×

É tudo mentira: Evento gratuito em SP discute fake news no jornalismo

JORNALISMO JÚNIOR_É tudo mentira

No dia 10 de junho, sábado, às 14h, será realizado um debate sobre fake news e pós-verdade organizado pela Jornalismo Júnior, mídia universitária da Universidade de São Paulo, em parceria com a Tapera Taperá, organização que sediará a palestra. O evento contará com jornalistas especialistas que discutirão sobre o futuro da profissão em meio à circulação de notícias falsas e as ameaças que elas impõem contra o fazer jornalístico.    

As fake news crescem devido ao solo fértil em que elas estão. Em meio a crise política, econômica e social vivida pelo país e aos grandes acontecimentos internacionais, essas notícias são rápida e facilmente produzidas e compartilhadas por diversos públicos, prejudicando o verdadeiro entendimento dos fatos. “Em momentos como esses, é importantíssimo que informação de qualidade, confiável e verificada chegue à população para que ela possa, então, se basear em dados reais ao tomar decisões como o voto, no caso das eleições, ou qualquer tipo de posicionamento”, diz Patrícia Figueiredo, uma das palestrantes.

O evento irá colocar em pauta os possíveis meios para combater esse problema, principalmente por meio do fact checking, uma ferramenta para conter as notícias falsas. “Vale a pena ressaltar que a checagem de dados e fatos é algo que faz parte dos alicerces do bom jornalismo desde sempre. Verificar a veracidade da informação é indispensável sempre”, comenta a palestrante.

A entrada é gratuita e não é preciso realizar inscrição, basta comparecer no dia e na hora do evento. Os palestrantes presentes serão: Bárbara Libório (Jornalista de investigação e dados da Istoé e colaboradora do Aos Fatos), Marco Túlio Pires (Representante do Google News Lab), Patrícia Figueiredo (Representante da Truco, agência de checagem da Pública) e Ivan Paganotti (Doutor de Ciência da Comunicação).

Local: Tapera Taperá – Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole – República, São Paulo.
Data e horário: 10 de junho, das 14h  às 16h.
Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/434287510260165/