MÍDIA IMPRESSA

Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

  • Projeto | Revista BrasilAlemanha 2022
  • Região | São Paulo
Revista BrasilAlemanha 2022

A Revista da Câmara Brasil-Alemanha celebrou a parceria bilateral dos países e abordou o tema da produção de energias renováveis

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil há mais de 100 anos. A entidade atua como uma base sólida para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre as duas nações. Ela ainda representa 800 empresas alemãs e brasileiras que juntas geram 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente. Também é por meio da Câmara Brasil-Alemanha que as empresas associadas se beneficiam de uma rede exclusiva e mundial de 150 Câmaras Alemãs espalhadas por 93 países.

A instituição tem uma publicação impressa, de edição anual, chamada Revista Brasil-Alemanha. Nos últimos 29 anos, foram mais de 220 edições da revista, que é totalmente produzida pela Câmara. Trata-se de um dos mais tradicionais veículos de mídia impressa focados na cooperação entre os dois países. O objetivo prioritário da revista é contribuir com informações de qualidade para o fortalecimento das relações bilaterais. Para isso, sempre desenvolve de modo proprietário conteúdos jornalísticos que abordem os assuntos mais relevantes da economia, da política e das áreas de cooperação no âmbito das relações bilaterais.

A edição de 2022, que teve como tema “Brasil: um país de boas energias”, abordou a produção nacional de energia eólica, oceânica e solar e todo o potencial brasileiro para se tornar um exportador mundial de energia. O Brasil também foi a capa da edição, que ganhou arte exclusiva desenvolvida pela artista Marília Navickaitė, dentro do conceito de reunir em uma única imagem as muitas possibilidades de geração de energias renováveis em solo nacional.

A edição da revista teve 84 páginas, conteúdo bilíngue português e alemão, 12 reportagens e artigos de convidados. Para todo esse material, foram acionadas mais de 20 fontes. A publicação, que teve mil exemplares impressos, contou ainda com 21 empresas anunciantes. Ela também repercutiu no site da entidade, com mais de 2.900 downloads.

Toda a edição foi desenvolvida de forma integral pela equipe da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Isso inclui a elaboração da pauta, produção jornalística e diagramação e distribuição dos exemplares físicos. Uma equipe de 20 colaboradores atuou em todos os processos internamente. A distribuição gratuita da revista impressa é dirigida aos associados da Câmara e também acontece nos eventos realizados pela instituição. Vale destacar sua relevância como meio dinâmico de conversas bilaterais com autoridades do Brasil e da Alemanha.

Essa importância, aliás, fez com que os exemplares fossem também distribuídos para o gabinete de transição do atual governo brasileiro. Eles também foram entregues em reuniões com mais de 10 autoridades governamentais do Brasil e da Alemanha, com presenças de personalidades como o Vice-Chanceler da Alemanha e Ministro da Economia e Proteção Climática, Dr. Robert Habeck; o Ministro de Agricultura e Alimentação da Alemanha, Cem Özdemir; a Secretária de Estado do Ministério da Economia da Alemanha, Dr. Franziska Brantner, entre outras.

https://www.youtube.com/watch?v=l5wMsBaOSTw&ab_channel=Aberje-Associa%C3%A7%C3%A3oBrasileiradeComunica%C3%A7%C3%A3oEmpresarial
COMPARTILHE