Programa Avançado em Diversidade nas Organizações 2021 – ONLINE

Programa ONLINE de longa duração (64 horas), voltado para desenvolver as competências e habilidades necessárias à gestão da diversidade nas organizações. Diversidade é o assunto do momento e cada vez mais organizações têm se aproximado deste tema. O conteúdo atenderá às demandas de quem busca atualização no tema e também de quem pretende iniciar uma nova carreira na área. Você poderá adquirir o programa completo ou somente a aula específica.

A Bayer é parceira da Aberje no Programa Avançado em Diversidade nas Organizações. Todos os participantes receberão um presente Bayer, ao final do programa.

PROGRAMAÇÃO 2021

Aula 1 – ABERTURA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dias 8 e 10 de março de 2021 – 19h30 às 21h30h (04h totais)

Aula 2 – VIESES INCONSCIENTES – ONLINE – Dias 15 e 17 de março de 2021 – 19h30 às 21h30 (04h totais)

Aula 3 – GÊNEROS, MASCULINIDADE E AS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dias 22, 24, 29 e 31 de março de 2021 – 19h30 às 21h30 (08h totais)

Aula 4 – LGBT E AS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dias 5 e 7 de abril de 2021 – 19h30 às 21h30 (04h totais)

Aula 5 – RAÇA E AS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dias 12, 14, 19 e 26 de abril de 2021 – 19h30 às 21h30 (08h totais)

Aula 6 – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS ORGANIZAÇÕES – ONLINE- Dias 28 de abril, 3, 5 e 10 de maio de 2021 – 19h30 às 21h30 (08h totais)

Aula 7 – GERAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dias 12 e 17 de maio de 2021 – 19h30 às 21h30 (04h totais)

Aula 8 – EMPREENDEDORISMO E DIVERSIDADE – ONLINE – Dias 19 e 24 de maio de 2021 – 19h30 às 21h30 (04h totais)

Aula 9 – PUBLICIDADE, TENDÊNCIAS E GESTÃO DE CRISES – ONLINE – Dias 26 e 31 de maio de 2021  – 19h30 às 21h30 (04h totais)

Aula 10 – PLANEJAMENTO DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dias 2, 7, 9 e 14 de junho de 2021 – 19h30 às 21h30 (08h totais)

Aula 11 – DIVERSIDADE NA COMUNICAÇÃO – ONLINE – Dias 16, 21 e 23 de junho de 2021 – 19h30 às 21h30 (06h totais)

Aula 12 – INCLUSÃO DE PESSOAS TRANS NAS ORGANIZAÇÕES – ONLINE – Dia 28 de junho de 2021 – 19h30 às 21h30 (02h totais)

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Ricardo Sales

    Coordenador do Programa

    É consultor de comunicação e diversidade e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou, realizou mestrado e atualmente cursa doutorado sobre políticas de diversidade nas organizações.

    É especialista nos temas inclusão, gênero, sexualidade e vieses inconscientes. Atuou para clientes como Almap BBDO, Braskem, Ambev, Accor Hotels, Siemens, Bloomberg, KPMG e outros. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país, atendendo, desde 2016, a marca Skol. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal brasileiro mais influente no assunto diversidade nas organizações. É palestrante, professor e participante do Comitê LGBT da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É também membro fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

  • Elaine Terceiro

    Elaine Terceiro é Psicóloga CRP 06/63553, com MBA em Marketing pela FGV e Mestre em Educação Sexual pela UNESP, Consultora e Head de Treinamento na Mais Diversidade, antes atuou por 19 anos em Recursos Humanos nas áreas de Ombudsman, Clima, Cultura Organizacional, Responsabilidade Social e Comunicação Interna, tendo consolidado sua carreira no mercado financeiro e no segmento de BPO.

  • Paulo Pas

    Formado em Economia pela PUC-SP, MBA em Marketing pela FIA, Master Marketing pelo IAE-Grenoble e especializado em Estudos de Masculinidades pela FESPSP. Construiu sua carreira corporativa em empresas como Microsoft, L’Oréal e Kroton. Atualmente divide seu tempo entre a criação de sua filha, sua empresa e projetos ligados à Paternidade Ativa e Masculinidades.

  • Suzane Jardim

    Mestranda em Ciências Humanas e Sociais, historiadora, educadora e pesquisadora em dinâmicas raciais, gênero, história e criminologia. Atua como formadora em diversidade e inclusão racial em escolas, centros culturais e em ações como o programa de letramento racial ‘BIG Talks’ na BASF – Brasil . Criadora de conteúdo didático e materiais para comunicação antirracista, foi responsável pelo conteúdo do curso EAD sobre o tema, disponível para funcionários e colaboradores do Senac – SP . Pesquisadora em ‘A Vida Invisível de Eurídice Gusmão’, filme nacional ganhador do prêmio Un Certain Regard em Cannes , já contribuiu para diversas matérias jornalísticas e documentários e é co-autora do livro ‘Tem saída: ensaios críticos sobre o Brasil’ – coleção de ensaios de análise política escritos exclusivamente por mulheres, lançada pela editora Zouk em 2017.

  • Amanda Aragão

    É consultora sênior na Mais Diversidade e mãe da Luana Morena. Formada em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-graduada em Meio Ambiente pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP). Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, facilitadora de grupos e mediadora. É, também, Psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Acumula experiência corporativa nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos e Gestão de Projetos de impacto social. Antes da Mais Diversidade, trabalhou por 10 anos na Votorantim e, mais recentemente, no Instituto Brasileiro do Governança Corporativa (IBGC).

  • Reinaldo Bulgarelli

    É sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, autor do livro Diversos Somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações, 2008.

  • Fabio Mariano

    Especialista em tendências, há 30 anos coordena projetos de comportamento do consumidor e tendências. Sociólogo pela USP, publicitário pela ESPM. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo pela PUC/SP. Professor convidado da Nottingham University na Inglaterra para a disciplina: “Diversity, Inclusion and Causes in Consumption and Business”. Sócio-diretor da inSearch, empresa de pesquisa especializada em estudo de tendências e consumer insights. Já atuou em empresas como Sebrae-SP, Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, agência de propaganda Talent, DM9 e Publicis. Professor no Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM e dos MBA da USP.

  • Adriana Ferreira

    É líder de Diversidade & Inclusão na IBM América Latina onde ingressou como estagiária em 2007 após uma longa carreira como comissária de bordo. Atualmente responde pelo programa de inclusão de pessoas com deficiência em 5 países da América Latina; atua no empoderamento de meninas e mulheres em tecnologia e nos direitos pelas causas LGBT+, além de foco estratégico em ações afirmativas voltadas à equidade racial. Formada em Gestão de Pessoas com Pós Graduação em Psicologia Organizacional é também representante do Comitê Gestor do Forum de Empresas e Direitos LGBT+ e conselheira do games – Government Affairs, Media, Entrepreneurs & Supporters. Adriana foi reconhecida pelo prêmio Individual Excellence Awards do Out & Equal por sua dedicação às causas LGBT+ em 2018.

  • Djalma Scartezini

    É psicólogo, comunicador e palestrante. Docente do MBA Executivo Estratégico e Econômico de Recursos Humanos da FGV e também professor convidado da FDC – Fundação Dom Cabral, e da HSM University para programas InCompany ligados à Cultura e Diversidade. Já fez palestras para EDP, Microsoft, Sistema OCB, Catho, Michael Page, Amcham, Bayer, Basf, Serasa Experian, IBM, Atlas Copco, Netflix, Uber, entre outros. Seu trabalho em inclusão é reconhecido nacional e internacionalmente, tendo palestrado nas maiores empresas e congressos do país, além de organismos internacionais. É diretor da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, um grupo de empresas em favor da empregabilidade e inclusão da pessoa com deficiência, que possui a chancela da OIT – Organização Internacional do Trabalho/ONU, do qual a EY faz parte. Representa o Brasil na conferência global anual da OIT em Genebra, sobre o futuro do trabalho e a inclusão de profissionais com deficiência. Foi head de Cultura, Diversidade & Inclusão do Walmart, (onde construiu o maior case de inclusão de pessoas com deficiência do país onde chegou a ter mais de 4.000 profissionais com deficiência contratados), Sodexo On-site e Telefônica Vivo. Atualmente, é gerente sênior de D&I Latam e líder da frente PcD, Refugiados e Gerações na EY, atuando como consultor estratégico de projetos de cultura, diversidade e inclusão para os clientes da consultoria.

  • Margareth Goldenberg

    Psicóloga e psicopedagoga, especialista em direitos humanos & mundo corporativo, há 27 anos, atua nos temas de responsabilidade social, educação, diversidade e equidade de gênero em grandes corporações.

    CEO na Goldenberg Responsabilidade Social e Diversidade onde atua como consultora estratégica e tática em diversidade e inclusão em várias empresas como Santander, Vivo, Roche, Eurofarma, Magazine Luiza, Globo, Suzano, Raia Drogasil, Fiat Chrysler, Laboratórios Sabin e Via Varejo, dentre outras.

    Foi consultora estratégica no desenho do Movimento Mulher 360 e é atualmente gestora executiva, deste movimento empresarial sem fins lucrativos mantido por 74 empresas, articulando o tema de empoderamento feminino, diversidade e equidade de gêneros no meio corporativo.

    É palestrante e realiza inúmeros workshops e treinamentos para gestores e lideranças de empresa, além de debates e participação em painéis na temática de Diversidade e Equidade de Gênero.

  • Maite Schneider

    Maite Schneider é militante de Direitos Humanos desde 1990. Linkedln Top Voice 2019.  Embaixadora da RME – maior rede de empreendedorismo feminino no Brasil – com 550 mil mulheres. Co-fundadora do projeto TRANSEMPREGOS (2013) – que já empregou milhares de pessoas trans no mercado de trabalho formal. Consultora e Mentora sobre Inclusão, Diversidade e Humanização. Faz parte do Comitê Consultivo do Programa Municipal de DST/Aids e da Frente Parlamentar pelos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Estado de São Paulo. Finalista do Prêmio Claudia 2019

  • Adriana Barbosa

    É a mulher por trás de toda a plataforma Feira Preta. Formada em gestão de eventos, a atuação profissional começou em 1995, na área de comunicação, com trabalhos em emissoras de rádio, produtoras de TV e gravadoras. Percebeu que, enquanto a economia brasileira se desenvolve, também se desenvolve o poder de compra dos afro-descendentes. Com isso em mente, há 18 anos, com pouco mais de 20 anos de idade, a maior feira negra da América Latina, para fomentar os negócios de empreendedores negros e atender consumidores afro ávidos por produtos que remetessem às suas raízes. O projeto se expandiu e hoje Adriana capacita empreendedores por todo o Brasil para desenvolver suas empresas. A Feira Preta é o espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes, além de ser o espaço potente que valoriza iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.

    Em 2017 foi homenageada junto ao Lázaro Ramos e de Taís Araújo como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial, reconhecida pela ONU. O ano de 2019 foi bastante especial, pois Adriana Barbosa venceu a categoria Troféu Grão do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de São Paulo, com a aceleradora Pretahub e também vencedora da categoria Empreendedorismo e Negócios do Prêmio CLAUDIA 2019, recebendo o troféu de Luiza Trajano do Magazine Luiza, e em janeiro de  2020 ganhou o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes, da Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, na categoria cultura urbana.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 6.300,00

Não associados: R$ 8.925,00

Valores por aulas:

Aulas com carga horária de 08 horas:
Associados: R$ 960,00
Não associados: R$ 1.450,00

Aulas com carga horária de 04 horas
Associados: R$ 500,00
Não associados: R$ 700,00

Horário e local

Aberje Digital (online)
Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor,
que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento

Coordenação Administrativa da Escola Aberje: Alessandro Marinelli

(links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
(11) 5627-9090 Ramal 844 – cursos@aberje.com.br

Coordenação Marketing: Lidiane Minhoto

(inscrições; negociação de valores; envio de documentos)

(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Inscrições Aqui

Parceiros