12 de abril de 2022

Relevância radical do comunicador é discutida em seminário da Page

Diretoria da associação volta a acompanhar presencialmente um evento da Page
###Hamilton dos Santos, Brian Lott - CCO do Mubadala e Presidente do Board da Page Society - e Paulo Nassar

Durante os dois anos de pandemia, a Aberje não parou sua agenda de encontros com instituições nacionais e internacionais. Com adaptações à realidade imposta pelo Covid-19, a associação participou de diversos encontros online para debater tendências, o “novo normal”, entre outros temas relevantes para a comunicação. Porém, pela primeira vez em dois anos, a diretoria da Aberje esteve de forma presencial em um evento da Arthur W. Page Society, maior associação de comunicação corporativa dos Estados Unidos, da qual a Aberje faz parte. A Aberje já havia marcado presença em eventos internacionais, comparecendo ao Web Summit Lisboa em Novembro do ano passado e ao 25º International Public Relations Research Conference (IPRRC), em Orlando, Flórida (EUA) em fevereiro.

Entre os dias 07 e 08 de abril ocorreu o Page Society’s Spring seminar 2022, evento anual a Page. Sediado no Brooklyn, em Nova York, o encontro deste ano teve como tema “Relevância radical: o papel do CCO na transformação da empresa moderna” e contou com a presença de Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje e membro da Page e Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje e membro da Page Up para acompanhar os insights.

No retorno dos encontros presenciais, a Page Society retoma o valioso contato interpessoal entre comunicadores globais. A presença física, o olho-no-olho e os apertos de mão com certeza são de muito valor depois de um período no qual isso não era possível. Porém, o evento foi muito além do retorno desses hábitos; a conferência ofereceu valiosos debates, interações e palestras onde nomes importantes da comunicação corporativa global trouxeram à tona a importância do CCO (Chief Communication Officer) para as organizações.

Com uma rica programação, alguns dos temas contemplados foram: insights para liderança, em palestra de Marshall Goldsmith, eleito pelo Economist como um dos conselheiros executivos mais confiáveis na nova era dos negócios; o papel do CCO para empresa trabalhar o fator social; o futuro da função de CCO. Dentre as conversas ao longo dos dois dias, vale destacar também “The Central Role of the Chief Communication Officer: A Conversation with Ken Frazier”.

Kenneth Frazier é Diretor Executivo do conselho da Merck e por muitos anos foi CEO da farmacêutica alemã. Em sua conversa com Bill Nelson no Spring Seminar, enfatizou o papel fundamental do CCO para a empresa em um mundo polarizado. Frazier iniciou dizendo que o período no qual ocupou o cargo de CCO da Merck foi o mais recompensador de sua carreira, e indicou que a função nunca foi tão importante quanto hoje “organizações são avaliadas por sua performance e seus valores”. Também apontou qual a principal função que alguém na posição de CCO deve exercer: “O papel mais importante do CCO não é representar a empresa para o exterior, mas ajudar a representar o exterior dentro da empresa”.

Kenneth Frazier e Bill Nelson no 2022 Page Spring Seminar

O encontro contou com a participação de Grazielle Parenti, VP de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da BRF. A comunicadora brasileira participou do debate “The Carbon Continuum: Moving from Compliance to Leadership”, que relacionou o papel do CCO com questões ambientais, especialmente a emissão de carbono por parte das organizações. Embora não tenha ido à Nova York, a fala de Grazielle foi transmitida ao vivo para o público presente no encontro e levou valiosos insights para a discussão.

Participação de Grazielle Parenti no 2022 Page Spring Seminar

Além de Grazielle, outras figuras da comunicação corporativa brasileira marcaram presença no evento. Nelson Silveira, Diretor de Comunicação da General Motors para América do Sul, membro da Page Up e do Conselho Deliberativo da Aberje acompanhou presencialmente o encontro. Já Flávia Sekles, Head de Comunicação do Google para América Latina além de acompanhar, fez parte da curadoria do 2022 Page Spring Seminar.

Flávia Sekles, Paulo Nassar e Nelson Silveira

Para mais detalhes sobre o evento, acesse a página oficial no site da Page, ou assista os vídeos do encontro no canal do Youtube.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *