MULTIPÚBLICOS

EuroChem

  • Projeto De sonho à realidade: uma estratégia de impacto para a inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre da EuroChem
  • Agência ARVORE DE COMUNICACAO E PRODUCOES LTDA;Nó de Rosa [Produtora];Prospectiva [agência de public affairs];Happy House [comunicação Interna];Ilustra [agência de comunicação];Impulsa [digital];Nitro Histórias Visuais
  • Região Minas Gerais e Centro-oeste
 
 
Evento para todos

A EuroChem, líder global em fertilizantes, está presente em mais de 100 países, com faturamento anual de 10 bilhões de dólares e uma força de trabalho de 30 mil colaboradores. No Brasil, a empresa emprega mais de 4 mil profissionais em 13 estados. Um marco estratégico para a produção nacional é a EuroChem Salitre, que opera no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, em Minas Gerais. Esse projeto representa o maior investimento da empresa fora da Europa, com mais de 1 bilhão de dólares já aplicados.

Com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados anualmente, o complexo integra extração, transformação e distribuição, impulsionando a produção nacional, gerando empregos na região e fortalecendo a posição da EuroChem no Brasil.

Para a inauguração do Complexo, a estratégia de comunicação buscou criar uma conexão genuína com diferentes públicos, incluindo lideranças como o presidente da República e o governador de Minas Gerais. Na fase inicial foi organizada a apresentação do projeto Salitre a stakeholders, com foco em três pilares: introdução à EuroChem, relevância do Complexo para o Plano Nacional de Fertilizantes e convite para a cerimônia de inauguração.

Na semana do evento, uma campanha institucional destacou a importância do Complexo para o Brasil, com números expressivos que reforçaram o impacto positivo na economia local e nacional. Press trips foram organizadas para levar jornalistas ao complexo; ações de engajamento para o público interno foram realizadas; e uma campanha nas redes sociais ampliou o alcance da comunicação.

No dia da inauguração, realizada no próprio complexo, houve a participação de autoridades como o presidente Lula. Uma foto oficial com os convidados gerou alta repercussão na mídia. Posteriormente, o trabalho continuou com ações voltadas a fortalecer vínculos com stakeholders, ativação da campanha em múltiplas plataformas e um esforço contínuo de relacionamento com os clientes.

A campanha institucional girou em torno do conceito “Crescemos Juntos”, destacando que o crescimento da EuroChem impulsiona o agronegócio brasileiro, e consequentemente o país. Esse conceito foi amplamente divulgado em ações voltadas para a comunidade local, os colaboradores e as 19 outras unidades da empresa.

No relacionamento com a imprensa, a EuroChem promoveu encontros com jornalistas, media training para executivos e disponibilizou informações detalhadas sobre o projeto. O investimento total na comunicação foi de 5.573.542,55 reais, com resultados expressivos: 828 matérias publicadas no período da inauguração, gerando 24 milhões de reais em mídia espontânea, presença de 45 veículos no evento e amplo reconhecimento do impacto do projeto.

A inauguração do Complexo Salitre consolidou a EuroChem como um pilar estratégico do agronegócio nacional, reforçando sua liderança global e seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil.

COMPARTILHE