PRÊMIO ABERJE 2022
CASES VENCEDORES
Público Interno
Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre
projeto | A gente abraça tudo que faz: a comemoração do Dia do Abraço como fortalecimento da cultura organizacional
região | Sul
Depois da pandemia, um abraço
Santa Casa de Porto Alegre promove ação que sensibiliza e humaniza a relação entre colaboradores e parceiros
Depois de quase três anos de pandemia e longos períodos de isolamento social, um simples abraço nunca valeu tanto. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre adaptou o programa Dia do Abraço, celebrado no dia 22 de maio, distribuindo vales-abraço para colaboradores e parceiros. “Além de promover o orgulho de pertencer, a companha sensibiliza e qualifica os colaboradores para uma assistência hospitalar humanizada e de excelência, sendo fundamental manter a sua essência viva”, explicou Andréa Schüür Macagnan, gerente de comunicação e marketing Santa Casa.
A iniciativa visa traduzir e reproduzir a cultura da instituição a partir de um conjunto de comportamentos e atitudes que ajudam a tornar o trabalho com colaboradores, pacientes, clientes e fornecedores mais agradável e produtivo. Ela já existia antes mesmo da Covid, mas teve de ser interrompida em 2020, pela pandemia global. Com o isolamento, a data precisou ser reestruturada para 2021 e 2022, dentro de um projeto integrado, criando uma narrativa que permitia de se promover o Dia do Abraço em um momento ainda marcado por tantas incertezas.
Para conseguir materializar esses gestos na ação de 2021 foi criado uma cartela de adesivos com vales-abraço, permitindo a entrega simbólica dos abraços com a promessa de que pudessem ser entregues no próximo ano, caso a pandemia permitisse. Ao todo, foram 10 mil cartelas entregues para todos os colaboradores. Com a pandemia controlada o abraço voltou em 2022. A tecnologia foi uma importante aliada nesse momento, registrando cada abraço em um vídeo em 360 graus compartilhado nas redes sociais.
O trabalho envolveu dedicação de tempo e energia, troca de ideias e compartilhamento de experiências, desde a construção da estratégia, ainda em 2021, e execução da primeira ação até as reuniões de alinhamento e a realização da segunda etapa do projeto em 2022. Os custos das ações e atividades, dos materiais produzidos e demais investimentos foram integralmente cobertos pela área de Gestão de Pessoas da instituição, reforçando o compromisso com os objetivos estratégicos de aperfeiçoar políticas de valorização e retenção de pessoas e ampliar a cultura do Jeito Santa Casa de Ser.
https://www.youtube.com/watch?v=zRvzrZ4H8dw