Prêmio Aberje divulga Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
Pela primeira vez, em 46 edições, cerimônia de premiação será virtual;
Votação da Audiência entre os Comunicadores do Ano está aberta no Portal Aberje até o dia 13;
Neste ano, o Prêmio Aberje chegou em sua 46ª edição com formato inovador. Devido à pandemia da covid-19, todas as etapas foram adaptadas para o formato online. A cerimônia de premiação, que irá revelar os vencedores nacionais das categorias competitivas, acontece no dia 14 de dezembro, das 17h às 19h, e será aberta, transmitida no canal do Youtube da Aberje.
No evento, serão revelados os vencedores nacionais das 16 categorias da premiação, além de Empresa do Ano. Outros destaques, como Mídias do Ano, Trajetória do Ano, Educador do Ano, Comunicadores do Ano e CEO Comunicador do Ano foram antecipadamente divulgadas pela associação.
Entre os vencedores estão Candido Bracher – CEO Itaú Unibanco – (CEO Comunicador do Ano); Suzel Figueiredo – Presidente da Ideafix Pesquisas Corporativas – (Trajetória do Ano); e Pamela Seligmann – psicóloga, sócia da Casa Firmamento e professora de cursos de Comunicação Não-Violenta – (Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano).
Já a categoria Mídias do Ano irá homenagear os veículos Valor Econômico – destaque pelos 20 anos (Jornal); TV Globo/Jornal Nacional – criação do quadro Solidariedade S/A (Televisão); 99 e Folha de S.Paulo – Manual de Jornalismo Mobilidade Urbana (Conteúdo de Marca); Projeto Comprova/Abraji (Mídia Especializada); e a TV Cultura/Roda Viva (Prêmio Especial – Contribuição ao Debate Público).
“Neste difícil ano, a comunicação empresarial brasileira mostrou-se altamente eficiente, ágil e inovadora na forma como vem conduzindo as ações no combate à crise e seus reflexos”, avalia Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
Comunicadores do Ano
Anualmente, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.
Os nomes são selecionados a partir de recomendações e indicações dos membros do Conselho Deliberativo e Consultivo da entidade e de sua gerência de Desenvolvimento Associativo.
Os dez eleitos já estão laureados com o troféu e agora a votação online está aberta para o prêmio de Comunicador do Ano pela audiência Aberje (vote aqui). O nome do comunicador mais votado será revelado durante a cerimônia virtual. A votação ficará aberta até o dia 13 de dezembro (domingo), véspera da cerimônia de premiação.
Sobre o Prêmio
Desde que foi criado em 1967, o Prêmio Aberje acompanha o setor e, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.
Neste ano de 2020, foram inscritos 306 projetos de 279 empresas concorrentes, distribuídos nas 16 categorias e cinco regiões que compõem o Prêmio. Pela primeira vez, os vencedores regionais apresentaram seus cases para a Comissão Julgadora do Prêmio de forma virtual, durante a semana de Painel de Cases, transmitida no YouTube da Aberje. Todas as apresentações seguem disponíveis para consulta. Os projetos vencedores de edições anteriores também podem ser consultados no Centro de Memória e Referência da Aberje, assim como nos livros publicados pela Aberje Editorial com os resumos dos cases premiados, tanto regionais, quanto nacionais.
Cerimônia Prêmio Aberje 2020
Data: 14 de dezembro
Horário: 17h às 19h
Local: Youtube Aberje
Para votar no Comunicador do Ano pela Audiência Aberje acesse: https://www.aberje.com.br/conheca-os-comunicadores-do-ano-2020-vote-e-participe-do-premio-aberje/
Veja ao final quem são os eleitos em 2020
CEO Comunicador do Ano: Candido Bracher, CEO do Itaú Unibanco
Prêmio “James Heffernan” de Educador do Ano: Pamela Seligmann
Sócia fundadora da Casa Firmamento, psicóloga, pedagoga, e coach executiva e de equipes. Treinadora de CNV – Comunicação Não-violenta – em cursos in company, na Aberje e na Casa Firmamento.
Trajetória do Ano: Suzel Figueiredo
Presidente da Ideafix Pesquisas Corporativas. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, pós-graduada em pesquisa pela ESPM e bacharel em Comunicação Social pela FAAP. É Professora do MBA e dos cursos de pesquisa e mensuração da Aberje, professora convidada da FACOM – Universidade Federal da Bahia e do GESTCORP, na ECA-USP.
Comunicadores do Ano
Carime Kanbour – Gerente de Comunicação, Desenvolvimento Sustentável e Relações Institucionais da Klabin
Cristiane Santos – Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer
Daniel Ramos – Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC
Fernão Silveira – Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina
Gustavo Ramos – Head de Cultura, Comunicação Interna e Employer Branding do iFood
Juliana Lopes – Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi
Juliana Calsa – Diretora de Comunicação Corporativa da BRK Ambiental
Michel Blanco – Head de comunicação corporativa da Natura
Pedro Torres – Head global de comunicação corporativa e marca institucional da Gerdau
Rafael Oliveira – Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio
Mídias do Ano
Jornal: Valor Econômico – 20 anos
Televisão: Jornal Nacional – Quadro Solidariedade S/A
Mídia Especializada: Projeto Comprova – Abraji
Conteúdo de Marca: 99 e Folha de S. Paulo – Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana
Prêmio Especial – Contribuição ao Debate Público: TV Cultura – Programa Roda Viva
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa