Adriana Aroulho

Presidente, SAP Brasil

Adriana Aroulho é presidente da SAP Brasil desde agosto de 2020, após atuar como Chief Operation Officer (COO). Está na companhia desde 2017, quando chegou para liderar a Plataforma Digital Empresarial no País. Como vice-presidente da área, posicionou a organização em um patamar mais elevado, com projetos relevantes e estratégicos em licenças e forte crescimento em cloud.

Em janeiro de 2019, assumiu a posição de COO com o desafio de trazer crescimento sustentável e garantir a satisfação dos clientes. Seus esforços foram fundamentais para elevar o Brasil a Unidade de Negócios de 2019 na América Latina, que por sua vez foi a Região do Ano em toda a SAP.

Adriana é conhecida por sua visão de integração entre equipes, capacitação e disciplina nos processos. Seu principal olhar é para as pessoas, com especial atenção aos temas de diversidade e inclusão. Antes da SAP, esteve por 22 anos na HP/HPE, onde ocupou diversos cargos de liderança.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIA (Fundação Instituto de Administração, USP). Em 2015, Adriana alcançou o Stanford Innovation and Entrepreneurship Certificate, pela Stanford School of Business

Amanda Ferreira

Embaixadora de Diversidade e Inclusão da Via Varejo

Pós graduada em gestão administrativa e finanças. Já teve passagem pela Natura Cosméticos. Já atuo em projetos como a Feira Preta. Faz parte da Comissão de Mulheres do Carnaval de Rua, no eixo de violência e proteção das mulheres. Faz parte da Coalizão Negra de SP. Descobriu na diversidade e inclusão sua missão e hoje é gerente e embaixadora da Diversidade e Inclusão na Via Varejo.

Ana Paula Oliveira

Gerente de Comunicação para South América na área de Ingredientes Alimentícios da Cargill

Atua na área de Comunicação Corporativa há 23 anos. É jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com Pós-graduação em Economia e Jornalismo Internacional pela PUC-SP e Mestrado em Comunicação e Inovação de Interesse Público - Estudos em Jornalismo de Dados - pela USCS. Foi Repórter e Editora de Tecnologia, Negócios, Commodities e Economia por 6 anos de 2001 a 2007. Vencedora Nacional de dois Prêmios Embratel Press em 2002 e 2006 - Cobertura específica para telecomunicações. Trabalhou em agências especializadas em Comunicação Corporativa, RP, Comunicação Interna, Crise e Mídias Sociais para empresas como SAP, HP, Qualcomm, A.T. Kearney, Copersucar, Claro-Embratel, Bradesco Seguros, Cargill, Pure Storage, FICO, Grupo Gartner e Casas Pernambucanas, entre outros. Professora Universitária de Comunicação Corporativa, Jornalismo de Dados, Webjornalismo e Jornalismo Científico e Econômico no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Municipal de SCS - USCS. Ana Paula está na Cargill desde abril de 2019 como Gerente de Comunicação para South America na área de Ingredientes Alimentícios / FIBI.

Anthony Gooch

Diretor de Relações Públicas e Comunicações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Foi nomeado Diretor de Relações Públicas e Comunicações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em abril de 2008. Antes disso, chefiou as operações de Mídia e Diplomacia Pública da Comissão Europeia no Reino Unido, promovendo as principais iniciativas de políticas globais da UE em questões como Mudanças Climáticas. Entre 2003 e 2006, ele esteve em Washington DC, liderando as operações de Diplomacia Pública e Mídia da Comissão nos Estados Unidos, concentrando-se nas relações comerciais UE-EUA, casos de concorrência como Microsoft, iniciativas globais de energia e meio ambiente da UE, negociações bilaterais sobre o Open Céus e questões de segurança interna. De 2002 a 2003, foi bolsista visitante da UE na Escola Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles, ensinando e pesquisando sobre questões de globalização. Ele é membro do Centro de Diplomacia Pública da USC desde 2005. Entre 1999 e 2002, atuou como porta-voz do comércio da UE e consultor especial do então comissário-chefe de comércio da UE, Pascal Lamy, participando de reuniões ministeriais da OMC em Seattle e lançando a Rodada de Doha, negociando a entrada da China na OMC, acordos de livre comércio com a América Latina. e países africanos, lançando a Iniciativa Tudo Menos Armas e trabalhando para melhorar o acesso a medicamentos que salvam vidas para os países mais pobres do mundo. De 1995 a 1999, ele se especializou nas relações da UE com a América Latina, coordenando a equipe de negociação da UE para garantir um Acordo Global e um TLC com o México. Antes de ingressar na Comissão Europeia, trabalhou para uma consultoria estratégica em assuntos públicos da UE e como jornalista freelancer. Ele é pós-graduado (DEA) em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Institut d'Études Politiques de Paris e possui mestrado em História Moderna pela Universidade de Cambridge.

Bianca Minguci

Gerente de Contas da Nexis Solutions e especialista em soluções de monitoramento de mídia

Graduada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e especializada em Economia Comportamental pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Iniciou sua carreira na LexisNexis – Nexis Solutions como responsável por ações e estratégias de Marketing no Brasil e hoje atua como gerente de contas, especializada em soluções de inteligência de mídia, com foco na expansão nacional. Presta atendimento consultivo para ajudar executivos de grandes empresas na tomada de decisão estratégica.

Carol Prado

Head de Comunicação Intel Brasil & Canadá

Comunicação faz parte de sua essência! Com mais de 10 anos de experiência na área de comunicação corporativa – atuando em projetos em comunicação externa e interna, marketing digital, endomarketing, marketing de influência e gerenciamento de crises, Carolina tem uma ampla experiência no mundo corporativo e no desenvolvimento de estratégias de comunicação e relacionamento com públicos estratégicos. Sua carreira foi muito pautada por experiência em diversos segmentos da indústria de tecnologia e games, mas também Carolina possui vivência em áreas de turismo, entretenimento, energia e saúde. Atualmente, além de liderar a área de Comunicação da Intel no Brasil e Canadá, é responsável pelo Comitê de Diversidade e Inclusão (D&I) e líder do programa de voluntariado corporativo, Intel Involved, ambos no Brasil. Essa foi uma forma que encontrou de unir duas áreas de seu interesse a sua experiência ao conduzir e planejar variadas atividades de D&I e voluntariado corporativo no país.

Caroline Colunna

Gerente de Comunicação Corporativa da Via Varejo

Com mais de 15 anos de experiência em comunicação e apaixonada pelo varejo, atuo como Gerente de Comunicação Corporativa da Via Varejo e faço parte desse time há quatro anos. Anteriormente, fiz parte da equipe de Comunicação do GPA, onde fiquei por seis anos. Integro o Comitê de Comunicação ESG, da Aberje e sou graduada pela Universidade Anhembi Morumbi.

Claudio Luiz

Diretor de Evangelismo da Cortex

Jornalista de formação, especializado em ciência de dados, tem trabalhado com mensuração e análise de mídia para estratégia de comunicação desde 2006. Ocupou cargo de coordenador em análise de mídia na CDN e foi diretor da .Map, do Grupo In Press. Hoje, tem o desafio de ser Evangelista na Cortex Intelligence, usando inteligência de dados - ciência de dados e Big Data - para ajudar executivos na tomada de decisões. Atende atualmente grandes clientes, como FCA, SulAmérica, Instituto Ayrton Senna, Grupo Boticário, Grupo CPFL, Grupo CCR, entre outros.

Cristiana Xavier de Brito

Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para América do Sul

Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para América do Sul, onde atua há 7 anos, a executiva Cristiana Xavier de Brito responde pelas áreas de Comunicação Corporativa, Relações Governamentais, Sustentabilidade e a Fundação Espaço Eco, mantida pela empresa. Integra o Comitê Executivo para América do Sul e faz parte do time Liderança Global de Relações Institucionais da companhia.

Cristiana acumula mais de 25 anos de experiência em Relações Públicas, Marketing e Sustentabilidade e em 2018 publicou o livro "Mulher Alfa", sobre Liderança Feminina com intuito de promover diversidade e inclusão e é co-autora do livro Gestão de Reputação, da Aberje Editorial.

Antes de ingressar na BASF, passou por empresas nacionais e multinacionais: HP, Klabin e SAP. A executiva é membro do Conselho Consultivo da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, da Fundação Espaço ECO e da Aberje.

David Grinberg

Vice-Presidente de Comunicação Corporativa do Mcdonald's (Arcos Dourados) para a América Latina

David Grinberg, 42 anos, é Vice-Presidente de Comunicações Corporativas e está na Arcos Dorados desde 2010, quando chegou como Gerente de Marketing Esportivo, para coordenar a equipe multidisciplinar que liderou a implementação do patrocínio do McDonald's tanto da Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, como dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em fevereiro de 2016, David assumiu a Diretoria de Comunicações da Divisão Brasil. Sob sua liderança, a Divisão Brasil a empresa recebeu, por duas vezes consecutivas, o prêmio Great Place to Work na categoria "Comunicação com Funcionários" e foi reconhecida como a empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas no Brasil em 2018, na categoria Varejo. Em nível pessoal, David foi ganhador do Prêmio del Presidente da Arcos Dorados em 2013, em 2015 recebeu o título de Profissional de Marketing Esportivo do Ano, pelo Meio&Mensagem e, em 2017, foi reconhecido como o Comunicador do Ano pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial. David é Bacharel em Comunicação Social pela FIAM e pós-graduado em Comunicação Corporativa pela Fundação Cásper Líbero. É autor do livro "Rotina de Ferro" (ed. Planeta), em que relata como o esporte o ajudou a superar um Câncer agressivo, em 2018.

Diana Rodrigues

Diretora de Marketing da TOTVS

Executiva responsável por toda a estratégia de Marketing e Comunicação da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil e uma das 25 marcas mais valiosas segundo ranking da Interbrand. Com mais de 18 anos de experiência na área, passou por grandes marcas nacionais como Itaú Unibanco e Grupo Silvio Santos. Atualmente lidera um time com mais de 60 profissionais, respondendo pela estratégia de marca e geração de demanda da companhia. Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, cursou MBA na Escola Superior de Propaganda em Marketing e especializou-se em Comportamento do Consumidor e Branding pela mesma instituição. Iniciou sua carreira na área de comunicação do Grupo Silvio Santos, onde atuou por quatro anos. Por sua experiência em marketing cultural e incentivos fiscais ingressou no mercado financeiro, no Itaú-Unibanco, onde ficaria por oito anos. Nesse período, participou de projetos importantes como a mudança de marca e posicionamento do Unibanco, a concepção de projetos culturais como os Espaços Unibanco de Cinema e a primeira apresentação pública da Orquestra Sinfônica do Estado de SP no Parque do Ibirapuera. Também participou ativamente de todo o processo de comunicação interna e externa decorrentes da fusão dos bancos Itaú e Unibanco. Na TOTVS, é responsável pela área de Marketing e Comunicação Brasil e América Latina.

Edvaldo Vieira

CEO da Amil

Edvaldo Vieira é o Chief Executive Officer da Amil, uma empresa do UnitedHealth Group Brasil. Como membro do ELT (Executive Leadership Team), ele agrega ao time toda a sua expertise na liderança de áreas de operações, experiência ao cliente, transformação digital e projetos e na gestão de pessoas, especialmente com base em sua vivência anterior em empresas globais renomadas.

O executivo veio da Metlife, onde era responsável pelas áreas de Operações de Seguros de Vida; Fundo Odontológico e Previdência; Cobrança; Comissão; Call Center; Gerenciamento de Sinistros; e Atendimento ao Cliente, também respondendo pela área de Transformação de Negócios e pelo escritório de gerenciamento de projetos da empresa. Em suas passagens pelos bancos HSBC (Brasil e América Latina) e Citibank (Brasil e Tampa), foi responsável pelas áreas de Operações, compostas por Seguros; Cartões de Crédito; Folha de Pagamento; Auto Finance; Processos e Suporte de Agências; Tesouraria; Corretagem; Custódia Internacional e Local; Comércio e Câmbio; Câmaras de Câmbio; e Centros de Atendimento para Clientes Corporativos.

Edvaldo é bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN) e possui Master em Administração e Negócios pelo Ibmec/Insper, com especialização em Liderança de Alta Performance pelo INSEAD e Fundação Getulio Vargas (FGV-CEO).

Ellen Dias

Assessora de imprensa e responsável pelo monitoramento de mídia na Stellantis

Jornalista e historiadora, assessora de imprensa e responsável pelo monitoramento de mídia na Stellantis (empresa criada a partir da fusão da FCA e PSA). Trabalhou anteriormente na Gazeta Mercantil, Governo do Estado de Minas Gerais e CDN.

Guido Sarti

Head de Data Intelligence e Storytelling da CCR

Profissional com mais de 10 anos de experiência em Business Intelligence focada em Marketing. É responsável pela integração de dados qualitativos e quantitativos nos processos de planejamento, UX/ID, mídia e disciplinas criativas. Durante sua experiência, trabalhou em projetos que permitiram desenvolver estratégias para clientes como Natura, Itaú, Vivo, Google, Nike, RockInRio, RedBull, MasterCard e Netflix. Começou a carreira na R/GA, logo que a agência chegou ao mercado brasileiro, sempre no universo de data e analytics vem utilizando dos dados para melhorar a eficiência dos processos e capacidades estratégicas através do desenvolvimento de soluções criativas. Trabalhou no lançamento do Nike Fuel, projeto que ampliou as vendas e o conhecimento da Nike sobre seus consumidores e também no relançamento da Perfumaria Natura, projeto que promoveu a recuperação da liderança no mercado mais pulverizado de perfumaria do mundo.

Helena Alonso

Líder de Comunicação Corporativa para a Dow no Brasil

Entre suas responsabilidades estão a gestão da comunicação interna e externa com foco na consolidação da reputação da companhia e no engajamento de funcionários e stakeholders em ações alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia no país. A executiva ainda apoia ao presidente para a América Latina e é ponto focal das comunicações de crise para o Brasil. Com 14 anos de experiência, Helena começou sua jornada como estagiária da Dow na unidade do Guarujá e, desde então, ocupou diferentes posições dentro da área de Comunicações com foco corporativo e em portfólio de negócios, incluindo a participação em um programa de desenvolvimento de talentos atuando como comunicadora de marketing global para o mercado de Cuidados Pessoais na sede da empresa em Midland, Michigan, nos Estados Unidos. Helena é graduada em Relações Públicas pela Universidade Católica de Santos e tem um curso de extensão em Gestão da Hospitalidade pela University of Central Florida.

Jerome Cadier

CEO da LATAM Brasil

Jerome Cadier é o CEO da LATAM Brasil. Desde 2013, ele está no Grupo LATAM. Em Santiago do Chile, foi Vice-Presidente Sênior de Marketing do Grupo, sendo responsável pelas áreas de comunicação e branding, programa de fidelidade, experiência de viagem, business intelligence e digital para todo o Grupo LATAM. Anteriormente, o executivo trabalhou para a Whirlpool na área de vendas, tendo sido VP de Marketing e, posteriormente, CEO da companhia para a Oceania. Também atuou por oito anos na McKinsey Brasil. Jerome é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Northwestern University.

José Salibi Neto

Co-Fundador da HSM e co-autor de “Gestão do Amanhã”, e “O Novo Código da Cultura”, além de seu livro mais recente “Algoritmo da Vitória”

Salibi é coautor do livro Gestão do Amanhã, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo. Em 2019, seu livro O Novo Código da Cultura entrou para a lista de best-sellers na segunda semana do seu lançamento. Salibe conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com os principais pensadores da gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani. É cofundador da HSM, empresa líder em educação executiva e atualmente atua na JSN Palestras & Mentoria como palestrante em eventos por todo o Brasil, dedicando-se a ajudar empresas e profissionais a atingir seu potencial máximo e tomar decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras

Juliana Gomes

Trainee da área de Crédito e Cobrança Brasil

Dona de propósitos inspiradores e ações inovadoras, está concluindo sua graduação no curso de economia na PUC – SP. Iniciou a sua carreira em empresas multinacionais, o que lhe forneceu novas perspectivas para o seu melhor desenvolvimento pessoal e profissional. Iniciou sua trajetória na Bayer em tecnologia da informação e atualmente é Trainee da área de Crédito e Cobrança Brasil, sendo responsável pelo engajamento e transformação digital de ações internas do time.

Kaíke Nanne

Jornalista, diretor de redação da Revista Oeste e conselheiro da Bites

Jornalista, atuou em publicações como Veja, Época e Playboy. Foi publisher nos grupos Abril, Time Warner e HarperCollins. Tem especializações em Marketing (FGV) e em Gestão (FDC).

Luciana Coen

Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicações Integradas, Jornalismo, Mídias Sociais, Relações Públicas e Sustentabilidade, Luciana Coen é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA em Comunicações Corporativas pela Syracuse International e Fundação Getúlio Vargas em Assuntos e Comunicações Corporativas. Trabalhou como repórter e editora de veículos especializados em tecnologia como Computer World e CIO Magazine. Desde maio de 2014 é Diretora de Comunicações Integradas e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. É membro do Conselho da Associação Brasileira das Comunicações Corporativas (Aberje) e dos Comitês de Comunicação da AHK e de Sustentabilidade Amcham-SP.

Luiz Gustavo Mariano

Sócio e membro do Comitê Executivo da FLOW Executive Finders

Consultor de Executive Search desde 2005, Mariano iniciou carreira como trainee no mercado financeiro, passou pela EY na área de consultoria a empresas de capital aberto e instituições financeiras. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Economia pela University of Hawaii, Estados Unidos e pós-graduado na FGV-SP. Atualmente Mariano é sócio e membro do Comitê Executivo da FLOW Executive Finders, membro do Conselho de Administração da 2W Energia, membro do Conselho de Administração e do Comitê de Gente e Gestão do Instituto Rede Tênis Brasil e do Instituto ProA.

Marc Reichardt

Presidente do Grupo Bayer Brasil

Marc Reichardt é presidente do Grupo Bayer Brasil desde setembro de 2018. É formado em Engenharia Agronômica pela Escuela Técnica Superior de Ingenieria Agraria, na Espanha, mesmo local onde também concluiu seu mestrado. Iniciou suas atividades na Bayer em 1985, como representante de vendas na Bayer Hispania AS. O executivo trilhou uma carreira de sucesso na companhia, passando por países como Polônia, Alemanha e Argentina, além do Brasil. Ele também conta com uma experiência de dez anos no mercado brasileiro. De 2003 a 2013, presidiu a divisão Crop Science para Brasil e Mercosul. Posteriormente, foi nomeado para o Comitê Executivo da Bayer Crop Science como Chefe de Operações de Negócios para América Latina entre 2006 e 2013. Antes de voltar ao Brasil para assumir a presidência da Bayer no país, Marc foi membro do Conselho Executivo da divisão Crop Science da Bayer AG, na Alemanha, responsável mundialmente pelas Operações Comerciais Agrícolas, entre 2014 e agosto 2018.

Mario Laffitte

Vice-Presidente de Relações Governamentais, Comunicação Corporativa, Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social Corporativa na Samsung América Latina

Na Samsung desde dezembro de 2013, Laffitte lidera atualmente as atividades da líder global em tecnologia nas áreas de Marketing, Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social nas sete subsidiárias da companhia na América Central e do Sul (localizadas no México, Panamá, Colômbia, Peru, Brasil, Argentina e Chile).

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná e com pós-graduação em Gestão pela FGV, o executivo atua nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas há mais de 15 anos. Em sua trajetória profissional, assumiu cargos de gestão em importantes empresas, entre elas destaque para o setor automobilístico.

Pâmela Vaiano

Diretora Sênior de Comunicação e Responsabilidade Social da 99

Com 19 anos de experiência, desempenhou diversas posições em relações públicas e public affairs em grandes empresas do setor de saúde, como Novartis, Johnson & Johnson e GSK, nessa última como Diretora de Comunicação para América Latina. Por seis anos, liderou a Alude Comunicação Colaborativa, consultoria que fundou e atuou à frente de contas como Walmart, Janssen, PageGroup, Abimed, Johnson & Johnson, Sandoz e Novartis.

A executiva é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui especialização em Globalização e Cultura, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Economia Empresarial, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE/USP e Master em Economia e Gestão pela Université Pierre Mendès France, de Grenoble, na França.

Patricia Leung

Líder de Employer Branding, University Relations & Onboarding

Uma entusiasta do futuro formou-se em administração iniciando sua carreira em finanças – área que exerceu por muitos anos a profissão. Entretanto, em 2019, migrou para a área de Recursos Humanos em busca de um propósito e impacto mais amplo liderando Employer Branding, University Relations & Onboarding, sendo responsável também pelos programas de novos talentos da organização.

Paulo Andreoli

Chairman MSL LATIN AMERICA, CEO e Presidente da MSL Andreoli

Reúne uma ampla experiência como jornalista, executivo e empresário. Foi por dois anos consecutivos considerado um dos mais influentes profissionais da indústria de PR no mundo pela prestigiada publicação PRWeek. É membro do board global da MSL, Chairman Latin America. Em 1994, ao deixar a Diretoria para Assuntos Corporativos do Grupo "O Estado de S. Paulo", fundou a Paulo Andreoli & Associados, agência pioneira em Corporate Affairs no Brasil. Hoje, MSLGROUP Andreoli, agência que integra a rede global de Public Relations do Publicis Groupe. Graduado em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política, instituição complementar à Universidade de São Paulo, Paulo fez extensão universitária e especialização em Física Nuclear no Instituto de Física (USP); em Direito Internacional (com foco em Direito Nuclear), na Faculdade de Direito (USP); e em Comércio Internacional, pela Konrad Adenauer Fundation, em Bonn, na Alemanha. Entre 1972 e 1982, trabalhou como repórter de Economia & Negócios em O Estado de S. Paulo. Em 1979, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, após flagrar as exportações brasileiras de urânio para o Iraque. É membro do board do Fernand Braudel Institute of World Economics e foi country chairman da International Public Relations Association no Brasil e membro do comite executivo do Instituto Carlyle.

Paula Sayão Carvalho Araújo

Diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil S/A

Paula Sayão é Diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Membro da Diretoria Executiva de Inovação da Febraban e Conselheira de Marketing e Produtos da Elo e Grupo EloPar. Lidera as estratégias de comunicação institucional e mercadológica para os públicos interno e externo, gerenciando as ferramentas de marketing e comunicação, sempre com o propósito de zelar pela imagem e a marca do Banco do Brasil. Em sua trajetória no BB atuou também como Diretora de Negócios Digitais, liderando a estratégia e os projetos de transformação digital e inovação, com foco na experiência digital do cliente BB, a gestão da interação com o cliente e desenvolvimento de novos negócios digitais no contexto de banco aberto, objetivando a geração de valor. Formada em Economia e com MBA em Marketing e Comunicação, Paula dedicou ao longo de sua carreira no Banco, mais de 10 anos, na gestão do Marketing do Banco do Brasil. Dirigiu o Centro Cultural do Banco do Brasil, importante plataforma de construção da marca BB, envolvendo patrocínios, eventos e campanhas voltadas à cultura. Como Executiva na Diretoria de Marketing foi responsável pela mídia, planejamento e gestão da marca BB. No Marketing implementou as plataformas de conversação digital e mesas de performance do Banco, que hoje operam sob sua gestão na Diretoria de Negócios Digitais.

Pedro Alves

Diretor de Comunicação Corporativa da Mastercard Brasil e Cone Sul

Pedro tem 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com experiência internacional em empresas B2B em marketing digital, relações institucionais, imprensa e comunicação interna. É formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, MBA pela Fundação Dom Cabral e especialização em História da Arte pela Escola PanAmericana. Pedro está na Mastercard desde 2017 como Diretor de Comunicação para Brasil e Cone Sul, responsável por consolidar a área de Comunicação com Marketing, desenvolvendo uma abordagem de estratégica 360. Antes disso, ele foi responsável pelo marketing digital e publicidade da GE na América Latina. Em 2016, Pedro liderou o patrocínio de ativação da GE para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Em 2006, Pedro iniciou sua carreira em Comunicação Corporativa em empresas como Cadbury Adams, Suzano Holding, Duke Energy, LVBA e Ateliê de Eventos. Além disso, Pedro foi nomeado, em 2019, TOP 10 em Comunicação no Brasil pela PR SCOPE; em 2020, esteve em 2º lugar como Executivo de Comunicação Corporativa da região Sudeste pelo Prêmio Top Mega Brasil; TOP 10 RP pelo Conselho Regional de Relações Públicas; e palestrante do TEDx da UFABC.

Roberto D'avila

Jornalista, Empresário e Diretor Geral do Conexão Roberto D'Avila

É bacharel em Direito, formado pela Universidade de São Paulo e em História pela Universidade de Paris, Faculdade de História Jussieu – Paris VII França (1973/74). Seu interesse pelo jornalismo iniciou-se quando integrou o Centro de Formação de Jornalistas de Paris - Escola de Jornalismo França (1974 e 1975) e em 1996 frequentou a Universidade Harvard, como aluno visitante, em Ciências Políticas. Começou na TV com o programa "Abertura", dirigido por Fernando Barbosa Lima e exibido pela extinta Rede Tupi. Foi correspondente em Paris entre 1976 e 1979. Já em 1980 torna-se apresentador e diretor de Jornalismo dos programas Canal Livre da Rede Bandeirantes de Televisão e em 1982 Um Nome na História da Rede Educativa De Televisão. Já na Rede Manchete de Televisão, dirige e apresenta os programas, Conexão Internacional, Diálogo, Persona. Entre 1984 e 1990 atua como supervisor das séries Xingu, Kuarup, Os Brasileiros e o Japão, Uma Viagem no Tempo. Em 1998 inicia seu trabalho como apresentador e diretor do programa Conexão Roberto D'Avila na TV Cultura[1], teve uma curta passagem pela Rede Record, também foi transmitido pela Band, em 2008 passa a ser transmitido pela TV Brasil. No dia 23/03/2014 iniciou no canal de notícias Globo News o programa Roberto D'Avila, tendo como primeiro entrevistado o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.

Sérgio Piza

Diretor de Gente e Gestão, Comunicação e TI da Klabin

Expert na definição e no desenvolvimento de estratégias de Capital Humano que alavancam o desempenho do negócio e criam valor para a empresa. Expert em conduzir transformações organizacionais maximizando potencial de pessoas e times. Conduz e apoia Conselhos, líderes e empresas em fusões e aquisições, mudanças culturais, desenvolvimento organizacional e da liderança, engajamento de talentos, remuneração executiva, avaliação, e processos de sucessão. Membro externo independente do Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras (desde 2019), membro externo independente do Comitê de Pessoas, Nomeações e Governança Corporativa do Conselho de Administração da Oi (desde 2018).

Suzel Figueiredo

Conselheira na ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e sócia fundadora da Ideafix Pesquisas Corporativas

Formada em Comunicação, com especialização em Pesquisa de Opinião, Mercado e Mídia pela ESPM e Mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Atua há 20 anos também como pesquisadora e professora nos cursos livres e no MBA de Comunicação Corporativa da Aberje e na disciplina de Mensuração e Pesquisa no curso de especialização GESTCORP/ECA-USP e no MBA de Comunicação Estratégica da UFBA, tendo lecionado na FAAP, Mackenzie e Escola de Negócios Sustentare/SC e produzido conteúdo sobre Metodologia de Pesquisa para cursos de e-learning do SENAC. Dirigiu o DATABERJE por 14 anos, coordenando cerca de 30 estudos. É conselheira da ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e da ASBPM – Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia.

Vanessa Motta

Gerente de Comunicação Corporativa da Natura

Formada em jornalismo e especialista em comunicação pública, tem mais de dez anos de atuação na área de relações públicas. Reúne experiência no setor público e privado, tendo sido head de comunicação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e gerente de contas na agência Maquina Cohn & Wolf.

Na Natura há 3 anos, hoje lidera a área de relações públicas da empresa.

Viviane Custódio

Senior Copywriter na 99

Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de comunicação e moda, a profissional atua como copywriter há seis. Foi como professora na UEM que se descobriu mulher trans, graças a liberdade própria da academia. Integrou por cinco anos o time de branding do Grupo Morena Rosa e hoje é copywriter senior na área de brand experience da 99.

Viviane Mansi

Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe e Presidente da Fundação Toyota do Brasil

Diretora (Officer) de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe desde 2018. Em 2020, assumiu também a presidência da Fundação Toyota do Brasil. Em paralelo às atividades como executiva da companhia, Viviane mantém seu vínculo acadêmico e sua presença em sala de aula, como professora nas melhores escolas de negócios do Brasil. Antes da Toyota, já atuou como líder em empresas como MSD, Takeda, GE e Votorantim Cimentos. É mestra em Comunicação (Cásper Líbero), pós-graduada em Liderança (FDC) e em Negócios (FGV) e formada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Viviane tem mais de quinze livros publicados, de autoria própria, como organizadora e articulista, e publica regularmente no LinkedIn. Foi eleita como uma das top voicers pelo Linkedin, uma das melhores comunicadoras do Brasil pela Aberje e pela Mega Brasil. Viviane também é diretora da ABRH e conselheira da revista HSM Management

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