Dossiê ESG

Comunicação e o Capital Ético – como as empresas encaram os desafios ambientais, sociais e de governança e quais são seus reais impactos na economia

Revista CE Comunicação Empresarial 107 - 2021 - Ano 30

Para todos os detalhes sobre a Revista CE 107, clique aqui.

As questões ambientais, sociais e de governança colocaram o ESG como principal preocupação das empresas e da comunicação corporativa. Visto isso, o tema eleito pela Aberje em 2021 é “A Comunicação e o Capital Ético”, englobando as práticas ESG e estampando a capa da edição 107 da Revista CE Comunicação Empresarial.

Na seção Think Tank, profissionais de diferentes setores do mercado comentam a importância de adotar as práticas ESG para sucesso das organizações. Entre aprendizados e estratégias, definitivamente são pautas que vieram para ficar.

A edição apresenta ainda uma entrevista com Gillian Tett, responsável pela sessão “Moral Money” do Financial Times, matérias que passam pelos três principais pontos das estratégias ESG (Social, Ambiental e Governança), além de uma estante com oito livros para entender o mundo pós-pandemia e um especial da do Prêmio Aberje 2020.

Carta ao leitor

Há mais de um ano uma pandemia global e de proporções inéditas reconfigurou nossas vidas, as relações sociais e o mundo dos negócios. Se ela acelerou processos nas organizações, como a digitalização e a ampliação do trabalho remoto, também agilizou uma mudança profunda no entendimento do papel das empresas na sociedade, o que já vinha se manifestando há décadas.
“Responsabilidade social”, “propósito corporativo”, “marketing de causas” são alguns termos familiares à Comunicação Corporativa, que nos últimos tempos ganharam novo fôlego e abrangência conceitual com a adoção, pelos grandes investidores institucionais, dos padrões ESG – acrônimo em inglês para Environmental, Social and Governance;
em português, os fatores Ambientais, Sociais e de Governança. A preocupação das corporações com esses três pontos é tão premente que o ESG se tornou um item valioso de investimento.
De acordo com a B3, o desempenho acumulado dos índices de Sustentabilidade Empresarial, Carbono Eficiente e Governança Corporativa, desde sua criação, é maior do que o do Ibovespa – ou seja, hoje, gerar lucros para os acionistas passa exatamente pela responsabilidade social. O compromisso com os padrões ESG exige que os setores de comunicação corporativa assumam a linha de frente, uma vez que o posicionamento das organizações ressoa em sua reputação. É por isso que a Aberje elegeu como tema do ano de 2021 “A comunicação e o capital ético”. Esta revista que você tem em mãos faz parte dessa iniciativa.
Ela traz um dossiê dissecando cada uma das letras da sigla ESG e mostrando como as empresas têm se mobilizado para estar em sintonia com essas novas demandas. Na seção Think Tank, especialistas comentam sobre as principais demandas corporativas desses tempos de “novo normal”. O encarte com o Especial Prêmio Aberje 2020 – uma edição que exemplificou esta resiliência e adaptação imposta pela pandemia – destaca os vencedores do ano. E, como você poderá constatar, os 17 cases laureados trilham, à sua maneira, esse novo caminho da responsabilidade social abraçado pelas empresas.
Tenha uma boa leitura!

 

Sumário

Think Thank

  • Coerência constrói marca e reputação (Maria Claudia Bacci)
  • A importância do Capital Ético (José Maurício Fittipaldi e Marina Mattaraia)
  • ESG representa salto sustentável (Estevam Pereira)
  • É hora de agir com equidade (Eduardo Saron)
  • A sinceridade é uma moeda (Dario Menezes)
  • Trabalha e confia (Daniela Grelin)
  • Para além da propaganda (Claudio Cardoso)
Dossiê esg
  • A ética e o capital
  • Entrevista Gillian Tett: “Estamos em um ponto de virada”
  • Futuro sustentável
  • Tudo pelo social
  • A boa governança
Mais
  • Novo mundo, novas atitudes: Uma seleção dos momentos mais importantes do Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa
  • Estante: 8 livros para entender melhor o mundo pós-pandemia
  • Especial Prêmio Aberje: Os projetos e comunicadores vencedores da 46ª edição da premiação
Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial 107 - 2021 - Ano 30
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin