MÍDIA AUDIOVISUAL

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

  • Projeto | Série Retratos de uma Pandemia - Na linha de frente do combate à COVID-19
  • Região | São Paulo
Série Retratos de uma Pandemia - Na linha de frente do combate à COVID-19

Hospital Israelita Albert Einstein produziu um documentário sobre os bastidores hospitalares da pandemia de Covid-19 em registro histórico

 

Foi em fevereiro de 2020 que o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou o primeiro diagnóstico de COVID-19 no Brasil, após o vírus ter vitimado milhares de pessoas na China e se espalhado para diversos países. Diante daquele evento sem precedentes, a entidade passou a fazer gravações que documentaram protocolos e a criação do Hospital de Campanha do Pacaembu, estrutura hospitalar inédita e grandiosa para atender à enorme demanda de infectados. Nesse trabalho, o Einstein registrou principalmente o cotidiano exaustivo da equipe médica, de enfermagem, multiprofissional e executiva.

Toda essa dramática situação está na série Retratos de uma Pandemia – Na Linha de Frente do Combate à Covid-19. Trata-se de um documento que mostra a dimensão de como tudo aconteceu, com olhar inédito e histórico sobre os bastidores de hospitais privados e públicos administrados pelo Einstein e a nobre atuação dos profissionais no combate à pandemia.

Registrar este cenário desolador foi um desafio, já que o Brasil foi um dos países mais afetados pela doença, o segundo em números de mortes e terreno fértil para fake news e negacionismo. Por todas essas razões, o vídeo exigiu bastante da equipe de documentaristas, que continuou trabalhando comprometida com as filmagens durante os meses mais duros da pandemia.

A série, com coprodução Vbrand e Cine Group, mostrou, em cinco episódios, temas diferentes e marcantes da pandemia, por meio de registros de mais de dois anos de filmagens que abrangeram três grandes ondas da pandemia. Ela retrata o dia a dia de todo o corpo clínico, equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde dos hospitais de Goiânia e São Paulo, em longas e exaustivas rotinas entre a vida e a morte, mas sempre mostrando força e superação diante do medo e da incerteza.

A produção mostra cenas reais, fortes, exclusivas por uma perspectiva, até então, restrita ao ambiente hospitalar (entubações em tempo real, calls de despedida, UTIs superlotadas etc.). O trabalho do Einstein nas unidades públicas que administra junto à imprensa, realizando um trabalho jornalístico científico e de saúde responsável pelo combate às fake News, também foi incluso na série, assim como a mobilização para auxiliar as famílias mais vulneráveis na tentativa de impedir que a tragédia da COVID-19 fosse ainda maior.

O material completo resultou em 140 entrevistas com gestores e profissionais de saúde do Einstein e personalidades que são referências em suas áreas, como o pneumologista e pesquisadora sênior da Fiocruz Margareth Dalcolmo, entre vários outros. A produção foi disponibilizada gratuitamente no Globoplay e, após seis meses de exclusividade, seguiu para o YouTube, onde fez sucesso.

Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Einstein realizou uma produção que levou a verdade para o maior número de pessoas possível. Mais do que isso: ela homenageou os heroicos profissionais de saúde que enfrentaram essa batalha. O lançamento do case conquistou 108 inserções nos principais veículos e trades de saúde. Na Globoplay, obteve mais de 59 mil plays. Já no Youtube, rendeu mais de 2 milhões de visualizações. Nas redes sociais ainda conquistou mais de 4,1 milhões de impressões e 4,5 milhões de compartilhamentos.

https://www.youtube.com/watch?v=PpugnyB1T5Y&ab_channel=Aberje-Associa%C3%A7%C3%A3oBrasileiradeComunica%C3%A7%C3%A3oEmpresarial
COMPARTILHE