10 de abril de 2019

Participe de pesquisas da Aberje sobre diversidade, comunicação no agro e outros; prazos estão encerrando

O DatAberje, instituto de pesquisas da Aberje, junto a parceiros de mercado, está liderando diversas coletas de dado segmentadas neste mês de abril de 2019. Os estudos destinam-se a diferentes focos. A ideia geral é levantar informações relevantes para tomada de decisão dos profissionais associados.

Está em fase de encerramento de campo o trabalho “A Comunicação do Agronegócio no Brasil”, que pretende trazer um panorama da estrutura de comunicação deste negócio, com nível hierárquico, reporte, tamanho da equipe, principais atividades, modelo de gestão em comunicação, canais mais utilizados para atingir e dialogar com públicos, percepção do papel estratégico da área pelo board, desafios para os próximos anos, entre outros pontos. Esta pesquisa atende uma prioridade que a Aberje passa dar ao agronegócio, inclusive em parceria com a ABAG, associação brasileira do segmento.

Outra pesquisa já em andamento é “Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil”. Entre as questões investigadas, estão a existência de programas formais nos temas, os tipos de diversidade abrangidos, justificativas de negócio para as decisões tomadas neste assunto, responsabilidades de gestão, existência de comitês formais. Outros pontos abordados são: compromisso de diversidade com fornecedores, uso do tema na comunicação externa e interna, monitoramento, canais para denúncias, treinamento e conscientização, e barreiras e desafios. Os resultados serão discutidos prioritariamente nas atividades do Lab de Comunicação para Diversidade, que inicia na Aberje ainda no primeiro semestre de 2019 com canal digital especializado, painel de cases e a entrega do estudo.

A Aberje ainda lidera, especificamente para associados de Minas Gerais, o estudo “Comunicação Empresarial em Minas Gerais: estrutura e foco”. Trata-se de um breve questionário, online e anônimo, que busca dimensionar o mercado e o perfil dos colegas que trabalham em comunicação em empresas, governos e ONGs no estado, e assim gerar insights importantes para ações mais assertivas de compartilhamento de conteúdos e educação executiva na região. É um esforço da gestão de Ana Gabriela Dias Cardoso , Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, recém empossada como Diretora do Capítulo Aberje MG.

“Mapeamento de Espaços Corporativos para Eventos” é outra pesquisa em andamento. A ideia é mapear locais para sediamento de eventos nos associados ou no seu ambiente corporativo (condomínio, prédio, parcerias extras), coletar dados para futuras ações e propostas. A intenção é prever ações da entidade nessas instalações – aproximando a relação, facilitando acesso de sua equipe às discussões e compartilhando conhecimento com outros associados.

Para participar de quaisquer das pesquisas, entre em contato com Carlos Ramello pelo c.ramello@aberje.com.br .

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *