EVENTOS

Nova desordem mundial: comunicar em tempos de tensão

Nova desordem mundial: comunicar em tempos de tensão

gratuitoquarta, 07/05/202508:30 às 12:30Teatro SESIMINASR. Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOBRE

A Aberje – Capítulo Minas convida você para o Warm Up Aberje Trends, que acontecerá em 7 de maio de 2025, no Teatro do Sesiminas, em Belo Horizonte. Este evento preparatório abordará o tema “Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão”, oferecendo uma oportunidade para profissionais de comunicação explorarem estratégias eficazes em um cenário global desafiador. Participe e esteja à frente das tendências que moldam o futuro da comunicação corporativa.

PROGRAMAÇÃO

  • 08h30
    Recepção e Credenciamento
  • 09h00
    Abertura
    • Paula Hermont

      Gerente de Interlocutores na Vale e diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais

    • Hamilton dos Santos

      Diretor-executivo da Aberje

    • Mestre de cerimônia: Flávia Rios

      Fundadora e CEO da Rede Comunicação

  • 09h10
    Palestra de Abertura
    • Pedro Costa

      Superintendente de Comunicação da FIEMG

  • 09h30
    Inteligência Artificial, inovação e gamificação em tempos de tensão

    À medida que a tecnologia avança rapidamente, a integração da inteligência artificial, inovação e gamificação torna-se essencial para a comunicação corporativa. Este painel explorará como essas ferramentas podem ser utilizadas para engajar públicos, otimizar processos e criar experiências imersivas, mesmo em períodos de incerteza e tensão. Descubra como transformar desafios em oportunidades por meio da tecnologia e criatividade.

    • Mediação: Sofia Fada

      CEO da Kriativar

    • Guilherme Scarance

      Gerente geral de Comunicação Externa da Vale

    • Gustavo Macena

      Presidente P7 Criativo e Superintendente Executivo da FIEMG – IEL

    • Juliana Machado

      Gerente Geral de Marca, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil

    • Leandro Augusto Borges Lima

      Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG

  • 10h40
    Coffee-Break
  • 11h10
    ESG em Foco – Comunicação Estratégica em um cenário de transformação

    Neste painel discutiremos como as transformações de contexto impactam a jornada ESG (Ambiental, Social e Governança) das organizações. Especialistas compartilharão insights sobre o papel crucial da comunicação na adaptação e fortalecimento das iniciativas ESG, garantindo alinhamento com as expectativas de stakeholders e promovendo práticas sustentáveis em tempos de transformação.

    • Mediação: Liliane Pinheiro

      CEO da Oficina Consultoria

    • Danielli Gaiotti

      Gerente de Comunicação Corporativa na Samarco

    • Danny Marchesi

      Gerente de Comunicação Integrada e Gestão da Mudança na VLI

    • Othon Villefort Maia

      Vice-presidente Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti Latam

    • Rafael Simas

      Gerente de Comunicação e Marca da Gerdau

  • 12h30
    Encerramento

PALESTRANTES

  • Danny Marchesi

    Gerente de Comunicação Integrada e Gestão da Mudança na VLI

    Profissional de comunicação corporativa com quase 20 anos de experiência e atuação em comunicação interna e externa, gestão de branding, reputação e sustentabilidade. Jornalista e mestre em Comunicação e Sociabilidade pela UFMG, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação (PUC-Minas) e Gestão de Negócios (FDC). Iniciou a carreira na BH Press Comunicação, atuou na Fiat/ Jeep é está na VLI há 10 anos, onde é gerente de Comunicação Integrada e Gestão da Mudança.

  • Danielli Gaiotti

    Gerente de Comunicação Corporativa na Samarco

    Com mais de 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa nos setores de mineração e siderurgia, atuando na gestão da reputação na construção e manutenção da imagem e reputação. Atualmente é a Gerente de Comunicação Corporativa da Samarco, liderando a sua equipe em importantes processos de transformação da empresa, como a retomada operacional, recuperação judicial e o processo de reparação da Bacia do Rio Doce.

  • Douglas Cantu

    Gerente de Eventos da Aberje

    É relações públicas e jornalista e tem quase 20 anos de experiência. É desde 2020 o gerente de eventos da Aberje, onde também coordena a Editora Aberje. Antes de ingressar na associação, Douglas foi gerente de comunicação externa e interna do Grupo Abril se reportando diretamente aos CEOs da empresa. Lá também já assinou matérias para as revistas Claudia, Quatro Rodas e Cosmopolitan. Também acumula experiência nas áreas de relações governamentais e comunicação para sustentabilidade. Além disso, já realizou como consultor projetos de comunicação em redes sociais para marcas como Nestlé e Editora Trip. Douglas é formado em Relações Públicas e Jornalismo pela FIAM, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV.

  • Flávia Rios

    Fundadora e CEO da Rede Comunicação

    Formou-se em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC.Minas. É pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação e Relações Públicas pela USP, além de ter feito aperfeiçoamento em marketing pela FDC. É mentorada do programa Winning Women da EY. Há 23 anos está à frente da Rede, empresa especializada em comunicação corporativa,  que é a 24 maior agência do Brasil. Atende clientes diversos como Gerdau, CNH Industrial, Iveco Group, O Boticário, Multiplan, McDonalds, Vale e VLI.

  • Guilherme Scarance

    Gerente geral de Comunicação Externa da Vale

    Lidera a Comunicação Externa na Vale, uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo. Anteriormente, foi Vice-Presidente e sócio na Máquina Cohn & Wolfe e Chefe de Reportagem no jornal O Estado de S. Paulo. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Cásper Líbero e está cursando o LEAD Business Program na Stanford University Graduate School of Business (GSB). Ao longo de sua carreira, liderou equipes de alto desempenho, gerenciou projetos estratégicos e implementou soluções inovadoras. Na Vale, ajudou a criar e integra o núcleo dedicado a soluções de inteligência artificial na Comunicação.

  • Gustavo Macena

    Presidente P7 Criativo e Superintendente Executivo da FIEMG - IEL

    Esposo da Melissa e pai da Bia e do Edu. Presidente P7 Criativo e Superintendente Executivo da FIEMG – IEL. Doutorando em Administração pela FDC (2024) e Mestre em Engenharia de Computação pelo ITA (2023) e em Finanças pela Sloan MIT (2004), Bioquímico pela USP (2001) e Teologia pela Teológica SulAmericana (2016). Atuou nas áreas de Fusões e Aquisições por 16 anos, foi empresário com 3 exits nos segmentos de tecnologia e engenharia biomédica

  • Hamilton dos Santos

    Diretor-Executivo da Aberje

    Jornalista, mestre e doutorando em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou em redações de grandes veículos do país e no RH da Editora Abril, onde atuou por 20 anos. Hoje é Diretor-Executivo da Aberje, membro do board da Global Alliance for PR and Communication Management e Country Chair da Page para o Brasil. É membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do movimento Tem Mais Gente Lendo.

  • Juliana Machado

    Gerente Geral de Marca, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil

    É formada em Jornalismo e Reações Públicas pela PUC Minas, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University (EUA). Tem ampla experiência em gestão nos setores de mineração e siderurgia.

  • Leandro Augusto Borges Lima

    Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG

    PhD em Media and Game Studies na King’s College London, Mestre e Bacharel em Comunicação Social na UFMG. Realizou estágio pós-doutoral CAPES/PRINT na UFRGS sob supervisão da Profa. Dra. Suely Fragoso e atuou como docente na Erasmus University Rotterdam no departamento de Mídia e Comunicação, ensinando temas ligados a mídia, jogos digitais, marketing, e teorias da comunicação. Tem interesse nas áreas relacionadas a jogos digitais, política, gênero e sexualidade; estudos de fãs e cultura pop; crowdfunding, mobilização social e relações públicas, dentre outros temas. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Jogos e Interfaces Lúdicas, JoguIn”

  • Liliane Pinheiro

    CEO da Oficina Consultoria

    Jornalista com mais de 20 anos de atuação em comunicação corporativa e posicionamento de imagem de empresas e instituições dos setores público e privado. É especialista em Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação. Atua com planejamento e execução de ações de Public Affairs e comunicação para ambiente de poder.
    Liderou na Oficina Consultoria a criação da Tríade de Reputação ESG, indicador que conecta os objetivos dos negócios à Agenda 2030.

