicação interna e externa, gestão de branding, reputação e sustentabilidade. Jornalista e mestre em Comunicação e Sociabilidade pela UFMG, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação (PUC-Minas) e Gestão de Negócios (FDC). Iniciou a carreira na BH Press Comunicação, atuou na Fiat/ Jeep é está na VLI há 10 anos, onde é gerente de Comunicação Integrada e Gestão da Mudança.

  • Douglas Cantu

    Gerente de Eventos da Aberje

    É relações públicas e jornalista e tem quase 20 anos de experiência. É desde 2020 o gerente de eventos da Aberje, onde também coordena a Editora Aberje. Antes de ingressar na associação, Douglas foi gerente de comunicação externa e interna do Grupo Abril se reportando diretamente aos CEOs da empresa. Lá também já assinou matérias para as revistas Claudia, Quatro Rodas e Cosmopolitan. Também acumula experiência nas áreas de relações governamentais e comunicação para sustentabilidade. Além disso, já realizou como consultor projetos de comunicação em redes sociais para marcas como Nestlé e Editora Trip. Douglas é formado em Relações Públicas e Jornalismo pela FIAM, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV.

  • Flávia Rios

    Fundadora e CEO da Rede Comunicação

    Formou-se em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC.Minas. É pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação e Relações Públicas pela USP, além de ter feito aperfeiçoamento em marketing pela FDC. É mentorada do programa Winning Women da EY. Há 23 anos está à frente da Rede, empresa especializada em comunicação corporativa,  que é a 24 maior agência do Brasil. Atende clientes diversos como Gerdau, CNH Industrial, Iveco Group, O Boticário, Multiplan, McDonalds, Vale e VLI.

  • Guilherme Scarance

    Gerente geral de Comunicação Externa da Vale

    Lidera a Comunicação Externa na Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo. Anteriormente, foi Vice-Presidente e sócio na Máquina Cohn & Wolfe e Chefe de Reportagem no jornal O Estado de S. Paulo. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Cásper Líbero e está cursando o LEAD Business Program na Stanford University Graduate School of Business (GSB). Ao longo de sua carreira, liderou equipes de alto desempenho, gerenciou projetos estratégicos e implementou soluções inovadoras. Na Vale, ajudou a criar e integra o núcleo dedicado a soluções de inteligência artificial na Comunicação.

  • Gustavo Macena

    Presidente P7 Criativo e Superintendente Executivo da FIEMG - IEL

    Esposo da Melissa e pai da Bia e do Edu. Presidente P7 Criativo e Superintendente Executivo da FIEMG – IEL. Doutorando em Administração pela FDC (2024) e Mestre em Engenharia de Computação pelo ITA (2023) e em Finanças pela Sloan MIT (2004), Bioquímico pela USP (2001) e Teologia pela Teológica SulAmericana (2016). Atuou nas áreas de Fusões e Aquisições por 16 anos, foi empresário com 3 exits nos segmentos de tecnologia e engenharia biomédica

  • Hamilton dos Santos

    Diretor-Executivo da Aberje

    Jornalista, mestre e doutorando em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou em redações de grandes veículos do país e no RH da Editora Abril, onde atuou por 20 anos. Hoje é Diretor-Executivo da Aberje, membro do board da Global Alliance for PR and Communication Management e Country Chair da Page para o Brasil. É membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do movimento Tem Mais Gente Lendo.

  • Leandro Augusto Borges Lima

    Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG

    PhD em Media and Game Studies na King’s College London, Mestre e Bacharel em Comunicação Social na UFMG. Realizou estágio pós-doutoral CAPES/PRINT na UFRGS sob supervisão da Profa. Dra. Suely Fragoso e atuou como docente na Erasmus University Rotterdam no departamento de Mídia e Comunicação, ensinando temas ligados a mídia, jogos digitais, marketing, e teorias da comunicação. Tem interesse nas áreas relacionadas a jogos digitais, política, gênero e sexualidade; estudos de fãs e cultura pop; crowdfunding, mobilização social e relações públicas, dentre outros temas. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Jogos e Interfaces Lúdicas, JoguIn”

  • Liliane Pinheiro

    CEO da Oficina Consultoria

    Jornalista com mais de 20 anos de atuação em comunicação corporativa e posicionamento de imagem de empresas e instituições dos setores público e privado. É especialista em Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação. Atua com planejamento e execução de ações de Public Affairs e comunicação para ambiente de poder.
    Liderou na Oficina Consultoria a criação da Tríade de Reputação ESG, indicador que conecta os objetivos dos negócios à Agenda 2030.

  • Othon Villefort Maia

    Vice-presidente Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti Latam

    Jornalista, pela UFMG, tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e cursou o International Program in Corporate Communications, pela Syracuse University/NY e Aberje. Possui ainda especializações em Gestão de Negócios/Marketing pela FDC e em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC. Em sua carreira executiva, passou anteriormente por empresas como a Fiat Chrysler (atual Stellantis) e Tupy S/A. É membro do conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), do Conselho Estratégico da FIEMG, do Conselho da Aberje e do Instituto Minas Pela Paz. Foi eleito um dos 10 Comunicadores do Ano pela Aberje em 2017 e 2024.

  • Paula Hermont

    Gerente de Interlocutores na Vale

    Formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje e Mestrado em Direito pela FDMC. Ingressou na Vale novamente em 2024, mas começou a carreira como estagiária na área de Comunicação da mineradora. Já atuou nas empresas Fiat Automóveis, VLI Logística e AngloGold Ashanti, assumindo desafios nas áreas de Comunicação, Relações Institucionais, Educação Ambiental e ESG. Atualmente, está como Gerente de Interlocutores na Diretoria de Licenciamento Ambiental da Vale. Hoje atua também como diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais. (Filha da Eloiza e do Fernando, casada com o Daniel e mãe de um casal fofo – Luciana e Thiago).

  • Pedro Costa

    Superintendente de Comunicação da FIEMG

    Graduado em Jornalismo e Publicidade, com pós-graduação em Marketing Digital e Mestrado em Comunicação e Terceiro Setor. Possui sólida experiência no mercado de comunicação, publicidade e marketing, com forte atuação na gestão estratégica de contas, branding e grandes eventos. Atuou como executivo de contas em agências de publicidade de Minas Gerais, sendo responsável por marcas como Arcor, Transpes, ALMG, Prefeitura de Contagem, Aimoré e Citroën. Como diretor de marketing e marcas no setor de eventos, liderou projetos de grande porte como Axé Brasil, Sertanejo Pop Festival, shows internacionais como Paul McCartney, além da Campus Party com Bruce Dickinson. Destaca-se também pela gestão de ativações e experiências de marca para clientes como Ambev, Bradesco, FEMSA e Arcor. No setor público, exerceu a função de assessor de comunicação na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais. Teve passagem por veículos de comunicação como Grupo Bel (Rádio 98), CDL e Rede Mais | Record TV. Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente de Comunicação da FIEMG, liderando estratégias institucionais, de imagem e relacionamento da entidade com seus diversos públicos, além da gestão de veículos de mídia e imprensa e gestão do marketing

  • Sofia Fada

    CEO da Kriativar

    É jornalista formada pela UFMG, com mais de 20 anos de experiência como roteirista e redatora. Participou do núcleo de dramaturgia do Grupo Galpão. É autora do livro infantil “O Menino Revirado” , diretora do documentário “O passo a passo de uma tradição”; e roteirista do longa metragem “Vozes da Resistência”. A partir de uma experiência real vivida por ela e seu filho mais velho, migrou completamente de área e fundou a Kriativar, startup de educação e tecnologia que ajuda as grandes empresas a vencerem os desafios da indústria 4.0, como aprendizagem organizacional, engajamento do público interno e diálogo com as comunidades. A Kriativar já venceu os principais editais de inovação do Brasil e atende grandes empresas como Samarco, Anglo American, Ânima, Vallourec, Elera Renováveis, Cemig, Vale, Direcional Engenharia, 3Corações, CSN, etc. Recebeu, por dois anos consecutivos, o prêmio de melhor startup de VR/AR do Brasil pelo 100open Startups.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE