EVENTOS

Thumb-Futebol-como-plataforma-de-comunicação

Futebol como plataforma de comunicação: memória, influência e negócios

gratuitoquinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

A última Copa do Mundo de Futebol foi vista por mais de 3,5 bilhões de pessoas – quase metade da população mundial. Segundo a Fifa, o Brasil foi o país com maior audiência, com média de quase 30 milhões de espectadores por jogo. Às vésperas da Copa de 2022 a Aberje promove, no Museu do Futebol, um encontro entre marcas que investem em esporte para discutir com especialistas como a comunicação pode contribuir com o ciclo do negócio do futebol, desde a memória do esporte, ao marketing de influência e, enfim, a geração de negócios.

 

 

PROGRAMAÇÃO

  • 09h00
    Boas-Vindas
    • Paulo Nassar

      Diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

    • Hamilton dos Santos

      Diretor-Executivo da Aberje

    • Walter Junior

      Presidente do Referência Futebol Clube

    • Raphael Barone

      Diretor Executivo do Instituto Rede Tênis Brasil

  • Abertura
    • Heloisa Rios

      Sócia e CEO da Universidade do Futebol

  • 9h00
    Memória e esporte: como a comunicação pode contribuir para a preservação da história do futebol

    O futebol é um um produtor inesgotável de histórias. Histórias que se perpetuam no imaginário das pessoas por meio de memórias afetivas ou até mesmo de frustrações. Essa característica particular de envolver o mercado com a paixão das pessoas, faz do futebol um prato cheio para as áreas de memória organizacional. Este painel do encontro vai trazer especialistas em memória e comunicação para falar de como os aprendizados do esporte podem contribuir para a perpetuidade de uma cultura de marca.

    • Bruno Neves

      Fundador da Memorabília do Esporte

  • Debate
    • Renata Motta

      Diretora Executiva do Museu do Futebol e Gestora cultural, especialista em museus e patrimônio

    • Carolina Motta

      Gerente de Mkt da Panini Brasil

    • William Machado

      Assessor de investimentos e ex-atleta profissional

    • Mediador: Sérgio Xavier Filho

      Comentarista do Sportv

  • 10h00
    Influência, fama e celebridades: a comunicação do futebol nos tempos das redes sociais

    Assim como produz histórias, o futebol produz personagens. E mesmo antes da popularidade do termo “influenciadores” os ídolos do esporte já eram vistos como influência de diversas gerações. No entanto, o que se vê hoje é a influência também de diversas figuras ligadas ao futebol. Pessoas que conquistaram a fama falando do esporte para públicos cada vez mais diverso. Como as marcas estão escolhendo seus influenciadores de esportes? Como a mídia lida com o surgimento de novas plataformas e fontes de comunicação?

    • Rafael Sbarai

      Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo

  • 10h15
    Debate
    • André Hernan

      Jornalista Esportivo

    • Sergio Gandolphi

      Desimpedidos

    • Pedro Portescheller

      Gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil

    • Mediador: Rafael Sbarai

      Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo

  • 11h00
    Novos negócios do futebol

    A fidelidade do público e a cultura do futebol criaram ao longo dos anos diversas possibilidades para investimentos das marcas. Desde o patrocínio de camisas dos times, até as transmissões, naming rights e projetos paralelos, até os atuais investimentos em redes sociais, games e apostas. Como as marcas estão explorando essas novas possibilidades? O mercado brasileiro é atrativo ao universo virtual do futebol?

    • Ricardo Bianco Rosada

      Galera Bet

  • 11h15
    Debate
    • Rogério Louro

      Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil

    • Ricardo Bianco Rosada

      Galera Bet

    • Heloisa Rios

      Sócia e CEO da Universidade do Futebol

    • Mediador: Vinícius Lordello

      Professor da CBF Academy, FIA/SP e Trevisan

  • 12h00
    Encerramento e visita ao museu

  • Rafael Sbarai

    Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo

    É jornalista e mestre em Tecnologia e Mercado. Atua como Head de Produto e Operações do Cartola Express, do Grupo Globo, e também é professor das disciplinas de Jornalismo de Dados, Gestão de Modelo de Negócio e Empreendedorismo nas faculdades Cásper Líbero e FAAP.

  • Heloisa Rios

    Sócia e CEO da Universidade do Futebol

    Consultora de Estratégia e Transformação de Negócios, parceira e professora na Federação Paulista de Futebol e CBF Academy. Conselheira de empresas, membro do WCD e da Comissão de Estratégia do IBGC. Com projetos em mais de 40 países e experiência no Brasil e exterior, tanto na função executiva (C-level) como consultora: Tetra Pak, Louis Dreyfus Company, Beneficência Portuguesa, Clube Athletico Paranaense, América FC, Fluminense. Administradora de empresas pela UFMG com MBAs na FDC e ESPM, conselheira pelo IBGC e cursos de estratégia, marketing, vendas e sustentabilidade pela Cranfield, Wharton e Cambridge.

  • Rogério Louro

    Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil

    Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing, Rogério Louro tem mais de 25 anos de experiência no setor. Em sua trajetória, desempenhou diferentes funções na área de Comunicação e atuou como jornalista em veículos como o jornal O Globo, a agência Auto Press, a TV Educativa e o site Automotive World. Atualmente, é Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil, onde entrou em 2013 e foi responsável pela Comunicação Corporativa da marca nos Jogos Rio 2016 e em diversas ações nos últimos anos. Em 2018, foi reconhecido como um dos “Comunicadores do Ano” pela Aberje.

  • Sérgio Xavier Filho

    Comentarista do Sportv

    É jornalista formado pela UFRGS e comentarista do Sportv. Trabalhou no Jornal Diário do Sul, Agência Dinheiro Vivo, Isto É e Estadão. Dirigiu as revistas Placar e Runner’s World e escreveu livros como Operação Portuga, Correria, e Edmundo Instinto Animal

  • Vinicius Lordello

    Professor na CBF Academy, FIA/SP e Trevisan

    Executivo de Comunicação do Cruzeiro em 2021 e 2022, Vinicius Lordello tem dupla graduação (Ciências Sociais e Direito), Pós-graduado em Jornalismo Esportivo, Mestrado em Gestão de Reputação do Esporte, além de MBA em Gestão e Marketing Esportivo. Com passagens pelo Banco Itaú e Santos FC, onde foi Executivo de Comunicação em 2018, é Professor na CBF Academy, FIA/SP e Trevisan.

  • Raphael Barone

    Diretor Executivo do Instituto Rede Tênis Brasil

  • Hamilton dos Santos

    Diretor-Executivo da Aberje

    Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Walter Junior

    Presidente do Referência Futebol Clube

    Ex-atleta de futebol
    Experiência internacional (Espanha)
    Bacharel em Educação Física
    Mestre em Biomecânica do Movimento
    Ex-Coordenador da FCBEscola (Escola do Barcelona no Brasil)

  • Renata Motta

    Diretora Executiva do Museu do Futebol e Gestora cultural, especialista em museus e patrimônio

    É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e especialista em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública. Atualmente, é docente convidada do MBA em Gestão de Museus da Universidade Candido Mendes/ABGC e da Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP.  Atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e como Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). No período de 2017 a 2020 foi Assessora Técnica da Reitoria da USP para a área de museus e coleções, atuando principalmente no projeto do restauro do Museu Paulista. Em 2020, assumiu a Diretoria Executiva da organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa.  É membro de diversos Conselhos em instâncias públicas e privadas, entre eles o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM/IBRAM), o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e a Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura (Abraosc). Participou do Programa Global Museum Leaders Colloquium (The Metropolitan Museum of Art) e do International Visitors Leadership Program (US Department of State).  Desde 2018, é presidente do ICOM Brasil, seção brasileira do Conselho Internacional de Museus.

  • Bruno Neves

    Fundador da Memorabília do Esporte

    Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, Bruno Neves trabalhou nas redação do Jornal do Brasil, Rádio Globo, Associated Press (AP) antes de migrar, em 2002, para a área digital da Tv Globo. No Grupo Globo, atuou com produtor, coordenador e, em seguida, gerente de Grandes Coberturas esportivas no digital sendo responsável pelas Olimpíadas Londres-2012, Olimpíadas de Inveno-Sochi 2014, Copa do Mundo 2014 e Copa do Mundo 2018, na Rússia, a primeira operação de cobertura integrada da Tv Globo. Atualmente, Bruno presta consultoria em comunicação para empresas, tem uma empresa gestora de e-commerces e é um dos fundadores da Memorabília do Esporte, que atua no licenciamento e desenvolvimento de artigos colecionáveis de esporte.

  • André Hernan

    Jornalista Esportivo

    É jornalista e trabalhou na TV Globo e Sportv durante 18 anos, fazendo coberturas esportivas, sobretudo de futebol, acompanhando grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo. Desde maio de 2022 decidiu migrar sua carreira para o digital, lançando seu canal pessoal em parceria com a NWB. Hoje, conta com mais de 200 mil inscritos e 10 milhões de views, com notícias e coberturas de jogos de futebol.

  • Sergio Gandolphi

    Desimpedidos

    É jornalista de formação, passou pela redação do diário LANCE! e TV GLOBO entre 2003 e 2017 e, desde então, trabalha com marketing de influência e produção de conteúdo digital da NWB, sendo um dos idealizadores da TEIA.

  • Pedro Portescheller

    Gerente Sênior de Brand Communications na adidas Brasil

    Formado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), está na adidas Brasil há 9 anos. Lidera atualmente o time de Brand Communications, responsável pela estratégia e campanhas de ativação de marca para todas as categorias. Entre os projetos de destaque em 2022, esteve a frente do lançamento da Al Rihla no mercado brasileiro, bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2022, além das ativações de marca no Lolapalooza e Maratona do Rio.

  • Carolina Motta

    Gerente de Mkt da Panini Brasil

  • Paulo Nassar

    Diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

    É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • William Machado de Oliveira

    Assessor de investimentos e ex-atleta profissional

    Ex atleta profissional por 15 anos com passagem por Grêmio e Corinthians, dentre outros. Bacharel em Ciências Contábeis; curso de gestão tecnica e esportiva pela Universidade do Futebol; certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM e CEA pela ANBIMA ;trabalhou como dirigente esportivo no Corinthians, Bahia e Santos. Comentarista esportivo do Grupo Globo por 4 anos. Trabalha como assessor de investimentos na Messem Investimentos.

  • Ricardo Bianco Rosada

    CMO do portal galera.bet

    Estrategista de marketing e negócios, que ajudou seus clientes a gerar mais de 5.00 bilhões em receita e negócios. Seu portfólio inclui marcas como Heineken, Banco Itaú, Coca-Cola FEMSA, Fujifilm, Riachuelo e GoPro. Na área de jogos, ele trabalhou para empresas como Bodog, Betson e Betboo, atualmente é CMO do portal galera.bet.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE