17 de setembro de 2021

Veracel realiza ações de apoio ao Dia Mundial da Limpeza e incentiva a destinação correta de pilhas e lâmpadas

A companhia é uma das apoiadoras das ações de limpeza e conscientização promovidas pelo Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro

Pelo terceiro ano consecutivo, a Veracel Celulose, indústria localizada na região da Costa do Descobrimento, na Bahia, apoia as ações no Dia Mundial da Limpeza no próximo sábado, 18 de setembro, em parceria com o Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro (BA). Neste ano, a companhia irá realizar a coleta e a correta destinação de lâmpadas e pilhas dos ecopontos da cidade. Já em Belmonte, onde opera a logística marítima de sua celulose, a Veracel doará camisetas, sacos de lixo e luvas para os voluntários engajados na ação de limpeza das praias da região e também fará a destinação dos resíduos recolhidos.

“Para a Veracel, é muito importante trabalhar junto à comunidade em ações que contribuam com a correta destinação dos resíduos, fazendo a diferença na conscientização de todos sobre o seu papel no meio ambiente, começando pela coleta seletiva em nossas casas e ambientes de trabalho”, destaca Virgínia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental da Veracel. “Neste ano, a empresa está contribuindo para a correta destinação de lâmpadas e pilhas, itens que precisam ser descontaminados antes da reciclagem, tendo em vista que possuem elementos químicos muito prejudiciais ao meio ambiente se descartados aleatóriamente”, finaliza Virginia.

Lâmpadas e pilhas são resíduos muito comuns que, quando descartados de forma inadequada, causam grandes impactos ambientais pelas substâncias químicas que os compõem. As lâmpadas precisam de cuidados ao ser descartadas para que não haja fuga de vapor de mercúrio. Quanto às pilhas – que o Brasil produz cerca de 800 milhões de unidades por ano, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – o problema reside em seus quatro principais metais pesados: mercúrio, cádmio, chumbo e manganês.

Assim como em 2020, as ações deste ano estão sendo realizadas em parceria com uma escola de mergulho para limpezas subaquáticas, bem como em grupos mais restritos para as limpezas das praiais para evitar aglomerações. Com isso, o grande foco da campanha é a conscientização das pessoas para realizarem a coleta seletiva e a separação de resíduos dentro de suas residências. Cada voluntário poderá participar da ação fazendo a separação dos resíduos em suas próprias casas e, em seguida, realizando o descarte ecologicamente correto nos Ecopontos e Drive Thru destinados para a ação.

“O dia mundial da limpeza representa mais que um evento onde se direciona os resíduos ao seu destino correto. Na verdade, é um dia que ocorre a maior ação cívica socioambiental do mundo. É um importante momento de mudanças de hábitos e de repensar nosso comportamento e deveres frente ao meio ambiente. Além disso a união em prol do mesmo objetivo acende uma luz de esperança de poder mudar a realidade de poluição que o mundo vivencia hoje”, destaca Lisianne Meira Maia Gama, advogada e presidente do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro (BA), coordenadora do projeto Plogging, líder de Time do Dia Mundial da Limpeza em Porto Seguro e voluntária do projeto no Brasil. “A comunidade está diretamente ligada a poluição, através de hábitos ruins tanto individuais quanto coletivos. Sendo assim, através da educação ambiental e levando a consciência sustentável para a população podemos reverter essa situação e transformar o mundo em um lugar melhor”, reforça ainda Lisianne.

Os interessados em participar da ação dentro de casa podem se cadastrar como voluntários diretamente pelo site do Dia Mundial da Limpeza e escolher entre uma das atividades propostas: Limpeza ambiental, em que os cadastrados receberão um link com a orientação para separação dos resíduos ou eliminação dos focos de dengue; Limpeza Mental, em que os cadastrados receberão um link com cursos gratuitos como meditação, yoga, hortas, etc; Limpeza Digital, com orientações para a limpeza de materiais que causam uma grande emissão de CO2 (mais informações no site) e Limpeza Solidária, em que as pessoas devem identificar o que não tem mais serventia e que esteja em boas condições para serem doadas para instituições.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *