Unilever realiza projeto para inclusão racial em áreas de tecnologia
Na primeira edição, seis colaboradores da empresa ganharam bolsas de estudos para bootcamps da Ironhack
Para alavancar o número de pessoas pretas, amarelas e indígenas na área de tecnologia da Unilever, a empresa lançou o projeto piloto “Tech Racial Inclusion Program”, que concede bolsas estudos da Ironhack, escola global de tecnologia e programação, para especialização de colaboradores dos grupos considerados minoritários. Os funcionários que demonstraram interesse nos bootcamps passaram por um teste de lógica e os seis que tiveram melhores resultados foram selecionados – quatro da área de Customer Development e dois da área de Supply Chain.
“O projeto piloto foi um sucesso, além dos profissionais que se formaram estarem concorrendo a vagas voltadas para áreas de tecnologia na empresa, eles estão fomentando a criação de um grupo para que mais pessoas com interesse no tema possam trocar informações e crescer junto. Esse é um dos motivos pelo qual o projeto foi tão importante. Além de contribuir para a formação desses talentos negros, fomentamos a cultura analítica, digital e de dados na Unilever, reforçando a importância no contexto atual e para o futuro” explica Laís Franco, HR Business Partner da Unilever.
O projeto foi idealizado em conjunto com a Ironhack com o intuito de aumentar o pipeline de talentos de diversidade racial para áreas de tecnologia. “A ação afirmativa teve como premissa a seleção de funcionários com interesse e aptidão para assuntos voltados a dados e tecnologia e embasada na autodeclaração. Essa foi a primeira edição do projeto, que terá outras edições”, completa Laís.
Para Josanias Oliveira, CD Coordinator e um dos contemplados pelo Tech Racial Inclusion Project, o bootcamp de Data Analytics o ajudou a enxergar mais longe e ter uma nova compreensão de mineração, extração, tratamento e carregamento de dados. “Eu sempre gostei de dados e, de uma certa forma, sempre tentei trazer essa paixão para as posições que atuei. Já estou mirando algumas posições no time de BI da empresa, para poder aplicar o conhecimento adquirido, que é mega extenso e detalhado. Mas, mesmo assim, tenho idealizado projetos que podem já contribuir com meus pares no time em que atuo no momento”, completa o profissional.
Como funciona o bootcamp
Os colaboradores optaram pelos bootcamps de Web Development e Data Analytics, da Ironhack no formato part-time. No programa part-time os alunos tiveram aulas noturnas em dois dias da semana (terça e quinta-feira) e diurnas aos sábados. No programa de tempo integral, os alunos têm aulas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, além de trabalhos extras fora desse período. Em ambas as modalidades, desde o primeiro dia, os estudantes são orientados a desenvolverem seus próprios projetos e exercícios baseados em casos reais.
“É um programa realmente intensivo, perfeito para quem deseja mudar de carreira ou ingressar no mundo da tecnologia rapidamente. As aulas são ao vivo e o treinamento é prático, orientado por especialistas que conciliam a função de professores com o trabalho nas suas próprias empresas ou projetos. Todo o conhecimento do bootcamp poderá ser aplicado na atuação dos colaboradores da Unilever”, explica o General Manager Americas da Ironhack, Alexandre Tibechrani.
De acordo com os últimos resultados publicados pela escola (em julho de 2020), 89% dos estudantes estavam empregados no prazo de 180 dias após a graduação.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto