Dissonâncias do ESG com a Sociedade Civil

< Voltar
esg-aberje_429x320 (1)

Evento Presencial

  • 19/08/2022
  • 09:30 - 12:00
  • Gratuito
  • ABERJE - R. Amália de Noronha, 151 - 6º and - Pinheiros - São Paulo /SP
  • Quero me inscrever
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

O estudo “Dissonâncias do ESG com a sociedade civil”, realizado pela LLYC, analisou, entre 2019 e 2021, 3,3 milhões de menções em redes sociais, blogs e sites, considerando também as menções digitais das 100 maiores empresas brasileiras listadas pela Revista Exame (2021). É o primeiro estudo a utilizar ferramentas de Big Data, IA e machine learning para abordar o assunto.

Em uma breve comparação entre EUA e Brasil, o estudo analisa a maturidade da conversação em ambos os países, traz os perfis que influenciam o debate sobre o tema hoje e quais são os tópicos mais abordados, além dos riscos de suas múltiplas ressignificações na jornada. Os resultados mostram também que, hoje, o setor empresarial está majoritariamente presente na rede LinkedIn, dialogando apenas com seus pares e se mantém distante de redes mais democráticas, o que o faz desconectado da sociedade civil.

Em um evento presencial, apresentaremos os resultados deste estudo na íntegra e faremos um debate para buscar responder se o sentimento sobre ESG está em sinergia ou não com as demandas da sociedade civil e a necessidade de reorientação de sua narrativa e gestão.

 

Programação

09h30

Abertura

09h40

Apresentação do estudo Dissonâncias do ESG com a Sociedade Civil

  • Anatricia Borges

    Diretora de ESG da LLYC Brasil

Debate

  • Sonia Consiglio

    Especialista em Sustentabilidade, Conselheira de Administração, Colunista do Valor Investe e SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas

  • Fernanda Bolzan

    Gerente de Comunicação Corporativa da CBA

  • Viviane Mansi

    Diretora de comunicação na Toyota da América Latina e presidente da Fundação Toyota do Brasil

  • Renata Nascimento

    Head de Comunicação da Scania Brasil

Palestrantes

  • Sonia Consiglio

    Especialista em Sustentabilidade, Conselheira de Administração, Colunista do Valor Investe e SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas

    Jornalista e radialista, Sonia Consiglio atua com Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social Privado há mais de vinte anos, com passagens por BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP, membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil, membro do Conselho Curador da FIA Businesse School, Conselheira de Administração e Colunista do Valor Investe. Foi Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos, Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global e do Conselho Consultivo da GRI Brasil e membro do Stakeholder Council da GRI – Global Reporting Initiative.

  • Anatricia Borges

    Diretora de ESG da LLYC Brasil

    Jornalista pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Master em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, atua há mais de 20 anos na área de jornalismo e comunicação corporativa. Foi  coordenadora da Redação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, gestora de Comunicação Interna/Externa da Iberdrola LATAM , gerente de comunicação nas OSCs Cinema Nosso e Vocação SP. Atualmente é Diretora de ESG da LLYC Brasil e colunista da Revista Plurale.

  • Fernanda Bolzan

    Gerente de Comunicação Corporativa da CBA

    Jornalista com cerca de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, com atuação em industrias do segmento mínero-metalúrgico, agronegócio, máquinas & equipamentos, automotivo; além do terceiro setor. Construiu sua carreira, atuando principalmente em Gestão de Imagem & Reputação, Gestão de Crises, Branding e Endomarketing. Tem MBA em Gestão de Negócios pela FGV e especialização em Gestão em Responsabilidade Social pela PUC-Minas. Está na Votorantim desde 2013 e, atualmente, é Gerente de Comunicação Corporativa da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – onde lidera o programa de Reputação ESG. É também coordenadora do Comitê de Comunicação e Marketing da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio.

  • Viviane Mansi

    Diretora de comunicação na Toyota da América Latina e presidente da Fundação Toyota do Brasil

    Mestre em Comunicação, pós-graduada em Liderança e em Negócios e graduada em Relações Públicas. Além de suas atividades como professora em escolas de negócios brasileiras e estrangeiras, Viviane é executiva da Toyota. Ingressou como Diretora Regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota América Latina e Caribe em 2018. Em 2020, se tornou Presidente da Fundação Toyota no Brasil. Em 2021, membro do Board no Brasil e da América Latina & Caribe. Antes de ingressar na Toyota, Viviane acumulou experiência como líder em empresas como MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos. Viviane tem mais de 15 livros publicados como autora, coautora e organizadora, e publica frequentemente artigos no LinkedIn.”

  • Renata Nascimento

    Head de Comunicação da Scania Brasil

    Mestre em Comunicação Social, é formada em jornalismo (Universidade Metodista), pós-graduada em Semiótica Psicanalítica (PUC-SP), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (ESEG/ABERJE) e especialização em Estratégia de Negócios para Sustentabilidade (Harvard Business School). Apaixonada por liderança orientada por propósitos de impactos positivos ao mundo, possui trajetória profissional de mais de 20 anos nas áreas de Comunicação, Relações Públicas, Branding e Sustentabilidade. Atualmente lidera a equipe responsável pelas atividades de Comunicação,  Imprensa e Relações Públicas da Scania Brasil, além de ministrar aulas de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes. É mãe do Cauã, companheira do Sérgio e tutora dos caninos Luna, Tica e Leitão e da gatinha Flopa.