PRÊMIO ABERJE 2022

CASES VENCEDORES

Memória Organizacional

Klabin

projeto | 123 Anos Klabin

agência | Sirius

região | São Paulo

123 anos klabin

Uma história contada em cores

Mostra fotográfica celebra a trajetória da Klabin, preservando o passado e com um olhar para o futuro

Ao completar 123 anos de existência, a gigante de papel e celulose Klabin mantém os olhos no futuro, mas sem esquecer seu passado. Para valorizar a trajetória da companhia, a empresa montou, em seu Centro de Memória na Unidade Jundiaí, uma mostra de fotografias históricas. Com o mote “O Futuro tem as Cores da Nossa História”, a ação resgata diferentes épocas da empresa e como se construiu um dos princípios básicos da Klabin: o comprometimento com a sustentabilidade.

A iniciativa conta com um rico acervo, organizado e preservado, de documentos e recordações que traçam a trajetória da Klabin do passado até os dias de hoje. Além de uma ação digital específica para os clientes e colaboradores da empresa, o conteúdo foi divulgado nos perfis da empresa no Facebook, Instagram e LinkedIn.

A equipe de Comunicação, Marca e Reputação convidou Marina Amaral, conceituada artista plástica mineira especializada em colorismo digital, para trabalhar em fotos de cenas marcantes da Klabin. A tecnologia usada permite que tons em preto e branco das fotografias recuperem as cores naturais e levem a uma nova ótica e a uma nova leitura sobre os antigos acontecimentos. Marina elaborou uma detalhada pesquisa para identificar as cores dos objetos de cada época, como tecidos, acessórios e mobília.

A campanha de comunicação recriou cenas que retratam a evolução do processo produtivo e lugares fundamentais no desenvolvimento dos negócios da Klabin, focalizando a área florestal, a produção de celulose, as embalagens de papelão ondulado e outros itens industriais. No dia do aniversário da empresa, 19 de abril, as mensagens invadiram as mídias e atingiram um público diverso.

“Foram centenas de acessos na página dos 123 anos no site, mais de 234 mil impressões e 2 mil interações nos posts das redes sociais, além de 10 matérias em veículos jornalísticos ao redor do Brasil”, disse Fernanda Zattar, executiva de Comunicação, Marca e Reputação. Preservando o passado e se preparando para o futuro, a Klabin se consolida nos rastros do crescimento na indústria de âmbito familiar.

https://www.youtube.com/watch?v=Z3j0dLgiExo