CONFIRMADO! Programa Avançado em Comunicação Pública 2021 – ONLINE

Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) estão atuando juntas no objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Um dos resultados da parceria é este programa de longa duração (60 horas) com 10 aulas sobre comunicação na área pública, voltado para profissionais da área. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. Eles vão discutir casos e apresentar visões e práticas a partir do novo ecossistema informativo em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente. O curso terá aulas, seminários, debates e produção de conteúdo para acesso público sobre experiências e conhecimento de professores e alunos. Convidamos você a participar desse processo e ajudar a qualificar a comunicação na área pública no Brasil. Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download.

Programação 2021

Aula 1 – Comunicação Pública e os desafios dos novos tempos – ONLINE – Dia 15 de maio de 2021 (sábado), das 14h às 18h (4 horas)

Aula 2 – Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública – ONLINE – Dias 22 e 29 de maio de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 3 – Comunicação Pública e relações com as mídias: muito além de assessoria de imprensa – ONLINE – Dias 12 e 19 de junho de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 4 – Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente – ONLINE – Dias 26 de junho e 3 de julho de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 5 – Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização – ONLINE – Dias 17 e 24 de julho de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 6 – Mensuração da Comunicação na área pública – ONLINE – Dias 31 de julho e 14 de agosto de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 7 – Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública – ONLINE – Dias 21 e 28 de agosto de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 8 – Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública – ONLINE – Dias 11 e 18 de setembro de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 9 – Gestão de publicidade, marketing e patrocínio – ONLINE – Dias 25 de setembro e 02 de outubro de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)

Aula 10 – Seminários de Comunicação Pública – ONLINE – Dias 9 e 16 de outubro de 2021 (sábado), das 14h às 18h (8 horas)

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Jorge Duarte (curador do programa)

    Jornalista, relações-públicas, mestre e doutor em Comunicação. Atua na Embrapa desde 1990, onde é Gerente de Comunicação Estratégica na Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas. Escolhido por profissionais de comunicação organizacional e jornalistas em 2015, 2016 e 2017, um dos cinco Executivos de Comunicação Corporativa do Centro-Oeste. Atuou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação. Durante oito anos (2004-2012) atuou na Secom da Presidência da República, onde foi assessor especial e Diretor do Núcleo de Comunicação Pública. É autor/organizador dos livros “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação”, “Ciência para comunicação, comunicação para ciência”, “No Palácio, com a Imprensa” e “Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade interesse público”. É diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

  • Emiliana Pomarico (curadora do programa)

    Relações-públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tecnóloga em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP (PPGCOM) em Ciências da Comunicação. Trabalha como Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

  • Paulo Nassar (coordenador do programa)

    Diretor-Presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP). É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Autor de inúmeras obras no campo da Comunicação.

  • Hamilton dos Santos (coordenador do programa)

    Diretor-geral da Aberje. Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Cláudia Lemos

    Atua em comunicação nas organizações há 30 anos. Coordenou equipes de portes variados em instituições públicas, empresas e no terceiro setor. Foi secretária de comunicação social na Procuradoria-Geral da República e no Conselho Nacional do Ministério Público. Também integrou as equipes de comunicação do Supremo Tribunal Federal e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, entre outros trabalhos. É funcionária da Câmara dos Deputados, onde hoje atua na Agência Câmara, como editora, e no Mestrado Profissional em Poder Legislativo, como professora. Jornalista, mestre e doutora em Estudos Literários pela UFMG, foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright. É autora de capítulos de livros técnicos e de artigos publicados em periódicos especializados. Preside a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

  • Vivian Rio Stella

    Sócia-fundadora e principal consultora da VRS Cursos, Palestras e Coaching (www.vrscursos.com.br). Professora de cursos de extensão da Unicamp e de disciplinas de graduação na Uniancheta. Ministra cursos, workshops e disciplinas de MBA na Aberje, na Atingire e na Integração Escola de Negócios. Graduada e doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutora pelo LAEL/PUC-SP e membro do Grupo de Estudos Linguagem, Enunciação e Trabalho. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching e habilitada a aplicar a ferramenta Big Five.

  • Érica dos Santos Abe

    Jornalista formada há 15 anos, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2018), onde também se tornou especialista em Desenvolvimento Sustentável (2008). Com ampla experiência em ambientes digitais, trabalhou com cobertura em tempo real pelo Correio Braziliense e pelo G1.com.br. Atuou na formulação e reformulação de sites institucionais na Associação Nacional de Procuradores da República e na Confederação Nacional dos Transportes, onde também coordenou equipes multimídia de produção de conteúdo para sites e redes sociais. Na FSB desde 2014, tem ampla experiência na área pública, coordenandode equipe de redes sociais da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e do Ministério dos Transportes, com resultados expressivos de ampliação de presença digital, incluindo a coordenação de produção de hotsites. Atualmente, é diretora de Estratégia Digital da Vertical Pública da FSB Comunicação em Brasília (DF) e professora de Monitoramento, Métricas e Avaliação na Especialização em Jornalismo Digital do Centro Universitário Iesb.

  • Armando Medeiros de Faria

    Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com experiência de gestor em comunicação pública (diretor de comunicação e marketing do Banco do Brasil, dirigente do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação da Presidência da República) atuou na Rio-2016 como coordenador de comunicação da Autoridade Pública Olímpica. É consultor e coordenador de projetos especiais da LS Comunicação, em São Paulo, reunindo atuação em gestão de riscos, consultoria em comunicação estratégica corporativa e unicação e compliance. Lecionou na PUC-MG, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília, Iesb e Uniceb.

  • Mariana Montoro Jens

    Mariana tem Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e é formada em Comunicação Social pela ESPM. Atualmente é Superintendente de Relações Institucionais e Comunicação da Fundação Bienal, sendo responsável pela captação de recursos, relações governamentais e parcerias, além da comunicação institucional e publicitária. Foi coordenadora da campanha ao Senado da candidata Mara Gabrilli, coordenadora da Unidade de Marketing da Subsecretaria de Comunicação, coordenadora da Unidade de Programas para Juventude na Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo e Diretora de Comunicação e Mobilização Social do Instituto Sou da Paz.

  • Carlos Netto

    Carlos Netto, mestre em História Social (UERJ) e Ciência da Informação (UFRJ). Doutor em Psicologia Organizacional (USP) e Pos-doutorando em Comunicação Social (USP). Professor associado da FIA e Uol EDTech. Dirigente da Inspirartes Cultural, unindo narrativas de comunidades em situação de risco social e nomes de destaque da cultura nacional. Trabalhou durante anos na área de Comunicação Corporativa do Banco do Brasil, sendo diretor por 8 anos.

  • Marcos André Costa

    Em sua trajetória profissional de mais de 25 anos, trabalhou em empresas de consultoria, energia (óleo e gás), logística, varejo, entretenimento e comunicação, nas quais liderou e desenvolveu projetos no Brasil e em países da América Latina, atuando em cargos executivos nas áreas de Comunicação Corporativa/Institucional, Pesquisa de Mercado e de Opinião, Planejamento de Comunicação, Marketing, Atendimento ao Cliente/Consumidor e Comercial/Vendas. Publicitário, pós-graduado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos e em Gestão com Ênfase em Negócios, atualmente é mestrando em Comunicação e pesquisador dos temas “Gerenciamento de Crises” e “Métricas e Indicadores de Comunicação”.

  • Patrícia Rossini

    Patrícia Rossini é Doutora em Comunicação pela UFMG, professora e pesquisadora do departamento de Comunicação e Mídia da Universidade de Liverpool (Reino Unido). Sua pesquisa concentra-se no campo da comunicação política, com ênfase em ambientes de discussão digitais, incivilidade e intolerância online, desinformação política em mídias sociais e no WhatsApp, além de campanhas eleitorais digitais. Seus projetos de pesquisa foram financiados por empresas como Facebook, Twitter e WhatsApp, além da Knight Foundation, nos Estados Unidos. Antes de se afiliar à Universidade de Liverpool, Patrícia foi pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Syracuse (EUA).

  • Isabel Raupp

    Isabel Raupp, chefe da assessoria de comunicação da Anvisa. jornalista formada na Puc RS , FAMECOS e radialista .
    Atuou como locutora de rádio, repórter e apresentadora de telejornais ( Radio Bandeirantes Fm, TV Globo, SBT , Tv Cultura , TV Brasil)
    Pós graduação em comunicação organizacional e relações governamentais no Canadá. Atuou como assessora de comunicação no GDF e assessora de comunicação na Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo .

  • Elisa Andries

    Jornalista, com mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Foi assessora de comunicação de 2005 a 2013 e coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP de 2013 a 2014. Está na Fundação Oswaldo Cruz desde 2002, atuando na comunicação institucional e em projetos de criação e desenvolvimento dos portais da Fiocruz e da ENSP. Começou a carreira nos jornais de Bairros do Globo, em 1988, passando depois pelas editorias Ciência e Vida, Internacional e Economia. Trabalhou em revistas voltadas para internet a partir de 1995 (PC World e Internet World) e desenvolveu a revista WebGuide, na Ediouro. Convidada pela TV Globo, trabalhou na criação e no desenvolvimento do portal Globo.com (1999-2000). Também participou da formulação do portal Comunique-se e foi sua primeira editora. Entre outros trabalhos, destacam-se a criação e o desenvolvimento do portal Nós da Comunicação e consultorias para projetos de comunicação do Senac, da Petrobras e da Vale – os dois últimos da agência Casa do Cliente. Na Fiocruz, assumiu a Coordenação de Comunicação Social da Presidência em 2014 a convite do então presidente da instituição Paulo Gadelha. Esteve à frente da comunicação em emergências sanitárias desde então, como ebola, zika, chicungunia, febre amarela e, agora, Covid-19.

  • Emily Gonçalves

    Emily Gonçalves é coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, liderando a gestão da crise da pandemia de COVID-19.
    A jornalista é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; especialista em Relações Públicas pela USP; em Marketing Digital pela PUCRS; e em UI&UX pela Universidade de Artes da Califórnia. Atua há mais de dez anos em Comunicação Pública, com passagem pela Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado. Entre os principais cases da carreira estão a pandemia, e as epidemias de febre amarela, sarampo, gripe e dengue, entre outros.

  • Ricardo Azeredo

    Coordenador da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Jornalista, atuou como repórter nas principais emissoras do RS, principalmente como correspondente da Rede Globo para o sul. Foi presidente da TVE-RS, Diretor-geral da Secretaria de comunicação do Gov. do RS. Foi professor de jornalismo, coordenador de redações de TV,, consultor de mídia e chefe da produtora de vídeo da FIERGS. Ocupa pela segunda vez o comando da Comunicação da Saúde em Porto Alegre.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 5.000,00 (associados Aberje e ABCPública)
Não associados: R$ 7.500,00

Valores por aulas:

Associados: R$ 880,00 (associados Aberje e ABCPública)
Não associados: R$ 1.320,00

Horário e local

Aberje Digital (online)

Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento

Lidiane Minhoto
(11) 5627-9090 Ramal 845
lidiane@aberje.com.br

Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Inscrições Aqui

Parceiros