07 de outubro de 2021

6 LIVROS PARA
RENOVAR A MENTE

 

Nossos professores e associados indicam as melhores
leituras da temporada

 

Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança | Amazon.com.br Storytelling – Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança
Carmine Gallo (Alta Books)Mais do que nunca as marcas têm se fortalecido por meio de seu propósito. Foi se o tempo em que contar os benefícios de determinado produto ou serviço prendia a atenção da audiência. Hoje a narrativa das marcas, o propósito, o lado emo cional vende, e fortalece mais, uma marca ou serviço. Uma das declarações de Carmino chama atenção quando ele diz: “O storytelling não é algo que nós fazemos. O storytelling é o que somos”. Este livro traz diversos storytellers que mudaram o mundo ou impactaram negócios. Recomendo-o a todos os profissionais que buscam aprender sobre como contar histórias de maneira encantadora. Carmine é uma referência mundial em storytelling.

Fabricio Costa
Gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Astrazeneca

Sociedade do cansaço | Amazon.com.br Sociedade do cansaço
Byung-Chul Han (VOZES)Neste livro, o filósofo coreano mostra como os indivíduos da pós-modernidade são empoderados e levados a crer que tudo podem para elevar sua produtividade. Dessa maneira, acabam exercendo o que ele chama de positividade do poder, impondo muitas vezes a seu próprio corpo psíquico e físico uma violência em busca de um alto desempenho no trabalho. À medida que se tornam agressores de si mesmos e de suas relações com o outro, esses indivíduos têm maiores probabilidades de ter sua saúde mental afetada. A reflexão de Han é que, além de uma falta de vigília e cuidado por si mesmo, há também grande responsabilidade das organizações e de suas comunicações, que podem ou contribuir para a ansiedade e o burnout ou então tentar compreender e buscar formas de evitar essas dores.

Emiliana Pomarico
Gerente executiva da Escola Aberje de Comunicação, professora no MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial e autora da tese Novas Narrativas da Comunicação em Organizações

Imagem de Livro - Internacionalismo ou extinção Internacionalismo ou extinção
Noam Chomsky (Crítica)O livro foi originalmente escrito antes da pandemia do coronavírus; a edição brasileira, entretanto, apresenta um prefácio em que Chomsky, um dos mais respeitados filósofos da atualidade, comenta como a pandemia alterará a ordem política e econômica global. Também questiona por que a indústria farmacêutica não se preocupou em fazer uma vacina contra esse tipo de vírus depois do SARS. O intuito de Chomsky é alertar a sociedade sobre ameaças à sobrevivência de nosso planeta, alegando que os Estados como conhecemos não têm mais capacidade de preservar e garantir seu futuro. Fazendo jus ao status de um dos principais intelectuais contemporâneos e grande defensor da democracia, o autor acredita que o futuro pode reservar uma emergência de Estados autoritários, mas por outro lado uma exigência da sociedade de uma reforma em favor da assistência universal à saúde e a emergência do estado de bem-estar social.

Natália Tamura
Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Educação, Arte e História da Cultura, especialista em Gestão da Comunicação, bacharel em Relações Públicas e professora no MBA da Aberje

How to Lead: Wisdom from the World's Greatest CEOs, Founders, and Game Changers (English Edition) - eBooks em Inglês na Amazon.com.br HOW TO LEAD: Wisdom from the world’s greatest CEOs, Founders and Game Changers
David M. Rubenstein (Simon & Schuster)David Rubenstein é sócio-fundador de um fundo de investimentos muito conhecido mundialmente, The Carlyle Group, e tem um programa de entrevistas no qual fala com líderes de todas as indústrias. O compilado dessas entrevistas deu origem ao livro. São conversas com personalidades destacadas de áreas muito distintas ‒ do entretenimento, com Oprah Winfrey, ao sistema jurídico, com a juíza Ruth Bader Ginsburg, falecida em setembro de 2020 ‒ sobre trajetória de carreira, as maiores dificuldades que enfrentaram e a forma como lideram. Claro que não há espaço para algo muito profundo ‒ até porque são muitos entrevistados, mas a obra é bastante interessante para conhecer o estilo de cada um e entender como essas pessoas, tão bem-sucedidas, usam suas habilidades de comunicação para liderar seus negócios e atividades.

Paula Nauhardt
Diretora de Marketing e Comunicação para a América Latina da Saab do Brasil

Think Again: The Power of Knowing What You Don't Know (English Edition) - eBooks em Inglês na Amazon.com.br THINK AGAIN: The Power of Knowing what You Don’t Know
Adam Grant (Random House)Este é um livro incrível, denso e que nos convida a refletir sobre uma série de temas. Reforça a importância de pensar diferente (“fora da caixa”) e principalmente saindo
de nossa zona de conforto, tendo em vista que muitas vezes preferimos o conforto da convicção ao desconforto da dúvida. Podemos ter sempre uma segunda e/ou terceira opiniões. A obra também enfatiza a importância de pensarmos como “cientistas”, de fazermos as perguntas corretas e de termos sempre a curiosidade presente. E que talvez estarmos errados diante de um tema pode ser uma dádiva, uma oportunidade de nos abrirmos a novas visões.

Carlos Parente
Diretor da Midfield Consulting e coordenador do Programa Avançado de Relações Institucionais e Governamentais da Escola Aberje

O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo | Amazon.com.br O NOVO ILUMINISMO: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo
Steven Pinker (Companhia das Letras)Quando alguém como Bill Gates aponta um livro como seu mais novo favorito, as expectativas antes de lê-lo vão ao alto. A obra de Steven Pinker, felizmente, corresponde a essas expectativas. A intenção do autor com a obra é mostrar que vivemos na melhor era de todos os tempos. Mas, em meio ao mundo calamitoso que nos é apresentado nos noticiários, de onde vem esse otimismo? É tudo uma questão de perspectiva. Embora ainda existam tragédias e grandes problemas em nossa sociedade, ao comparar com outras épocas, os dados mostram que o mundo vem melhorando constantemente desde o movimento iluminista do século 18.
A valorização da ciência, do racionalismo e do humanismo que marcou o iluminismo nos trouxe até a realidade atual: taxas de violência, fome e pobreza em sua maior baixa na história. Steven Pinker não fecha os olhos para os problemas atuais de nossa realidade, apenas os coloca ‒ em sua obra ‒ em perspectiva, analisando dados para comparar progressos em diversas áreas. Ainda temos muito a evoluir, isso é fato, mas não é justo dizer que já não percorremos um longo caminho evolutivo.

Jorge Duarte
Gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa, professor e curador do Programa Avançado em Comunicação Pública da Aberje

 Conheça os mais recentes lançamentos da Aberje Editorial

 

COMUSICAÇÃO – O SOM DO SUCESSO: Lições de comunicação de 18 gênios da música
Adolfo CorujoO espanhol Adolfo Corujo, especialista
na gestão da transformação do negócio e na gestão da reputação no contexto da disrupção digital e com mais de 20 anos de trajetória profissional, é também um ardoroso fã de música, guitarrista e colecionador de vinis. Soma de sua expertise profissional com o vasto conhecimento musical, o livro é uma acurada análise sobre os bastidores do show business e como seus ensinamentos podem ajudar executivos e profissionais da comunicação em seu dia a dia. Entre os “cases” mostrados estão Bruce Springsteen, Joni Mitchell, João Gilberto, Bob Dylan, Bob Marley e os Rolling Stones. Ao longo de suas páginas Corujo deixa o academicismo de lado e nos apresenta uma leitura agradabilíssima.

 

A COMUNICAÇÃO NO COMANDO: Ferramentas para a Gestão de Ativos Intangíveis
Claudio CardosoConsultor em comunicação estratégica, tecnologia e inovação, Claudio Cardoso oferece nesse livro a visão sobre uma nova era na qual o comunicador será cada vez mais requisitado a ocupar sua posição na alta liderança. O autor aborda a crescente participação dos ativos intangíveis na composição do valor das organizações e como esse novo horizonte de possibilidades se abre para o comunicador devidamente preparado a ocupar o assento no C-Level. Cardoso estabelece uma conexão entre seus conhecimentos tecnológicos e a comunicação, criando metodologias de planejamento e avaliação com uso de novos suportes técnicos e instrumentais que permitem mensurar os impactos e os resultados de ações comunicativas praticadas pelas organizações sob a ótica de uma visão estratégica.

 

Reconhecimento que Gera Valor: Prêmio Aberje 2020 - Portal Aberje PRÊMIO ABERJE 2020 ‒ Reconhecimento que Gera Valor

O livro do Prêmio Aberje 2020 traz o resumo dos 69 vencedores de suas 16 categorias, regionais e nacionais, da edição passada ‒ que foi totalmente reformulada, com um novo regulamento e novas categorias e realizada integralmente online da inscrição à premiação final. A obra também destaca os profissionais e veículos de imprensa homenageados na edição, além dos Prêmios Especiais, e revela a nominata da qualificada comissão de jurados, fundamentais para a assertividade do julgamento e do resultado final.