KLABIN

projeto:
Folder institucional embalagens – um folder e as inúmeras possibilidades de se imprimir uma marca
Foco:
Ética, integridade de compliance

05 de abril de 2021

O papel da integridade

A Klabin, uma das maiores indústrias de papel e celulose do mundo, consolida a Semana da Ética como um modelo a ser seguido pelas empresas brasileiras e de estímulo à honestidade como regra, e não como uma exceção

Hugo Cilo

O que é certo e o que é errado?

O que é aceito como uma boa conduta ou como um mau comportamento? Cada sociedade atribui uma interpretação distinta para essas questões. Entender as atitudes aceitáveis e benéficas para a vida em comunidade e aquelas que podem atrapalhar esse equilíbrio é imprescindível para vivermos em harmonia. Segundo a Klabin, o caminho que liga objetivos a realizações é a integridade. Por isso, afirma, tem se mostrado, em todas as suas interações, atenta e diligente com a ética, incentivando o debate e a reflexão sobre o tema, além de atuar, em parceria com os colaboradores, como protagonista na construção de uma sociedade melhor.

Sobre esses pilares, a empresa lançou um Código de Conduta que contempla diversas diretrizes que solidificam a cultura de integridade e orientam a atuação de todos os colaboradores, norteando relacionamentos entre as equipes e estabelecendo valores para orientar decisões e atitudes no trabalho. Vencedora do Prêmio Aberje 2020 na categoria Ética, Integridade de Compliance, a Klabin se destacou também pela iniciativa Semana da Ética, evento criado em 2016 e que em 2019 chegou à quarta edição. Nele, a companhia realiza diversas ações voltadas aos colaboradores de suas unidades. A ideia é levar conceitos éticos às equipes e incentivar os funcionários a refletir sobre suas atitudes, tanto na rotina de trabalho quanto em sua vida pessoal.

Outra iniciativa da Klabin, em sintonia com a Semana da Ética, é o Manual Anticorrupção, que fortalece as ações preventivas de combate à corrupção, além de outras políticas que compõem sua cartilha de regras e procedimentos para todos os 21 mil colaboradores. Dada a importância do tema, a Klabin criou uma área dedicada ao Programa de Integridade, assim como um canal exclusivo de denúncias. Por lá, tanto colaboradores quanto o público em geral podem fazer delações de atitudes que violem os princípios éticos e os padrões de conduta da companhia ou legislações vigentes. Tudo em nome da ética.