EVENTOS
Convergência estratégica em Public Affairs
SOBRE
Convergência estratégica em Public Affairs: como mudanças no mercado têm ampliado à integração entre Comunicação e Relações Institucionais/Governamentais nas organizações
Em um ambiente cada vez mais complexo, onde decisões políticas influenciam diretamente os negócios e a reputação das empresas, tem-se observado uma crescente convergência entre as áreas de comunicação e relações institucionais/ governamentais nas organizações. Essa movimentação se justifica por algumas mudanças no mercado e no ambiente decisório, como alinhamento a práticas internacionais, necessidades cada vez mais específicas dos clientes de se relacionar com diferentes públicos, maior estruturação das áreas de assuntos corporativos de empresas e entidades setoriais e uma maior participação da sociedade civil na política.
Neste Lab de Public Affairs, discutiremos como essas transformações têm impactado as empresas e as entidades setoriais sob as óticas de governança, comunicação, Relgov, ESG e engajamento, nos aprofundando em questões pontuais como a reestruturação de áreas e a necessidade de contratar ou capacitar profissionais multidisciplinares, a cobrança da sociedade por empresas mais conscientes de seu papel socioambiental e a importância da construção de relacionamentos transparentes e duradouros com o poder público na defesa de pleitos institucionais e movimentos de causas.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Recepção e Welcome Coffee
09h30 Abertura
09h40 Convergência estratégica em Public Affairs: como mudanças no mercado tem ampliado à integração entre Comunicação e Relações Institucionais/Governamentais nas organizações
-
Mediação: Ricardo Torreglosa
Diretor de Comunicação da Prospectiva Public Affairs Latam
-
Emílio Loures
Diretor de Assuntos Governamentais da Intel no Brasil
-
Igor Zanetti
Diretor de Market Access & Public Affairs da Medtronic do Brasil
-
Mariana Camaroti
Gerente de Comunicação Regional da Fortescue – Brasil e América Latina
-
12h00 Encerramento
PALESTRANTES
Emílio Loures
Diretor de Assuntos Governamentais da Intel no Brasil
Atualmente diretor de Assuntos Governamentais da Intel no Brasil, liderando as iniciativas de políticas públicas da empresa. Anteriormente, liderou a equipe brasileira de Assuntos Corporativos, cobrindo programas institucionais em Educação. Também na Intel, trabalhou como Gerente de Política de Tecnologia e na equipe de investimentos da Intel Capital, sediada em São Paulo, como Gerente de Investimentos Estratégicos. Antes da INTEL, trabalhou como Gerente de Planejamento na AG TELECOM como chefe de análise de novos projetos (Internet e telecomunicações). Foi sócio e diretor administrativo da MINER TECHNOLOGY GROUP em 1999, posteriormente vendida ao UOL. MONITOR BRAZIL/MGDK & ASSOCIADOS, São Paulo/SP, como Gerente de Projetos e CVRD – COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, Rio de Janeiro, RJ como Auditor Operacional. Emilio Loures é Economista pela UNICAMP, com especialização em Direito Internacional pela PUC-SP.”
Igor Zanetti
Diretor de Market Access & Public Affairs da Medtronic do Brasil
35 anos de experiência professional em multinacionais das áreas química, farmacêutica e de equipamentos e dispositivos médicos, como Rhodia, Bristol-Myers Squibb, Novo Nordisk, Baxter e Medtronic. Atualmente, diretor de Market Access & Public Affairs da Medtronic do Brasil. Previamente, diretorias de Marketing, Market Access e Government Affairs em outras multinacionais, com escopos locais de América Latina.
Mariana Camaroti
Gerente de Comunicação Regional da Fortescue - Brasil e América Latina
Liderando a comunicação em uma empresa global de descarbonização e mineração, Mariana desenvolve estratégias integradas para engajar stakeholders como governo, mídia, comunidades e colaboradores. Com foco em Public Affairs, contribui com estratégias para o avanço da indústria de hidrogênio verde (H2V) no Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, humanitária, gestão de crise, operacional, digital e jornalismo internacional.
Ricardo Torreglosa
Diretor de Comunicação da Prospectiva Public Affairs Latam
Há dois anos e meio, Ricardo Torreglosa lidera a área responsável pela elaboração de estratégias integradas de Public Affairs na Prospectiva. Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, acumula passagens por Ford Motor Company, Santander Brasil e GPA, além das agências XCOM e FSB. O profissional é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e certificação em Finanças pela Saint Paul Business School.