IX Forum de Marketing e Comunicação das Distribuidoras de Gás Natural Brasileiras

< Voltar
VERSÃO FINAL-01

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

As empresas Bahiagás, Naturgy e SCGÁS – associadas da Aberje – reuniram-se para somar esforços e viabilizar um espaço de trocas relevante entre profissionais de comunicação, marketing e áreas afins, especificamente do segmento de distribuição de gás canalizado no Brasil.

Diferenças de atuação da área de Comunicação e Marketing por empresa ou região, com portes e escopos variados, levam à necessidade de alinhamento dos colegas, fortalecendo sua atuação com uma comunicação democrática, transparente, inclusiva e eficaz de todo o setor.

Em 2021, o IX Forum de Marketing e Comunicação das Distribuidoras de Gás Natural Brasileiras quer debater formas de avaliação e mensuração da efetividade da comunicação e também refletir sobre a comunicação e gestão da mudança, refletindo desafios deste mercado, em um ambiente online produtivo.

A atividade de compartilhamento e inspiração tem apoio da Aberje e a promoção pela Abegás.

* Programação sujeita à alteração / Evento acontece na plataforma digital Zoom, com inscrição prévia e sem taxa / As vagas são limitadas à capacidade da sala online. 

Programação

09:00

Abertura

  • Fernanda Souza

    Gerente de Comunicação da Companhia de Gás da Bahia/Bahiagás

09:15

Painel Mensuração e Avaliação de Resultados em Comunicação

Medindo o que importa: qual a contribuição da comunicação para o negócio?

  • Suzel Figueiredo

    Presidente da Ideafix Pesquisa & Inteligência Corporativa e CEO e co-fundadora da Indicafix Métricas Digitais

Pesquisa de imagem e reputação da indústria química: reflexões e aprendizados para comunicação

  • Camila Matos

    Gerente de Comunicação da Associação Brasileira da Indústria Química/ABIQUIM

Sessão de Perguntas

  • Moderador: Flávia Monteiro Pontes

    Especialista em Comunicação da Naturgy Brasil

10:30

Intervalo

10:45

Painel Comunicação e Gestão da Mudança

Gestão de mudanças acelerando as transformações

  • Fernanda Pires

    Gerente de Change&Digital da VLI Logística

#SomosNaturgy: a mesma empresa, uma nova energia

  • Fernanda Amaral

    Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Naturgy Brasil

Sessão de Perguntas

  • Moderador: Leonardo Mosimann Estrella

    Gerente de Marketing e Comunicação da Companhia de Gás de Santa Catarina/SCGás

12:00

Encerramento

Palestrantes

  • Camila Matos

    Gerente de Comunicação da Associação Brasileira da Indústria Química/ABIQUIM

    Radialista e formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Comunicação, Mercados e Tecnologia da Informação pela FIA-USP, possui 18 anos de experiência em Jornalismo e Comunicação Corporativa, com passagens pela antiga Rádio Eldorado, do Grupo Estado, e pelo Jornal Estado de S. Paulo. Possui cursos em Comunicação e Gestão de Crises pela Fundação Getúlio Vargas e pela Columbia University de Nova York. É integrante do Communication Leadership Group do Conselho Internacional das Associações Químicas (ICCA – International Council of Chemical Associations). Há nove anos, é gerente de Comunicação da Associação Brasileira da Indústria Química.

  • Fernanda Amaral

    Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Naturgy Brasil

    Graduada em Comunicação Social pela PUC Rio, tem MBA em Marketing na FGV e cursos de extensão em Liderança, Finanças e Coaching nas escolas de negócios internacionais Esade e Iese. Por onze anos, foi executiva no Grupo Endesa, responsável pela Comunicação, atuando em todas as linhas de negócios no Brasil: distribuição de energia elétrica, geração, transmissão e comercialização. Foi também responsável pela gestão da mudança de marca Cerj para Ampla (distribuidora de energia elétrica no estado do RJ, entre 2003 e 2005), e pela realização da mudança de marca das empresas Ceg, Ceg Rio e Gas Natural Fenosa em SP para Naturgy. É hoje Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Naturgy Brasil, líder mundial no segmento de gás, respondendo pelas empresas distribuidoras de gás natural canalizado Ceg e Ceg Rio, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, e a Naturgy em São Paulo, que abastece a região Sul do Estado de SP.

  • Fernanda Pires

    Gerente de Change&Digital da VLI Logística

    Formada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tem pós-graduação em Gestão de Projetos, em Marketing e em Gestão de Negócio, todos pela Fundação Dom Cabral. Com atuação e experiência nas áreas de Transformação Digital, Transformação de Negócio, Inovação, Relacionamento com o Cliente, Gestão de Mudança, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, começou carreira pela Vale e foi da equipe da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Na VLI, foi Supervisora de Comunicação Corporativa entre 2012 e 2014, e retornou à empresa como Gerente da área em 2015. No ano de 2018, assumiu o desafio de mudança cultural com foco em inovação, agilidade, data driven, colaboração com estrutura em rede e prezando pela experimentação.

  • Fernanda Souza

    Gerente de Comunicação da Companhia de Gás da Bahia/Bahiagás

    Graduada em Comunicação Social – Jornalismo e em Direito, ambos pela Universidade Federal da Bahia, é Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/Unilab. Cursa atualmente graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna pela UFBA. Trabalhou na Câmara Municipal de Salvador e no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, até ingressar na Bahigás.

  • Flávia Monteiro

    Especialista em Comunicação da Naturgy Brasil

    Formada em Jornalismo, começou carreira como repórter no Infoglobo, tendo ainda integrado a equipe da agência Plano 1 Comunicação até ingressar na Naturgy em 2011.

  • Leonardo Mosimann Estrella

    Gerente de Marketing e Comunicação da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS)

    Jornalista Profissional e Administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University, MBA Executivo em Gerenciamento de Crises pela Faculdade Unylea, MBA em Gestão da Comunicação Pública pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursa Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formou-se em Franchising pela Franchising University do Grupo Cherto. Atua de forma voluntária como Diretor Regional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em Santa Catarina e auxilia nas atividades do Instituto Ignacio Rangel e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional do Departamento de Geografia da FAED-UDESC.

  • Suzel Figueiredo

    Presidente da Ideafix Pesquisa & Inteligência Corporativa e CEO e co-fundadora da Indicafix Métricas Digitais

    Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado/FAAP, tem especialização em Pesquisa de Opinião, Mercado e Mídia pela ESPM e Mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.  Atua há mais de 20 anos também como pesquisadora e professora nos cursos livres e no MBA de Comunicação Corporativa da Aberje e na disciplina de Mensuração e Pesquisa no curso de especialização GESTCORP/ECA-USP e no MBA de Comunicação Estratégica da UFBA. Dirigiu o DATABERJE por 14 anos, coordenando cerca de 30 estudos. É conselheira da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e da ASBPM – Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia. Recebeu o troféu Trajetória do Ano do Prêmio Aberje 2020.  Foi selecionada para o Programa Winning Women da EY, projeto global de empreendedorismo feminino.