Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa

Comunicação Empresarial e Cultura Digital: adaptação e emoção
< Voltar
Forum_Comunic_Evento3_Thumb_v1
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

O jornal Valor Econômico e Aberje apresentam uma série de eventos digitais para discutir a reinvenção da Comunicação Corporativa no mundo transformado pela pandemia.
A comunicação tem se mostrado essencial às empresas durante este período, seja na elaboração de novas estratégias, na relação com a sociedade, no processo de adaptação digital ou no exercício do papel social das organizações. A partir destes aspectos, o Fórum traz diversas vozes do cenário corporativo e social para debater como as mudanças impostas pela pandemia se incorporarão nas relações das empresas e nas estratégias dos negócios.

O evento será transmitido pelos perfis da Aberje no Youtube, Linkedin e Facebook.

Programação

09:00

Sessão 1 - Transformação e Emoção

  • Priscilla Cortezze (mediadora)

    Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul

  • Andréa Mota

    Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Coca-Cola Brasil

  • Luiz Gustavo Ramos

    Head de People Experience no iFood

  • Saulo Passos

    Diretor de Comunicação da Uber para América Latina

10:30

Sessão 2 - INFLUÊNCIA E ADAPTAÇÃO

  • Nelson Silveira (mediador)

    Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors no Brasil

  • Renato Gasparetto

    Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Telefônica Vivo

  • Julia Leão

    Instrutora na Escola Aberje de Comunicação e Head de Connections & Brand Experience na Squid

  • João Luiz Rosa

    Repórter especial do Valor Econômico

  • Pâmela Vaiano

    Diretora de Comunicação da 99

12:00

Encerramento

Palestrantes

  • Priscilla Cortezze (mediadora da sessão 1)

    Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul

    Priscilla Cortezze é diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, membro do Comitê Executivo da empresa desde agosto de 2018. Em sua trajetória profissional, foi diretora de Relações Públicas e Assuntos Governamentais do Banco Citi e Diretora de Relações Públicas da Microsoft do Brasil. Iniciou sua carreira como jornalista, ocupando o cargo de editora-chefe especializada na Indústria Automobilística e atuou como Diretora de contas da FSB Comunicações. Priscilla é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com Pós Graduação em Comunicação e Marketing pela ESPM, Especialização em Marketing com foco em B2B pela FGV e em Assuntos Governamentais pelo Insper. Em 2019, realizou o Curso de Liderança e Estratégia pela FDC/Kellogg.

  • Nelson Silveira (mediador da sessão 2)

    Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors no Brasil

    Antes de iniciar sua carreira corporativa, Nelson Silveira atuou como jornalista de 1990 a 2001. É graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas. Ele foi reconhecido em 2016 e 2018 com o “Prêmio Comunicador do Ano ABERJE”. Em 2016 e 2017, foi nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo pelo PR Week Global Powerbook.

  • Julia Leão

    Instrutora na Escola Aberje de Comunicação e Head de Connections & Brand Experience na Squid

    Head de Connections Brand Experience na Squid, lidera a área de estratégia, planejamento&insigths, projetos especiais, co-branding e o Brand Lovers Industry. Tem como clientes a 99, o Magalu, a Danone, a UL, o Spotify, Pandora, entre outros. Foi responsável pelas estratégias de comunicação com influenciadores para a Rio2016, Tiffany, Arezzo, Chilli Beans, Editora Abril e Estadão. Jornalista formada na Universidade Europea de Madrid, com pós e master em Marketing e Negócios pela ESPM. Foi editora-chefe na New Content e colunista na IstoÉ Gente.

