PTC Therapeutics
- Projeto | Mocotó SQF
- Agência | LLYC
- Região | São Paulo
Para gerar awareness sobre uma doença rara e pouco conhecida, a PTC Therapeutics criou uma campanha que transformou famoso restaurante brasileiro em local inclusivo
Fundada em 1998, a PTC Therapeutics é uma empresa biofarmacêutica global focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos clinicamente diferenciados que proporcionam benefícios a pacientes com doenças raras. A empresa tem como missão dar acesso aos melhores tratamentos para pacientes que têm pouca ou nenhuma opção, utilizando conhecimentos científicos e a infraestrutura comercial global.
Entre os avanços em tratamentos conquistados pela PTC estão várias doenças raras. Dentre elas, a síndrome da quilomicronemia familiar (SQF). Os pacientes que têm a doença precisam seguir uma dieta diária de gordura de até 20g. Por afetar apenas entre uma e duas pessoas a cada um milhão, é pouco conhecida, e não há muitas campanhas sobre o tema. Por isso, tornou-se essencial para a empresa criar uma campanha que conscientizasse a sociedade sobre sintomas e cuidados com a dieta dos pacientes com SQF; dar voz e visibilidade a essas pessoas e gerar engajamento. E o conceito desenvolvido para isso foi o de utilizar um restaurante famoso como meio de gerar visibilidade para a causa.
Patrocinada pela PTC Therapeutics, a agência LLYC transformou em palco para a inclusão o restaurante Mocotó, presente no Guia Michelin desde 2015 e eleito o melhor do mundo na categoria No Reservation Required pelo World Restaurant Awards, em 2019. Tudo para provar que pessoas com SQF podem, sim, frequentar espaços de gastronomia e se sentirem acolhidas para comer bem e sem medo. Foi assim que nasceu a campanha #ComerSemMedo.
Uma equipe multidisciplinar da marca deu consultoria ao chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, para que fosse criado um menu com pratos com 5g de gordura. Todos os funcionários também foram treinados para saber sobre SQF e explicar o menu para os clientes que frequentaram a casa nos três dias de ativação em novembro de 2022. O público-alvo estabelecido pelo case foi, além dos pacientes de SQF e familiares, profissionais de saúde, influenciadores, associações de pacientes e sociedade. Para gerar impacto, os meios prioritários de divulgação da campanha se focaram em mídias, blogs, aplicativos e a imprensa. Foram necessários quatro meses para executar a campanha, que envolveu uma equipe, da criação à execução, de 30 pessoas.
Enquanto o menu era desenvolvido, foram criadas peças de comunicação para a transformação do restaurante para a ativação, como a fachada do local, uniformes etc. Paralelamente a todo esse trabalho, foram produzidos 143 materiais para dar suporte ao desenvolvimento das ações, como a produção de conteúdo em múltiplos formatos e peças gráficas e press kits. O PR da iniciativa trabalhou com imprensa, celebridades e influenciadores. Para cada público, foi definida uma estratégia de relacionamento. Para jornalistas, foram produzidos e ativados conteúdos distintos para divulgação. Já celebridades e influenciadores receberam 40 kits sobre a doença.
A campanha #ComerSemMedo, que teve investimento total de R$ 300 mil, gerou resultados expressivos: foram mais de 35 milhões de impressões pelas ações nas redes sociais e de PR. Ainda nas redes, o case resultou em 215 mil interações, mais de 500 comentários, além de 305 mil visualizações dos vídeos da campanha #ComerSemMedo. Na imprensa, foram mais de 557 publicações, com audiência estimada de mais de 28 milhões de pessoas, além do engajamento de influenciadores e celebridades que geraram com sucesso awareness para a causa.