EVENTOS

Thumbnail-385x280-Aberje-save-the-date

IV Fórum Comunicação Corporativa

gratuito onlinequinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

Redefinindo a influência como comunicar para promover mudanças em tempos de vulnerabilidades

A ideia de influência como mudança profunda de comportamento ou opinião se tornou pouco prática. Em um contexto onde as divisões sociais se aprofundam, os meios digitais distanciam e a palavra parece ter pedido a força, é difícil convencer quem quer que seja. O desafio imposto é mais complexo em se tratando de empresas e de seus executivos e executivas, advindos de qualquer
área de atuação, onde o fatores como confiança, o regulatório e o engajamento emergem na equação. Neste cenário, a influência ganha uma nova dinâmica e precisa de novas perspectivas. Um desafio especial ao executivo ou executiva de comunicação, pois passam a ter a missão de liderar essa transformação dentro das organizações. Agora o objetivo está mais próximo da convergência de valores e crenças pré-estabelecidas, e o lema é também se deixar influenciar para melhor se comunicar.

*10 de outubro, às 12h

*16 de outubro, às 12h

*18 de outubro, às 12h

PROGRAMAÇÃO

  • 12h00
    10/10 - Quem e o que influenciam a cultura interna das empresas hoje?

    Um estudo realizado com 1.200 funcionários, pela Integral*, em 2022, apontou que os empregados são os que mais possuem influência (47%), ao mesmo tempo que são vistos como quem deveria ter influência (62%), nas empresa. Entre empregados, clientes, board e e competidores, quem são os grupos que exercem influência nas empresas hoje e sob quais perspectivas? Neste mesmo sentido, entre I.A.s generativas, trabalho remoto, diversidade e questões geracionais, quais são os fatores que mais influenciam a cultura interna das empresas hoje?

    • Carolina Prado

      Diretora de comunicação da Intel para a América Latina

    • Malu Weber

      Vice-Presidente de Comunicação da Bayer

    • Mônica Alvarez

      Gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management

    • Pâmela Vaiano

      Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco

    • Mediador: Fernando Taquari

      Editor assistente de projetos especiais do Valor Econômico

  • 12h00
    16/10 - Como a área de comunicação influencia o negócio e seus pares

    A pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional 2023, realizada pela Aberje, mostra que 47% dos responsáveis pela áreas de comunicação das empresas pesquisadas faz parte do board, sendo que 45% dessas áreas têm report direto ao CEO. Com status de vice-presidência (34%) e orçamento cada vez maiores*, as áreas de comunicação se veem desafiadas a manter a relevância conquistada nos últimos anos, tendo uma influência maior, e também mais difícil, na estrutura corporativa. Como os profissionais estão redefinindo a sua influência dentro e fora das organizações?

    • Ana Fontes

      Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME

    • Jorge Görgen

      Head de Comunicação Corporativa do Iveco Group para a América Latina

    • Pedro Torres

      Diretor de Comunicação e Relações Institucionais na Gerdau

    • Ranny Alonso

      Diretora de Comunicação Corporativa no UnitedHealth Group Brasil

    • Mediador: João Luiz Rosa

      Repórter especial do Valor Econômico

  • 12h00
    18/10 - CEOs comunicadores: a vulnerabilidade como força

    Influenciar seus públicos de interesse, seus clientes e parceiros é o desejo de todos que estão em posições de liderança. Ouvir e se comunicar são fortalezas compreendidas pelos líderes e CEOs. No entanto, o ato de se deixar influenciar pode ser compreendido erroneamente como uma fraqueza ou vulnerabilidade não desejada, quando na verdade passou a ser primordial para tomada de decisões estratégicas. Se deixar influenciar é, em um primeiro momento, assumir que não se sabe de tudo – algo que sempre foi negado aos CEOs. É estratégico recorrer a especialistas que façam as pontes e liderem suas áreas de forma eficaz. Como os CEOs enxergam a questão da influência em suas empresas hoje e como a comunicação desta influência pode ser feita de forma mais efetiva?

    • Andrea Sambati

      Presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil

    • Jamile Cruz

      Country Manager da Rio Tinto

    • Jerome Cadier

      CEO da LATAM Airlines Brasil

    • Mediadora: Stela Campos

      Colunista e editora da área de Carreira do jornal Valor Econômico

PALESTRANTES

  • Ana Fontes

    Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME

    É empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS. Delegada líder do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed, do Instituto Avon, e da UAM/Grupo Anima Vencedora do Prêmio Executivo de Valor 2023 na Categoria Empreendedorismo Social, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes Brasil, em 2019, e capa da edição sobre diversidade, inclusão e equidade, em 2022. Em março de 2022, lançou seu primeiro livro, “Negócios: um assunto de mulheres – A força transformadora do empreendedorismo feminino”

  • Andrea Sambati

    Presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil

    Assumiu o cargo de Presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil em junho de 2023. Com mais de 12 anos na empresa, ela ocupou várias posições, incluindo Presidente no Canadá por 4 anos, Gerente Geral na Suécia por 3 anos e líder da equipe global de Fibrose Pulmonar Idiopática na Alemanha por 6 anos. Com quase 25 anos de experiência na indústria farmacêutica, Andrea sempre trabalhou em empresas alinhadas ao seu propósito pessoal, tendo passado por empresas como Roche e MSD. Seu estilo de liderança envolve enfrentar desafios de frente, promovendo o desenvolvimento de equipes diversas e colaborativas, incentivando a troca de ideias e a cooperação entre os membros para alcançar objetivos comuns com foco em digitalização, inovação, diversidade e parcerias para cocriar soluções inovadoras. Brasileira, casada e mãe de dois filhos, Andrea gosta de aproveitar seu tempo livre fazendo trilhas com a família e sua cachorra.

  • Carolina Prado

    Diretora de comunicação da Intel para a América Latina

    Com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa – atuando em marketing digital, endomarketing, marketing de influência, gerenciamento de crises, além de desenvolver estratégias e projetos em comunicação externa e interna, Carolina tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no relacionamento com públicos estratégicos. Ela possui experiência em diversos segmentos da indústria de tecnologia e games, bem como passagens pelas áreas de turismo, entretenimento, energia e saúde. Atualmente, Carol também é responsável pelo Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I).

  • Fernando Taquari

    Editor assistente de projetos especiais do Valor Econômico

    Formado em jornalismo e estudante de História, Fernando Taquari atua como jornalista de política e economia desde 2006. Atualmente, é editor assistente de projetos especiais do Valor Econômico, para onde retornou em abril de 2023. No jornal, em sua primeira passagem, foi repórter de política entre 2010 e 2020. Neste período, também atuou como editor assistente do Valor PRO,  serviço de notícias em tempo real do Valor. Começou a carreira como trainee e repórter de macroeconomia na Gazeta Mercantil, onde também fez reportagens para indústria e transportes. Passou ainda pelo Jornal da Tarde e Brasil Econômico.

     

  • Jamile Cruz

    Country Manager da Rio Tinto

  • Jerome Cadier

    CEO da LATAM Airlines Brasil

    No Grupo LATAM Airlines desde 2013, foi Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo,  sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, business intelligence e digital para todo o Grupo LATAM.Anteriormente, o executivo trabalhou para a Whirlpool na área de vendas, tendo sido VP de Marketing e, posteriormente, CEO da companhia para a Oceania. Também atuou por oito anos na McKinsey Brasil. Jerome é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.

  • João Luiz Rosa

    Repórter especial do Valor Econômico

    Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalhou na assessoria de comunicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e foi editor assistente na Gazeta Mercantil. Em 2001, ingressou no Valor, onde passou pelos cargos de repórter de negócios e editor de tecnologia e comunicações, antes de se tornar repórter especial. Escreve sobre inovação, mídia, publicidade, comportamento e arte.

  • Jorge Görgen

    Head de Comunicação Corporativa do Iveco Group para a América Latina

    É head de Comunicação Corporativa do Iveco Group para a América Latina desde dezembro de 2021. Jornalista e administrador com mais de 35 anos de experiência, é líder reconhecido no mercado, integra o LiderCom da Aberje e coordena, há três anos, a Comissão de Comunicação Estratégica da Anfavea
    (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos). Gestor há mais de 20 anos, ocupou diversos cargos de gerência ao longo da carreira, acumulando experiência também como orador em eventos públicos, palestrante e comunicador, desde 1988. Possui vasta experiência internacional, com trabalhos de time executados na Europa e Argentina. Ao longo de sua trajetória profissional, ocupou posições executivas na CNH Industrial e na Case New Holland. Possui MBA em Gestão Estratégica e Administração e Negócios pelo
    Insper (2018); mestrado em Comunicação Empresarial Aberje/Universidade Syracuse (2013); pós-graduação em Jornalismo Econômico pela UFSC (2001) e graduação em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo pela PUCRS (1988).

  • Malu Weber

    Vice-Presidente de Comunicação da Bayer

    É Vice-presidente de Comunicação da Bayer do Brasil,  e membro do Board de Negócios Brasil e Representante do Brasil no Comitê Global de Comunicação do Grupo Bayer. Jornalista, com mais de 25 anos de experiência e posições de liderança em comunicação empresarial, em níveis locais, regionais e globais; em empresas nacionais (familiares) e multinacionais (Grupo Votorantim, Votorantim Cimentos, Johnson & Johnson e agora, Grupo Bayer); atuando como conselheira para CEOs e C-level em gestão de reputação e comunicação com diversos públicos, gestão de marca, de crise e de posicionamento institucional. Na mídia, teve experiência como âncora de TV, mediadora de debates, repórter, editora, correspondente e colunista. Principal missão durante toda carreira corporativa tem sido ajudar companhias e profissionais a evoluir e transformar a forma de dialogar e se posicionar, ampliando a escuta e construindo relações de longo prazo que geram engajamento, credibilidade, confiança e impacto positivo para o negócio, para sua imagem e reputação.

  • Mônica Alvarez

    Gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management

    Relações Públicas com ampla experiência em comunicação empresarial no setor industrial de alumínio, celulose e energia. É especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolveu no período de 2008 a 2012 trabalho voluntário na Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Pará e participou do triênio 2016/2019 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. Atualmente é aluna do curso de pós-graduação ESG, Liderança e Inovação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e atua como Gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management, em São Paulo.

  • Pâmela Vaiano

    Superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco

    É jornalista e atua há 20 anos em comunicação corporativa. Desenvolveu sua carreira em multinacionais de saúde, como Novartis, Johnson & Johnson e GSK, onde liderou projetos de reputação, relacionamento com stakeholders, advocacy e responsabilidade social, impactando no cuidado de pacientes, no Brasil e na América Latina. Por quatro anos, mergulhou no universo das start-ups, fazendo da comunicação uma alavanca de engajamento com a comunidade. Depois de liderar a comunicação da 99, foi Diretora de Comunicação da Unico IDtech. Pâmela é pós-graduada em Globalização e Cultura, pela FESPSP; possui MBA em Gestão e Economia Corporativa, pela FIPE; e especialização em Economia e Gestão pela Universidade Pierre Mendès, na França.

  • Pedro Torres

    Diretor de Comunicação e Relações Institucionais na Gerdau

    Responsável pelos processos de comunicação da empresa nos 9 países de atuação da maior empresa brasileira produtora de aço. Com ampla experiência na área de comunicação corporativa de empresas de grande porte, Pedro iniciou a carreira em agências de comunicação, passando depois por Sadia (atual BRF) e pelas áreas de comunicação e relações institucionais da Suzano. Foi eleito, em 2022, pelo voto popular, o Comunicador do Ano no Brasil no Prêmio Aberje e na Gerdau, liderou a implementação de projetos estratégicos como o novo Palco Mundo do Rock In Rio, o Programa de comunicação dos 120 anos da Gerdau, ambos premiados também pelo prêmio Aberje 2022, quando a Gerdau foi eleita a empresa do Ano em Comunicação no Brasil. Ainda em 2022, A Gerdau venceu, com o case de comunicação dos 120 anos da empresa, o Steelie Awards, maior premiação Global da indústria do aço e se tornou a indústria do aço, no mundo, com mais seguidores em redes sociais. Jornalista for formação, tem especialização em Branding pela Kellogg School of Management, Gestão Sustentável pela Fundação Dom Cabral, em Relações Governamentais pelo Insper e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

  • Ranny Alonso

    Diretora de Comunicação Corporativa no UnitedHealth Group Brasil

    A carreira jornalística de 29 anos da Ranny sempre conjugou Comunicação e Saúde. Formada em Jornalismo, ingressou na saúde em 1994, nos segmentos de hospitais e planos de saúde. É graduada em Comunicação Social pela FPG / RJ; é mestre em Administração pela PUC / RJ; possui  MBA em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ / RJ; e cursos de extensão em Literatura Brasileira na UERJ / RJ,  em Arte de Viver na Unipaz / RJ e de Gestão em Sustentabilidade/Diversidade&Inclusão na Fundação Dom Cabral / SP. Complementou sua formação em cursos internacionais: Presence Institute – MIT (Teoria U); Cambridge University (Liderança e Sustentabilidade) e Schumacher College (Ecoliteracy). Ranny foi Presidente do Comitê de Comunicação da FenaSaúde 2020-2023, instituição que representa as operadoras de saúde privadas, além de membro dos comitês de comunicação da Abramge, da Anahp e da Aberje (Lidercom). Desde 2020, ocupa a Diretoria de Comunicação Corporativa do UnitedHealth Group Brasil, onde também exerce a função de sponsor do Grupo de Dialogo Melanina e é mentora do Programa de Mentoria para Mulheres da organização.

  • Stela Campos

    Colunista e editora da área de Carreira do jornal Valor Econômico

    Apresentadora do podcast CBN Professional. É uma das coordenadoras de conteúdo do curso Master Class Executivo de Valor, parceria do Valor e FGV. É autora do livro “Guia Valor Econômico de Desenvolvimento Profissional”. Está no jornal desde a sua criação em 2000. É idealizadora do prêmio “Executivo de Valor” e coeditora do anuário. Antes, trabalhou na revista Exame, no jornal Gazeta Mercantil, na Rádio Eldorado e no SBT. Fez curso de especialização em gestão de negócios e empreendedorismo na Saint Paul Escola de Negócios.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE