Unimed-Rio
- Projeto | O Compliance em jogo
- Região | Espírito Santo e Rio de Janeiro
A Unimed-Rio criou uma estratégia inusitada para divulgar compliance ao time
Da TV para a vida real
Inspirado no sucesso do reality show da casa mais assistida do Brasil, a Unimed-Rio criou uma estratégia inusitada para divulgar compliance ao time
A Unimed-Rio é uma empresa de médicos dedicada ao cuidado das pessoas. Consolidada no mercado, atua nos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias (RJ). Ao longo de sua história, enfrentou momentos difíceis, levando a cooperativa a refletir sobre a necessidade de fortalecer um modelo de governança que mitigasse problemas cotidianos. Com ética e integridade permeando suas atividades, a Unimed-Rio passou a estudar maneiras de incorporar esses valores à rotina de seus colaboradores.
Essa reflexão levou a empresa, em 2019, a realizar o Compliance Day, um evento que reuniu especialistas no tema com a equipe da Unimed-Rio. Após uma pausa de dois anos devido à pandemia, foi criado o Compliance Day Online, um evento digital voltado a todos os públicos da empresa, com palestras sobre compliance. Diante da grande repercussão, em 2022, o evento estreou como Compliance Week.
Após agregar a pauta de compliance e ampliar as discussões sobre ética, a cooperativa enfrentou outro desafio: como transmitir mensagens, nem sempre fáceis ou atraentes, de maneira acessível e compreensível ao seu time? Inspirados no sucesso do reality show da casa mais assistida do Brasil, aproveitaram o período em que a atração estava sendo exibida para criar ações inspiradas no programa, abordando de maneira descontraída o tema da compliance. Com esse desafio em mãos, a área de Comunicação e Marketing idealizou e desenvolveu o case “O Compliance em Jogo.”
A primeira iniciativa foi promover ações e conteúdos com linguagem, conceito visual e narrativas baseadas nas dinâmicas do reality. Tudo em formato digital, acessível aos colaboradores. O case fez várias adaptações de conteúdo a partir do programa da TV, como o Camarote, formado pelo time de Compliance, e a Pipoca, que reuniu os demais colaboradores.
Após apresentar os participantes por meio de vídeos e cards, aconteceu a Prova de definição de um líder. O quadro reuniu o Superintendente Geral da Unimed-Rio, Mario Salomão, e gerentes para falarem sobre pautas estratégicas ligadas à compliance, como Governança e ESG. No final do papo, houve um quiz com os participantes para saber se tinham entendido as mensagens. Cada gerente, por sua vez, foi incumbido de postar no Workplace conteúdos que tivessem relevância em sua área.
O famoso telefone também ganhou uma adaptação! A equipe de compliance fez ligações surpresas (via Teams) para colaboradores escolhidos aleatoriamente. Quem atendia deveria responder a uma pergunta sobre os posts do Workplace. Já o famoso paredão elegeu as pessoas que se tornaram referência no cumprimento de normas e condutas de compliance. No quadro Raio-X, os colaboradores que tinham dúvidas sobre o tema as postavam no Workplace. As respostas do time de compliance foram denominadas Mensagem do Anjo.
Para atingir seus públicos externos, na versão Cinema do Líder, a Unimed-Rio transmitiu no Youtube conteúdos sobre compliance com profissionais e especialistas do mercado. Já o público interno acessou todo o case no Workplace e no disparador de comunicados via Teams. O projeto foi realizado internamente, sendo o único custo de R$ 300 para a compra de um microfone. Como resultado, foram publicados 54 conteúdos que tiveram mais de 23 mil visualizações, além de 2 mil reações e 400 comentários. Na pesquisa interna de satisfação, o case alcançou um NPS de 7,9!