- BLOGS
- Futurologia
Futurologia
Só cabe sucesso nas suas histórias?
Você já se deu conta que a história de vida da maior parte dos gestores só teve acerto? Tudo deu certo: infância, escola, amigos, universidade, primeiro emprego… Sei bem que a função arquetípica da figura do herói é ser inspirador, e então busca-se revestir estes líderes com partes específicas de suas trajetórias que possam ser....
Rodrigo Cogo
06/01/2017
Para seguir: Peter Kronstrom e revista Scenario são fontes sobre tendências
O dinamarquês Peter Kronstrom é Diretor para América Latina do Copenhagen Institute for Future Studies e fundador do Future Lounge. Membro do Conselho Consultivo do Consulado Dinamarquês e do Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo, tem experiência em Gestão de Mudança, Cultura Organizacional, Comportamento do Consumidor, Desenvolvimento de Negócios e Estudos Futuros Aplicados. Atuou....
Rodrigo Cogo
12/12/2016
Quais são as três principais tendências da era do design, segundo a Mckinsey
De área de criação de produtos e serviços para consumidores à disciplina para solucionar os mais complexos problemas das empresas, o design entra em novo momento de maturidade, sendo determinante na obtenção de vantagens competitivas nos negócios. A consultoria McKinsey lista três tendências da nova era do Design, ressaltando que as empresas que conseguirem usá-lo....
Rodrigo Cogo
23/11/2016
10 tendências que vão guiar o mercado em 2017
Os negócios mudam com frequência. Então, nunca foi tão importante fazer análise de mercado e planejamento. O estrategista de marcas Leonardo Kim fez uma lista com dez tendências que vão guiar o mercado em 2017. A lista foi publicada na revista americana Inc: 1. Ferramentas para a construção de produtos tecnológicos A necessidade de....
Rodrigo Cogo
07/11/2016
O que é ser cool hunter?
Sabina Deweik é uma cool hunter – literalmente, caçadora de tendências, expert em perceber e antecipar mudanças de comportamento (o “zeitgeist”, termo em alemão que significa “espírito do tempo”). O cool hunter radiografa pessoas, cidades e comportamentos para descobrir quais os próximos passos que as empresas devem tomar para alcançar o sucesso. O que a....
Rodrigo Cogo
26/10/2016
Observatório de Sinais: a visão de Dario Caldas
Como o título indica, “Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências” apresenta os fundamentos da metodologia de pesquisa, análise e aplicação estratégica de tendências idealizada por Dario Caldas e que deu origem à empresa de consultoria e estudos de mercado homônima. Trata-se de livro pioneiro na abordagem metodológica da pesquisa e....
Rodrigo Cogo
14/10/2016
Entrevista: tendências, segundo o jornalista Eduardo Pugnali
Formado em Jornalismo, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – onde atualmente cursa Mestrado em Gestão e Políticas Públicas, Eduardo Pugnali atuou como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4×4, além trabalhos free-lancer para a revistas Carro e Quatro Rodas. Ele, que desde 2011 gerencia a área de Inteligência....
Rodrigo Cogo
06/10/2016
Visões de Futuro+15: um trabalho da Fundação Telefônica Vivo para acompanhar
A Fundação Telefônica Vivo está reunindo dados sobre centenas de iniciativas ao redor do mundo, em um grande banco de dados, com o objetivo de apontar tendências em cinco áreas: sociedade, tecnologia, economia, meio ambiente e política. Os dados apontam ações e iniciativas que tendem a modificar, já nos próximos 15 anos, os atuais modelos....
Rodrigo Cogo
22/09/2016
Fique atento ao estudo Future 100 da JWT Intelligence
A J.Walter Thompson, em sua unidade de inteligência, tem lançado desde 2010 e a cada final de ano o The Future 100 – Trends and Change to Watch, um estudo global que aponta dez macrotendências para o próximo ano, com dez exemplos de cada uma. A proposta é poder fazer um mapeamento daquilo....
Rodrigo Cogo
13/09/2016
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30























