PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios

Comunicação para a Transição

Carta Aberje para comunicadores por ocasião da

    Selecione um idioma

  • POR
  • ENG
  • ESP

Carta Aberje para comunicadores por ocasião da COP30

Diretrizes para a comunicação de empresas, setor público e sociedade civil

A COP30 será um marco nos esforços pelo cuidado com o planeta e uma oportunidade única para posicionar a comunicação como um pilar essencial no acompanhamento dos compromissos assumidos para o futuro. Para líderes públicos, tomadores de decisão e profissionais de comunicação corporativa, esta é uma chance de transformar conhecimento e dados sobre a agenda climática em ação concreta, garantindo que os acordos firmados sejam efetivamente implementados.

Em um momento em que a polarização alcançou uma escala global, tendo a crise climática como um dos seus focos centrais, empresas e instituições devem se posicionar como líderes em comunicação baseada em evidências. Com suas reputações bem estabelecidas, elas têm um papel crucial no reforço dos compromissos de sustentabilidade e na ampliação da conscientização por meio de discursos embasados na ciência.

A comunicação deve ser clara, acessível e orientada para a ação, garantindo que governos, empresas, comunidades e a sociedade civil avancem juntos na construção de soluções efetivas. Para isso, propomos as seguintes diretrizes para orientar a atuação de comunicadores antes, durante e depois da COP30:

Antes da COP30:

Planejar estratégias de comunicação respeitando as peculiaridades da realidade amazônica.

Desenvolver narrativas baseadas em dados, pesquisas científicas e experiências reais para destacar a urgência da crise climática e a importância da Conferência.

Engajar formadores de opinião, veículos de comunicação e influenciadores para ampliar o alcance das mensagens-chave e ampliar o debate público.

Incluir comunicadores da Amazônia na formulação das estratégias de comunicação, garantindo perspectivas diversas e autênticas.

Mapear e monitorar a desinformação sobre mudança climática e políticas ambientais para combater proativamente narrativas falsas.

Implementar campanhas educativas que preparem a sociedade para as discussões e decisões da COP30.

Alinhar estratégias de comunicação às políticas públicas para conectar os desafios climáticos locais, nacionais e globais.

Durante a COP30:

Produzir conteúdos acessíveis e transparentes que comuniquem, em tempo real, as principais
discussões, acordos e compromissos.

Oferecer plataformas para que vozes locais, especialmente populações indígenas, ribeirinhas e dos povos da Amazônia, compartilhem suas perspectivas e contribuam para as decisões.

Monitorar o impacto da comunicação em tempo real para avaliar o engajamento e a efetividade das mensagens.

Combater rapidamente a desinformação e garantir que interpretações precisas dos acordos sejam amplamente divulgadas.

Fomentar o diálogo entre comunicadores, formuladores de políticas públicas e líderes do setor privado para fortalecer o compromisso com a agenda climática.

Fortalecer a comunicação pública como instrumento essencial para engajar comunidades e garantir ampla conscientização sobre a agenda climática.

Após a COP30:

Garantir a continuidade, acompanhando ativamente o desenvolvimento dos acordos firmados e a cobrança por sua implementação.

Estimular o engajamento público e político contínuo com a agenda climática por meio de mensagens e campanhas duradouras.

Estabelecer canais permanentes e de fácil acesso para a disseminação de informações ambientais confiáveis.

Desenvolver e promover conteúdos educativos que reforcem a importância da ação climática além da COP30.

Monitorar continuamente e combater a desinformação para evitar a erosão do compromisso público e político com a agenda.

Implementar iniciativas permanentes de educação midiática e climática para capacitar a sociedade a distinguir fatos de manipulações.

Desenvolver indicadores mensuráveis para avaliar o impacto da comunicação na conscientização pública e na mudança de comportamento.

Este documento reforça a necessidade de uma comunicação estratégica, ética e transparente, que dialogue com políticas públicas e garanta que os compromissos firmados na COP30 não se percam no tempo, mas se traduzam em ações concretas para o futuro do planeta. Os profissionais de comunicação têm a chave para conectar ciência, políticas públicas e ação social em prol do planeta.

Ir para Tema do Ano da Aberje: Comunicação para a Transição Baixe a carta

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.