EVENTOS
Aberje Trends Afterwards – Edição Rio de Janeiro
SOBRE
Pelo segundo ano seguido o Aberje Trends chega ao Rio de Janeiro para celebrar e debater os assuntos que são tendência na comunicação corporativa. Em continuidade às discussões dos eventos de São Paulo e Belo Horizonte, o evento terá como tema principal a “Nova desordem mundial”, e como os comunicadores estão aprendendo a navegar nesses tempos de tensões globais impulsionadas por conflitos, caos climático e, é claro, a inteligência artificial. O evento contará com palestras, debates e apresentações de cases que abordarão esses temas sob a ótica da comunicação corporativa. Confirme já a sua inscrição para participar dessa conversa!

PROGRAMAÇÃO
08h00 Café e Credenciamento
09h00 Boas-Vindas
-
Douglas Cantu
Gerente de eventos da Aberje
-
Fernanda Bolzan
Gerente Executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa e Diretora do capítulo Aberje Rio de Janeiro
-
09h10 Abertura Aberje
-
Leonardo Müller
Economista-chefe na Aberje
-
09h30 COP 30: Comunicação e Engajamento COP 30
-
Mediação: Kelly Lima
Sócia-fundadora da Alter Conteúdo
-
Paula Silvino
Head de Marca na Vale
-
10h30 Painel de Mídia - Imprensa: legado e renascimento
-
Mediador: Marcelo Moreira
Socio-diretor na DiversaCom
-
Alessandra Ber
Diretora de Public Relations da TIM
-
André Miranda
Editor executivo dos jornais O Globo e Extra
-
11h30 Painel IA, Educação e Política
-
Mediação: Otávio Ventura
Offer Lead na Cortex
-
Marco Aurelio Ruediger
Diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas
-
Hélio Muniz
Diretor de Marca, Comunicação e Patrocínios da Enel Brasil
-
Leandro Provedel
Gerente de Marca e Comunicação Corporativa na ENGIE Brasil
-
12h30 Painel Recap Trends BH, SP & Rio
-
Mediação: Douglas Cantu
Gerente de eventos na Aberje
-
Antonia Moraes
Gerente Executiva de Comunicação da Petros
-
Cristina Garambone
Diretora Executiva de Comunicação e Sustentabilidade na ABRADEE
-
Raquel Almeida
Head de Comunicação e Sustentabilidade Corporativa na Americanas
-
13h00 Encerramento
PALESTRANTES

Alessandra Ber
Diretora de Public Relations da TIM
Na operadora desde 2020, lidera a comunicação institucional da companhia com a imprensa e formadores de opinião, garantindo a visibilidade e reputação da empresa em grandes projetos como o lançamento do 5G, patrocínio a festivais de música e protagonismo no mercado B2B. Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM, tem mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa. Antes da TIM, passou por empresas como Santander Brasil, McDonald’s e Grupo Casas Bahia. Também já atuou como repórter e editora em vários veículos de comunicação.

André Miranda
Editor executivo dos jornais O Globo e Extra

Antonia Moraes
Gerente Executiva de Comunicação da Petros
É formada em Comunicação Social e tem pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Além disso, tem especialização em Gestão de Crise, pela Syracuse University, e é certificada em Relato Integrado pela Global Reporting Initiative (GRI). Com cerca de 20 anos de experiência em comunicação corporativa, Antonia liderou projetos estruturantes de comunicação integrada e é membro de comitês na Abrapp e Aberje. Profissional de carreira na Petros, assumiu diferentes cargos ao longo de sua trajetória, e possui cerca de dez anos de experiência em gestão. Antonia se destacou por profissionalizar a área de comunicação da Petros ao estabelecer processos para gestão da reputação, com a implementação de uma Política de Comunicação; estratégia digital, com a criação de canais como Youtube, Linkedin, Podcast e Whatsapp; liderar projetos para a comunicação interna e externa, como Intranet em SharePoint, novo Portal Institucional, Relatório Integrado, além de estruturar programas voltados ao fortalecimento da transparência.

Cristina Garambone
Diretora Executiva de Comunicação e Sustentabilidade na ABRADEE

Douglas Cantu
Gerente de eventos na Aberje
É relações públicas e jornalista e tem quase 20 anos de experiência. É desde 2020 o gerente de eventos da Aberje, onde também coordena a Editora Aberje. Antes de ingressar na associação, Douglas foi gerente de comunicação externa e interna do Grupo Abril se reportando diretamente aos CEOs da empresa. Lá também já assinou matérias para as revistas Claudia, Quatro Rodas e Cosmopolitan. Também acumula experiência nas áreas de relações governamentais e comunicação para sustentabilidade. Além disso, já realizou como consultor projetos de comunicação em redes sociais para marcas como Nestlé e Editora Trip. Douglas é formado em Relações Públicas e Jornalismo pela FIAM, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV.

Fernanda Bolzan
Gerente Executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa e Diretora do capítulo Aberje Rio de Janeiro
É jornalista (Centro Universitário UNI-BH), com especialização em Gestão de Negócios (FGV) e Responsabilidade Social (PUC-MG). Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, com atuação em indústrias do segmento mínero-metalúrgico, agronegócio, máquinas & equipamentos, automotivo; além do terceiro setor. Construiu sua carreira, atuando principalmente em Gestão de Imagem & Reputação, Gestão de Crises, Branding e Endomarketing. Em 2022, foi top 10 dos Executivos de Comunicação Corporativa – Categoria Nacional – pela Mega Brasil; além de ter conquistado o Prêmio Jatobá PR na categoria ESG. Em 2024, liderou o case “Eventos Climáticos Extremos – transformando o inevitável em ativo valioso de reputação e comunicação” do Grupo Energisa, premiado pelo Prêmio Aberje 2024 – Regional Minas Gerais e Centro Oeste.

Hélio Muniz
Diretor de Marca, Comunicação e Patrocínios da Enel Brasil
É Flamengo, carioca, profissional de marketing e comunicação e diretor de Marca, Comunicação e Patrocínios da Enel Brasil desde outubro de 2024. Trabalhou em redações como repórter, editor e head de produtos e foi diretor de Comunicação e Marca de empresas como GOL, McDonald’s, Avon e Grupo Casas Bahia. É pai da Maria Clara.

Kelly Lima
Sócia-fundadora da Alter Conteúdo
Sócia-fundadora da Alter Conteúdo, agência especializada em comunicação estratégica para a sustentabilidade e o ESG, Kelly Lima é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na área. Atuou por mais de uma década na Agência Estado, com foco especialmente no setor de energia, e também de agro, e ocupou cargos de liderança em comunicação institucional no Governo do Estado do Rio, no BNDES e no CEBDS. É uma das idealizadoras da Casa Balaio, hub de inovação e cultura em Belém (PA), voltado à promoção de agendas socioambientais e intersetoriais. Com pós-graduação em Comunicação Integrada pela ESPM, já compôs os Comitês de Comunicação e ESG da Aberje (2021, 2023 e 2024).

Leandro Provedel
Gerente de Marca e Comunicação Corporativa na ENGIE Brasil
É gestor de comunicação há mais de 15 anos, com passagens por empresas líderes em seus segmentos de atuação. É jornalista, com MBA em Comunicação, na ESPM, além de especializações em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, e em Marketing Internacional, pelo MIB Business School de Trieste, na Itália. Com quase 30 anos de carreira, foi jornalista esportivo, assessor de imprensa e professor universitário. É casado, pai da Leandra, gremista e vive na ponte-aérea Rio-Floripa.

Leonardo Müller
Economista-chefe na Aberje
Economista, Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Autor do livro “Imaginação e moral em Adam Smith”, publicado pela Alameda Editorial em 2022 e organizador do livro “Fisiocracia”, publicado pela Editora Unesp em 2020. Como economista, atuou na área de Pesquisa Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro da FIPE-USP. Na academia, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC (PPGEco UFABC), também foi professor visitante no bacharelado em Ciência Econômicas da UFABC e ministrou diversos cursos de extensão na FFLCH-USP. Na Aberje, atua no Centro de Estudos e Análises Econômicas aplicadas à Comunicação.

Marcelo Moreira
Socio-diretor na DiversaCom
Carioca, jornalista há mais de 30 anos, com passagens pelo O Dia, JB e TV Globo onde foi diretor regional de Jornalismo. É fundador e ex-presidente da Abraji. Foi Knight Wallace Fellow na Universidade de Michigan. Vencedor de vários prêmios de jornalismo entre eles o Emmy Internacional de breaking news. Em 2023 fundou em parceria com a Textual Comunicação a agência DiversaCom Agencia especializada em projetos nas áreas de sustentabilidade e diversidade em seus mais amplos pilares.

Marco Aurelio Ruediger
Diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas
Doutor em Sociologia e MSc em Policy Analysis and Management. Integra o conselho consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e integrou o conselho de Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022. Conduz pesquisas e projetos na área de comunicação, democracia, gestão e transparência pública, com foco no impacto social e político da tecnologia, em especial internet, redes e AI. Coordena vários trabalhos de pesquisa, dentre os quais destacam-se: “Digitalização e Democracia no Brasil”, com apoio da Embaixada da Alemanha e “Mídia e Democracia”, com apoio da União Europeia. É comentarista do Revista CBN onde tem uma coluna dominical.

Otávio Ventura
Offer Lead na Cortex
Líder em IA aplicada a negócios e inteligência de Go-To-Market. Com experiência no setor de relações públicas e comunicação, teve passagens pela FSB Comunicação, Philip Morris International e Grupo Schincariol. É formado em publicidade pela PUC RJ e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Ibmec.

Paula Silvino
Head de Marca na Vale
É head de Marca na Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo. Lidera as frentes de branding, publicidade, redes sociais, experiência de marca, inteligência de dados e planejamento estratégico. Publicitária de formação, tem uma carreira consolidada em Comunicação, com passagens por agências, produtora e empresas como Natura e Itaú. Ao longo de sua trajetória, liderou times multidisciplinares, conduziu projetos de alto impacto e implementou soluções inovadoras que conectam estratégia, criatividade e dados.

Raquel Almeida
Head de Comunicação e Sustentabilidade Corporativa na Americanas
É Head de Comunicação e Sustentabilidade Corporativa na Americanas, onde está desde outubro de 2021. Especialista em comunicação estratégica, com ênfase em relações com a mídia e gestão de crise, acumula experiência de dez anos em empresas e agências de comunicação, como Oi e Textual. Em sua trajetória profissional também atuou durante 20 anos como repórter e editora em veículos de relevância nacional como O Globo, Veja, O Dia e Jornal do Brasil. Doutora em Comunicação Social pela PUC-Rio, pesquisa os impactos da tecnologia e da ação das plataformas digitais no jornalismo.