  • Renato Gasparetto

    Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Telefônica Vivo

    Lidera um time voltado à Comunicação Interna e Externa, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Fundação Telefônica Vivo). Formado em Jornalismo e Letras, com cursos de aperfeiçoamento profissional em Harvard, Insead e Columbia University, Renato Gasparetto é Professor convidado da FGV-SP, Chairman do Comitê de Relações Governamentais da Amcham-Brasil, Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e Membro do Conselho Consultivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Previamente à sua atuação na Vivo, Renato Gasparetto foi Diretor Global de Comunicação, Assuntos Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau por 13 anos, quando liderou a implementação do posicionamento da marca da empresa, que chegou a alcançar atuação em 14 países (Américas, Europa e Ásia). Anteriormente, foi Diretor Geral de Assuntos Institucionais, Comunicação e Marketing Corporativo do Grupo Telefônica no Brasil; Diretor de Comunicação da Motorola e, antes, gerenciou a Comunicação por quase 12 anos do Grupo Bunge. Em paralelo à carreira executiva, foi professor de cursos de pós-graduação da ESPM-SP por 11 anos. Renato Gasparetto foi homenageado com “Prêmio Especial Trajetórias da Comunicação Corporativa” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2018; eleito “Top Executivo de Comunicação Corporativa” por três anos consecutivos: 2017, 2016 e 2015, concedido durante o Congresso de Comunicação Empresarial – Megabrasil; foi “Comunicador do Ano” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2013; “Finalista-Vencedor” do Prêmio Comunique-se, em 2011 e vencedor do Prêmio “Comunicação de Valor”, outorgado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Universidade de São Paulo, em 2003.

  • João Luiz Rosa

    Repórter Especial do Valor Econômico

    João Luiz Rosa é repórter especial do Valor Econômico, onde ingressou em 2001 e no qual já atuou como repórter do caderno de negócios e editor de tecnologia e comunicações. Antes disso, trabalhou na Gazeta Mercantil, como editor assistente. Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, escreve regularmente sobre tecnologia da informação, mídia e entretenimento. Suas áreas de cobertura também incluem temas relacionados à cultura, ao comportamento e à sociedade em geral.

  • Andréa Mota

    Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Coca-Cola Brasil

    Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense, Andréa possui 26 anos de experiência, atuando em empresas multinacionais como L’Oréal, Johnson & Johnson e Coca-Cola Brasil. Construiu grande parte de sua carreira na área de Marketing de Produtos de Consumo. Em 2015 fez uma mudança de carreira e passou a atuar na área de Relações Corporativas, onde descobriu a paixão pelo diálogo de ação com a sociedade e ocupou as funções de Diretora de Categorias e mais recentemente, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa.

  • Luiz Gustavo Ramos

    Head de People Experience no iFood

    Luis Gustavo Ramos é Head de People Experience no iFood. É responsável pela Comunicação Interna, Cultura, Diversidade e Employer Branding na empresa. Gustavo é formado em Comunicação pela UFF, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Marketing pela ESPM. Tem mais de 15 anos de experiência na área, em empresas de diferentes setores.

  • Saulo Passos

    Diretor de Comunicação da Uber para América Latina

    Saulo Passos é responsável pela comunicação corporativa da Uber para a América Latina. Com uma carreira internacional consolidada ao longo das últimas duas décadas nas indústrias de tecnologia, mobilidade e no setor aeroespacial, o executivo lidera um time que contribui para melhorar a mobilidade nas cidades e gerar opções de renda a 2 milhões de pessoas em toda a região.

  • Pâmela Vaiano

    Diretora de Comunicação da 99

    Com 18 anos de experiência, Pâmela desempenhou diversas posições em relações públicas e public affairs em grandes empresas do setor de saúde, como Novartis, Johnson & Johnson e GSK, nessa última como Diretora de Comunicação para América Latina. Por seis anos, liderou a Alude Comunicação Colaborativa, consultoria que fundou e atuou à frente de contas como Walmart, Janssen, PageGroup, Abimed, Johnson & Johnson, Sandoz e Novartis. A executiva é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui especialização em Globalização e Cultura, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Economia Empresarial, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE/USP e Master em Economia e Gestão pela Université Pierre Mendès France, de Grenoble, na França.