INFLUENCIADOR

Enel Brasil

  • Projeto | Enel Brasil e Luisa Mell
  • Agência | Take4 Content
  • Região | São Paulo
Enel Brasil e Luisa Mell

Ao aproveitar a repercussão de um meme com a ativista Luiza Mell, a Enel realizou um case com resultados impressionantes no combate ao furto de energia

 

A Enel Brasil, a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro, faz parte do Grupo Enel, multinacional presente em mais de 30 países e cinco continentes. Ela possui distribuidoras no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo com atividades que passam por toda a cadeia energética. Assim como outras empresas do segmento, enfrenta um problema recorrente e que gera prejuízos para a Enel e a população: as fraudes e furtos de energia, popularmente conhecidos como “gatos de energia” ou “gatos de luz”. Elas acontecem quando são feitas ligações irregulares com intuito de diminuir ou anular o valor pago à companhia.

Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica e da Agência Nacional de Energia Elétrica mostram que 14% da energia distribuída no país em 2022 foi furtada ou desviada, gerando prejuízo de quase R$ 7,7 bilhões. Mas, em 2022, a Enel identificou uma oportunidade para conscientizar a população sobre o tema ao se deparar com um fato inusitado.

Naquele ano, um podcast da Folha de S.Paulo virou um dos assuntos mais comentados das redes. A série “A Mulher da Casa Abandonada” mostrava a história de Margarida Bonetti, mulher condenada por crime de escravidão nos Estados Unidos, que vivia escondida em uma casa em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo. Quando a Polícia Civil foi ao local após vizinhos denunciarem um suposto abandono de incapaz, além de jornalistas, Luisa Mell também estava no local.

Há 20 anos, ela é conhecida por atuar pela proteção animal, o que a tornou a maior influenciadora em temas relacionados à defesa dos animais. No dia da ação, a ativista transmitiu os acontecimentos em uma live no Instagram. E, ao ver um funcionário da Enel que foi ao local avaliar a denúncia de furto de energia, fez-lhe uma pergunta: “Tem gato aí?”.

Os internautas pegaram carona e lotaram as redes sociais com memes comentando que a influenciadora havia entendido errado e ido até o local para resgatar um gato, que, na verdade, se tratava de um possível “gato de energia”. Diante dessa viralização envolvendo a influenciadora e a companhia, a equipe de Comunicação Digital da Enel Brasil identificou uma oportunidade para tratar a questão dos furtos e fraudes de um modo diferenciado.

A primeira ação foi a de criar um vídeo com a ativista para conscientizar a população sobre os prejuízos dos “gatos de luz”, fazendo correlação sobre a proteção dos animais e o combate aos furtos e fraudes de energia. No vídeo, ainda foi informado que aquela parceria geraria a doação de seis meses de ração para um Instituto que à época era presidido por Luisa.

Para que o público entendesse que aquele case havia acontecido graças a um “mal-entendido”, as imagens também mostravam memes e Luisa com os animais. A produção foi postada no Facebook e Instagram da influencer que, somados, tinham mais de sete milhões de seguidores. A parceria também rendeu um tuíte da ativista em seu perfil pessoal.

O case, que teve custo total de R$ 50 mil, resultou no aumento de 54% das denúncias de furtos de energia nos meses de julho e agosto de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. O vídeo alcançou 563.938 pessoas com 32.934 entre reações/engajamento, valorando-o em R$ 1,39 milhões.

https://www.youtube.com/watch?v=nqVLzXcCR6g&ab_channel=Aberje-Associa%C3%A7%C3%A3oBrasileiradeComunica%C3%A7%C3%A3oEmpresarial
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