Ouvir, refletir, mudar

A seção ganha formato de podcast e passa a promover conversas entre especialistas sobre os temas mais importantes da comunicação

Evolução significa mudança. Em um mundo no qual as transformações são cada vez mais velozes, é preciso evoluir para manter o sentido de sua existência e – nossa especialidade – melhorar a forma como nos comunicamos. A partir desta edição, o Think Tank, seção de abertura da revista CE na qual nossos colaboradores nos brindam com uma série de reflexões sobre comunicação, ganha um novo formato: o de podcast. Nele, as análises dos especialistas transmutam-se em diálogo, enriquecendo ainda mais os temas abordados.

A série de programas abre com sete conversas de gente muito tarimbada sobre temas atualíssimos e caros aos comunicadores: ESG; mídias próprias como estratégia digital; slow content; os novos rumos da liderança; honestidade e conteúdo; ética e resultados; e humanização da comunicação interna. A mediação é de Edward Pimenta, curador da CE e diretor do G.Lab.

Toda quarta-feira será disponibilizado um episódio novo do podcast no Spotify e nos principais tocadores. Confira abaixo os melhores momentos de cada conversa.

Episódio mais recente:

Para além do Capital Ético

Episódio 1: Comunicação como farol para ética empresarial (DISPONÍVEL). A ética passou a ser essencial para a existência do negócio. Ágatha Camargo Paraventi, pesquisadora de comunicação e ética organizacional, e Malu Weber, diretora sênior de Comunicação Corporativa da Bayer, explicam por que essa mudança faz bem ao futuro das empresas.

Veja a matéria completa >>
Conteúdo proprietário feito sob medida

Episódio 2: Conteúdo de marca sob medida (DISPONÍVEL). Cada vez mais as marcas estão produzindo conteúdos próprios focados em seus públicos. Betina Roxo, head de Conteúdo Digital da XP, e Lucas Reis, CEO da Zygon AdTech & Data Solutions e pesquisador de Big Data no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, discorrem sobre a importância e as implicações dessa estratégia.

Veja a matéria completa >>
ESG precisa ser levado a sério

Episódio 3: ESG levado a sério (DISPONÍVEL). Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, e Gil Maranhão Neto, diretor de Estratégia, Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie, discutem os principais tópicos, as críticas e o papel da comunicação diante do tema.

Veja a matéria completa >>
O tempo do slow content

Episódio 4: Slow content para conexão com públicos (DISPONÍVEL). Diante da aceleração da digitalização do dia a dia por causa da pandemia, o slow content surgiu para tornar o conteúdo mais profundo e criativo e desacelerar a rotina. Adolfo Corujo, sócio e Chief Strategy and Innovation Office da LLYC, e Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil, conversam sobre seus usos e suas vantagens.

Veja a matéria completa >>
O líder e o novo mundo do trabalho

Episódio 5: Liderar é engajar (DISPONÍVEL). A pandemia trouxe diversas mudanças para o modo de funcionamento das companhias. Renata Petrocelli Bezerra Paes, superintendente de Comunicação da Eletrobras, e Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa e Reputação da Arcos Dorados, contam como elas se refletiram no mundo do trabalho e na atuação das lideranças.

Veja a matéria completa >>
Relação de confiança

Episódio 6: Reputação e relação de confiança com as marcas (DISPONÍVEL). A reputação das marcas tornou-se seu maior ativo. Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, e Raul Santahelena, head de Narrativa de Marca do Itaú, falam sobre como construí-la, como mantê-la e da importância do profissional de comunicação nesse contexto.

Veja a matéria completa >>
Contatos mais humanos

Episódio 7: EM BREVE. Com a pandemia, a comunicação interna das empresas precisou mudar rapidamente. Gabriel Kessler, CGO da Dialog.ci, e Regina Maia, diretora de Comunicação do Grupo Carrefour, levantam os pontos mais importantes sobre a humanização da área em tempos de digitalização.

Veja a matéria completa >>