Estante COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL · EDIÇÃO 109 · 2022

A escolha dos comunicadores do ano

A ESCOLHA DOS COMUNICADORES

Os vencedores do Prêmio Aberje 2021 indicam livros que consideram essenciais para a formação de um bom profissional

 

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais
Marshall Rosenberg
(Ágora)

A obra lançada em 1999 pelo psicólogo Marshall Rosenberg tornou-se um clássico no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais. “Para mim, foi um livro revolucionário e libertador”, justifica Ana Carla Lopes. “É um guia para todos que querem se comunicar melhor, com mais compaixão e empatia. Saber ouvir antes de falar e ouvir de forma verdadeira, presente e ativa, respondendo de forma consciente ao interlocutor. Observar sem juízo de valor é um dos principais componentes.”
Ana Carla Lopes
Head de Reputação no Grupo Boticário
STAKEHOLDER CAPITALISM: a Global Economy that Works for Progress, People and Planet
Klaus Schwab e Peter Vanham
(Wiley)

A escolha de Daniele Salomão é um livro considerado essencial por personalidades tão variadas quanto o violoncelista Yo-Yo Ma e o primeiro-ministro belga Alexander De Croo. “Li recentemente, e foi muito útil para inúmeros insights sobre negócios, prioridades dos stakeholders e reputação. Considero essencial para quem já trabalha há muito tempo em comunicação a leitura de livros e artigos mais relacionados a business.
Daniele Salomão
Vice-Presidente de Gente e Gestão na Energisa
ISSUES AND CRISIS MANAGEMENT: Exploring Issues, Crises, Risk and Reputation
Tony Jacques
(Oxford University Press)

“Considero essencial para os comunicadores que querem entender o gerenciamento de crises na comunicação e para aprimorar a presença executiva em seu desenvolvimento profissional”, explica Gritzapis sobre sua sugestão. Tony Jacques, o autor, é considerado um dos mais renomados especialistas em gerenciamento de crise e gerenciamento de riscos da Austrália.
Eleni Gritzapis
Diretora de Comunicação corporativa na Dow
SAPIENS: Uma Breve História da Humanidade
Yuval Harari
(Companhia das Letras)

Escrito com rigor científico, o livro indicado por Modé é um best-seller que vem influenciando e formando as novas gerações. “Ele traz insights fundamentais para um comunicador se situar e, a partir disso, atuar no disruptivo mundo em que vivemos.”
Leandro Modé
Superintendente de Comunicação corporativa no Itaú Unibanco
GREEN SWANS the Coming Boom in Regenerative Capitalism
John Elkington
(Fast Company Press)
“Apesar de não ser um livro de comunicação propriamente
dita, ele nos ajuda muito a ter uma perspectiva realista
do nosso papel para que a sociedade possa embarcar
em uma jornada regenerativa. Se não fala sobre canais
e mensagens como código, nos proporciona, como
mensagem, uma grande inspiração para que consigamos
ajudar o mundo, como comunicadores, a tomar o rumo
correto”, diz Paciornik sobre sua indicação.
Pedro Paciornik
Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing na Valmet
CONSCIÊNCIA NOS NEGÓCIOS: Como construir valor através de valores
Fred Kofman
(Elsevier)
“Este é meu livro de cabeceira porque ele discorre sobre
escolhas que fazemos, diariamente, começando pela escolha
entre assumir um papel protagonista ou um papel de
vítima”, diz Ogando. Fred Kofman, o autor, é um economista
conhecido por atuar na formação humanista de lideranças.
“Ele mostra por que as empresas precisam de profissionais
que, além de um alto nível técnico, tenham também um
alto nível de consciência. Kofman fala sobre valores e
comportamentos que podemos levar para nossas vidas
pessoais e contribuir para uma sociedade e um mundo
ainda melhores.
Raquel Ogando
Diretora Global de Comunicação e Reputação Corporativa na BRF
GESTÃO ESTRATÉGICA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS
Organização Margarida M. K. Kunsch
(Difusão Editora)
A indicação de Rozália Del Gáudio é uma coletânea organizada pela respeitadíssima professora e pesquisadora Margarida Kunsch. “Os artigos discutem o nosso papel como comunicadores em uma sociedade complexa e trazem conceitos essenciais para o planejamento estratégico da comunicação integrada.”
Rozália del Gáudio
Diretora de Comunicação Corporativa na Localiza
FAÇA ACONTECER: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar
Sheryl Sandberg

(Companhia das Letras)
A sugestão de Rute Melo Araújo é o livro escrito pela mais
alta executiva do Facebook e eleita uma das dez mulheres
mais poderosas do mundo pela revista Forbes. “Considero
leitura essencial para quem deseja entender mais sobre
as barreiras que o mundo do trabalho impõe hoje às
mulheres, mas, principalmente, sobre como ocupar seu
lugar. É uma leitura fundamental porque não é possível
fazer comunicação com propósito sem estar conectado com
pautas urgentes como a da diversidade.”
Rute Melo Araújo
Diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade na VLI

 

O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
J. D. Salinger
(Todavia)
Nem só de leituras do âmbito profissional se faz a
formação de um comunicador. A indicação de Thaís Arruda
é uma das ficções mais celebradas da literatura. “É um
romance maravilhoso, daqueles que você lê de uma vez
porque não consegue parar. Extremamente bem escrito, a
gente vai se encantando a cada parágrafo, além da história
em si, que mostra a adolescência de forma nua e crua. Um
bom livro sempre é muito útil para todo comunicador.”
Thaís Arruda
Superintendente de Comunicação e Marketing Institucional da SulAmérica
EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO?
Paulo Freire

(Paz & Terra)
Jorge Duarte aposta na leitura pedagógica como pilar na formação. “É um livro de, aparentemente, pouca pretensão do autor, mas significativo para compreender a essência do conceito de comunicação e sua operacionalização na profissão. Eu recomendaria como essencial no ensino e que deve ser permanentemente revisto para que a gente não esqueça por que atua em comunicação.”
Jorge Duarte
gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa e diretor de
Relações Acadêmicas da ABCPública (Prêmio James Heffernan
de Educador do Ano)
COMO DEFENDER SUA CAUSA: Potencialize seu impacto com pensamento estratégico
Leandro Machado
(Companhia Editora Nacional)
O livro narra experiências do autor – cofundador da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e do movimento Agora! – com mobilizações no setor privado e na arena pública e oferece uma espécie de manual de advocacy. Machado também analisa exemplos de iniciativas das quais não participou diretamente, como a campanha pela Lei da Ficha Limpa e as manifestações de junho de 2013. Além disso, fornece um passo a passo para ativistas que sonham em impactar a vida de sua comunidade ou os rumos do país.
Rodolfo Guttilla
Sócio-fundador da Cause (Prêmio Trajetória do Ano)
FLOR DA PELE
Javier Moro
(Planeta)
A escolha de Marta Diez é o romance do espanhol Javier Moro, que narra uma jornada para criar a vacina contra a varíola. “É um livro que me tocou muito. Ele traz a história real da jovem mãe solteira Isabel Zendal, que se torna a primeira enfermeira a participar de uma missão internacional. Em tempos de pandemia, é uma leitura emocionante.”
Marta Diez
Presidente da Pfizer Brasil

 

 
COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *