EVENTOS
A Cultura como estratégia de comunicação: como ações de patrocínio contribuem com a imagem das empresas?
SOBRE
Atividades culturais sempre agregaram valor às marcas. Seja por afinidade de missão, seja por papel social, este tipo de investimento está em alta nas empresas. Neste contexto, os projetos, apoios e patrocínios crescem no Brasil, apontando uma tendência para grandes marcas. As áreas de comunicação das corporações estão diretamente envolvidas nestes contratos? Qual é o seu papel na transformação da imagem das instituições? Este evento especial do Lab de Comunicação da Aberje em parceria com a Petrobras vai trazer esta discussão para além da questão da reputação, mas também para a essência das áreas de comunicação como ponte das empresas com a sociedade.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Welcome- Coffee
09h45 Palestra de Abertura
-
Heraldo Evans Neto
Sócio Diretor da LivePark Entretenimento
-
10h30 Cultura como estratégia de comunicação: como ações de patrocínio contribuem com a imagem das empresas
-
Cláudio Mattos
Gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
-
Milton Bittencourt Neto
Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras
-
Mariana Scalzo
Diretora de Comunicação da Divisão Brasil de Arcos Dorados
-
12h00 Encerramento
PALESTRANTES
Cláudio Mattos
Gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Administrador com especializações em marketing, comunicação e artes visuais, Cláudio Mattos tem mais de 20 anos de experiência em gestão cultural, marketing, comunicação e gestão de pessoas. Atualmente, é gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo e, antes, esteve à frente da área de programação do CCBB Brasília.
Heraldo Evans Neto
Sócio Diretor da LivePark Entretenimento
Apaixonado pelo mercado publicitário, com quase 30 anos de atuação. Larga experiência em vendas e Marketing. Passagens pela Editora Abril, Grupo Iguatemi, WTorre Entretenimento, entre outras. Na LivePark executou o projeto da Arena MRV, com crítica de projeto arquitetônico e funcionalidades, captação de mais de 50 MM em patrocínios, criação e desenvolvimento dos eventos inaugurais. Também tocou a gestão e operação das licitações públicas vencidas para o Zoológico de São Paulo, Jardim Botânico, Zoo Safari, Parque Villa Lobos, Cândido Portinari e Parque da Água Branca. Heraldo é graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com Pós-graduação em Gestão de Vendas pela mesma instituição.
Mariana Scalzo
Diretora de Comunicação da Divisão Brasil de Arcos Dorados
É Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que representa o McDonald’s na América Latina e Caribe. Em 25 anos de carreira, a executiva tem passagens pelo Grupo Boticário, onde liderou a área de assuntos institucionais e comunicação corporativa, e pela Odebrecht, onde respondeu pela diretoria de comunicação do estádio do Maracanã, além de redações das editoras Globo e Abril e Folha de S.Paulo. Mariana foi premiada pela ONU Mulheres pela campanha Com Você eu Jogo Melhor, em prol da equidade feminina, e pela Aberje, por ações de comunicação interna. Em 2020, foi TOP 5 entre os executivos de comunicação do País pela Mega Brasil.
Milton Bittencourt Neto
Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras
Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras, atua na elaboração de estratégias, gestão do portfólio de patrocínios e na realização das seleções públicas do Programa Petrobras Cultural, sendo pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona e em Comunicação Empresarial pela ESPM. Cursou a formação em artes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, tendo sido residente e gestor do Codorna Ateliê Coletivo e da galeria pop-up X CASA, voltada para novos talentos das artes visuais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Project Management pela George Washington University, implantou metodologias e práticas de gerenciamento de projetos em empresas como Telemar, BDMG e Petrobras.