Suelma Rosa dos Santos
Possui mais de duas décadas de experiência inigualável em engajamento multissetorial, gestão de riscos, reputação, sustentabilidade, impacto social, comunicação e relações institucionais e governamentais. Anteriormente na Unilever e na Dow Chemical, ela agora é Vice-Presidente de Assuntos Corporativos para a América Latina na PepsiCo. Neste papel, Suelma continua a promover impacto social, equidade, diversidade e inclusão, sustentabilidade e proteção dos direitos humanos ao longo da cadeia de valor, visando criar um impacto positivo nas comunidades e no planeta. Antes de seus papéis no setor privado, Suelma teve uma carreira distinta no setor público, incluindo funções cruciais no Ministério das Relações Exteriores e na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, além de posições significativas na Organização das Nações Unidas. No governo federal, ela foi instrumental na formação da abordagem integrada do Brasil ao comércio internacional, mudanças climáticas e políticas ambientais. Suas contribuições na ONU incluíram a coordenação de programas regionais na América Latina e no Caribe, alinhando os resultados dos projetos com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Suelma também fez avanços significativos na conservação ambiental e proteção da biodiversidade como Representante Nacional e Diretora de Relações Externas na TNC – The Nature Conservancy. Autora publicada e figura influente, Suelma foi reconhecida como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Linea por anos consecutivos, entre outros prêmios. Sua liderança se estende além do âmbito corporativo, em papéis de governança impactantes em conselhos de organizações globais e regionais importantes e iniciativas. Ela é reconhecida como especialista em forjar conexões entre pessoas, agendas e organizações com competência e empatia, conhecida por suas reflexões profundas sobre como as empresas podem transformar positivamente a sociedade. Com um doutorado em Ciência Política pela Universidade de Panthéon-Sorbonne em Paris e um mestrado em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília, o background multicultural de Suelma e sua proficiência em vários idiomas permitiram que ela vivesse, trabalhasse e estudasse em quatro continentes, continuando a forjar conexões e influenciar estratégias corporativas globais.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais