Prêmio Universitário Aberje tem desafio lançado pela Gerdau e workshops de inovação
No dia 09 de setembro, estudantes de graduação de todo o país conheceram o tema do desafio da empresa
A 13ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA), organizado pela Aberje e com patrocínio da Gerdau, contou com a inscrição de 559 universitários inscritos de mais de 90 cursos diferentes, 186 equipes inscritas e cerca de 160 universidades de todo o Brasil. As 37 equipes escolhidas, um total de 113 universitários, vão concorrer a prêmios em dinheiro de acordo com a ordem de classificação. O objetivo é avaliar, por meio de trabalhos desenvolvidos em workshops, competências exigidas pelo mercado ao integrar conhecimentos da área de Comunicação, além de estimular a criatividade dos estudantes. O primeiro colocado ganha R$ 10 mil, o segundo R$ 5 mil e a terceira posição leva R$ 3 mil.
Com etapas 100% online, o desafio envolve o desenvolvimento de uma solução criativa para situações reais de uma organização. Dessa vez, o tema foi proposto pela Gerdau, um dos maiores grupos siderúrgicos globais. A partir da pergunta-chave: “A Gerdau é a maior recicladora de aço da América Latina. Como comunicar a importância dessa informação para a população?” os universitários foram convidados a refletir sobre o tema e a participar de atividades e dinâmicas.
No dia 9 de setembro, Pedro Torres, diretor de Comunicação da Gerdau, abriu os trabalhos explicando o funcionamento das dinâmicas. Cada grupo devia entregar um padlet – mural de registro de entendimento, definições e diretrizes – e apresentar a sua campanha por meio de um vídeo de até sete minutos para uma banca avaliadora, responsável por classificar cinco finalistas, para a final. A quarta e última etapa será realizada no dia 16 de setembro, com transmissão no canal do Youtube da Aberje, na qual os universitários vão defender suas ideias para a Comissão Julgadora. Neste dia, será anunciado o vencedor.
A primeira edição do PUA ocorreu em 2009 e, ao longo desses anos, o evento contou com a participação de grandes parceiros e diversos temas. Para Mirella Kowalski, gerente de premiações e eventos da Aberje, este tipo de ação é importante para o desenvolvimento e preparo do futuro profissional. “Além da conexão do mercado com a academia, é instigante tantos jovens de diversos lugares do Brasil, e de diversos cursos estarem pensando em como buscar soluções importantes para o mundo da Gerdau”, comenta.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Diretor da Aberje lança livro sobre a teoria sentimentalista de David Hume
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
ARTIGOS E COLUNAS
Regina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contextoPamela Muramatsu Insights para uma comunicação mais eficiente para o agro