  • Othon Villefort Maia

    Vice-presidente Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti Latam

    Jornalista, pela UFMG, tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e cursou o International Program in Corporate Communications, pela Syracuse University/NY e Aberje. Possui ainda especializações em Gestão de Negócios/Marketing pela FDC e em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC. Em sua carreira executiva, passou anteriormente por empresas como a Fiat Chrysler (atual Stellantis) e Tupy S/A. É membro do conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), do Conselho Estratégico da FIEMG, do Conselho da Aberje e do Instituto Minas Pela Paz. Foi eleito um dos 10 Comunicadores do Ano pela Aberje em 2017 e 2024.

  • Paula Hermont

    Gerente de Interlocutores na Vale

    Formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje e Mestrado em Direito pela FDMC. Ingressou na Vale novamente em 2024, mas começou a carreira como estagiária na área de Comunicação da mineradora. Já atuou nas empresas Fiat Automóveis, VLI Logística e AngloGold Ashanti, assumindo desafios nas áreas de Comunicação, Relações Institucionais, Educação Ambiental e ESG. Atualmente, está como Gerente de Interlocutores na Diretoria de Licenciamento Ambiental da Vale. Hoje atua também como diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais. (Filha da Eloiza e do Fernando, casada com o Daniel e mãe de um casal fofo – Luciana e Thiago).

  • Pedro Costa

    Superintendente de Comunicação da FIEMG

    Graduado em Jornalismo e Publicidade, com pós-graduação em Marketing Digital e Mestrado em Comunicação e Terceiro Setor. Possui sólida experiência no mercado de comunicação, publicidade e marketing, com forte atuação na gestão estratégica de contas, branding e grandes eventos. Atuou como executivo de contas em agências de publicidade de Minas Gerais, sendo responsável por marcas como Arcor, Transpes, ALMG, Prefeitura de Contagem, Aimoré e Citroën. Como diretor de marketing e marcas no setor de eventos, liderou projetos de grande porte como Axé Brasil, Sertanejo Pop Festival, shows internacionais como Paul McCartney, além da Campus Party com Bruce Dickinson. Destaca-se também pela gestão de ativações e experiências de marca para clientes como Ambev, Bradesco, FEMSA e Arcor. No setor público, exerceu a função de assessor de comunicação na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais. Teve passagem por veículos de comunicação como Grupo Bel (Rádio 98), CDL e Rede Mais | Record TV. Atualmente, ocupa o cargo de Superintendente de Comunicação da FIEMG, liderando estratégias institucionais, de imagem e relacionamento da entidade com seus diversos públicos, além da gestão de veículos de mídia e imprensa e gestão do marketing

  • Rafael Simas

    Gerente de Comunicação e Marca da Gerdau

    É publicitário de formação pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em gestão estratégica da Comunicação pela Universidade de Vila Velha. Possui 15 anos de experiência em comunicação corporativa, com passagens por multinacionais como Fibria Celulose, atual Suzano, Nissan e hoje Gerdau. Em seus projetos mais recentes, atuou na estratégia dos patrocínios da Gerdau no Rock in Rio e na Fórmula 1. Atualmente também atua como presidente do Comitê Estratégico de Marketing e Comunicação da AMCHAM – MG.

  • Sofia Fada

    CEO da Kriativar

    É jornalista formada pela UFMG, com mais de 20 anos de experiência como roteirista e redatora. Participou do núcleo de dramaturgia do Grupo Galpão. É autora do livro infantil “O Menino Revirado” , diretora do documentário “O passo a passo de uma tradição”; e roteirista do longa metragem “Vozes da Resistência”. A partir de uma experiência real vivida por ela e seu filho mais velho, migrou completamente de área e fundou a Kriativar, startup de educação e tecnologia que ajuda as grandes empresas a vencerem os desafios da indústria 4.0, como aprendizagem organizacional, engajamento do público interno e diálogo com as comunidades. A Kriativar já venceu os principais editais de inovação do Brasil e atende grandes empresas como Samarco, Anglo American, Ânima, Vallourec, Elera Renováveis, Cemig, Vale, Direcional Engenharia, 3Corações, CSN, etc. Recebeu, por dois anos consecutivos, o prêmio de melhor startup de VR/AR do Brasil pelo 100open Startups.

  • COMPARTILHE:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS