Para além da expectativa

Em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, o 47º Prêmio Aberje reconheceu o esforço de profissionais que mostraram a força da comunicação

Se 2020 foi desafiador e exigiu superação de empresas e comunicadores, 2021 foi uma prova de perseverança e resiliência. A pandemia, que tantos estragos fez no ano anterior, continuou a causar baixas e testar limites. Por outro lado, revelou a força de profissionais de todos os escalões. E estimulou a criatividade. A 47ª edição do Prêmio Aberje reconheceu esse esforço de organizações e profissionais que contribuíram para as boas práticas da comunicação durante o ano.

O Prêmio Aberje é composto de 16 categorias subdivididas em três eixos: Foco no Tema, Foco em Públicos e Foco em Meios. Em 2021 tivemos 176 empresas de todas as regiões do Brasil inscrevendo 326 projetos – uma das maiores edições do Prêmio Aberje. Desses projetos, 79 foram vencedores regionais e concorreram ao grande prêmio nacional, que foi concedido a 18 cases.

Na cerimônia de entrega do Prêmio, mais uma vez virtual e transmitida ao vivo pelo canal da Aberje no YouTube, foram homenageados comunicadores, empresas e mídias que combinaram inventividade e estratégia para acolher, esclarecer, mobilizar e incentivar seus públicos prioritários a lidar com as inúmeras mudanças de um cenário extremamente desafiador. O prêmio Empresa do Ano foi concedido à BRF, e Daniele Salomão, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Energisa, foi eleita Comunicadora do Ano pelo voto da audiência. Marta Díez, presidente da Pfizer Brasil, levou o prêmio CEO Comunicadora do Ano.

COMUNICADORES DO ANO

O Prêmio Aberje também elege os Comunicadores do Ano, homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem. A premiação se baseia em rigorosa pesquisa e análise sobre a atuação profissional de cada comunicador durante o ano. Além dos Comunicadores do Ano, também temos os vencedores dos Prêmios Especiais – homenagem aos profissionais e organizações que, com seu trabalho, ajudam a firmar o protagonismo da comunicação corporativa no Brasil.

Nas próximas páginas o repórter Hugo Cilo destrincha em detalhes os cases vencedores. Também trazemos um ensaio do fotógrafo Anderson Rodrigues com os comunicadores e os vencedores dos Prêmios Especiais.

Para além das expectativas
Os Comunicadores de 2021
Mídias do Ano e Prêmio Especial