06 de maio de 2022

Pacto Global da ONU lança o Ambição 2030

Ação é um convite enfático para o setor privado se envolver e se responsabilizar pelo cumprimento de tal agenda.

Ação é um convite enfático para o setor privado se envolver e se responsabilizar pelo cumprimento de tal agenda

O prazo é curto. Em pouco mais de 7 anos atingiremos o prazo proposto pela Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas. E depois de 7 anos da sua adoção (realizada em setembro de 2015), os 193 países, membros das Nações Unidas, que assumiram a nova política global, sabem que ainda estamos aquém dos resultados esperados.

O evento, realizado em São Paulo, contou com a participação de mais de 200 CEOs, acionistas e investidores e foi nessa ocasião que a Rede Brasil do Pacto global apresentou os sete grandes Movimentos que pretendem acelerar o cumprimento da Agenda 2030:

  • Mente em Foco
  • Elas Lideram 2030
  • +Água
  • Salário Digno
  • Raça é Prioridade
  • Ambição Net Zero
  • Transparência 100%

Cada um desses Movimentos trata de questões relacionadas à saúde, direitos humanos, clima, acesso à água e combate à corrupção. Segundo Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global, cada movimento representa um chamado às empresas para reconhecerem a urgência de se tomar medidas concretas. Segundo ele, “perceber que cada um tem seu papel e sua responsabilidade nessa transformação é fundamental. A mudança das estratégias empresariais é crucial e nós, como líderes empresariais, somos parte do problema, mas, juntos, somos também a solução”, disse Pereira.

Até a data do lançamento, 150 empresas já haviam aderido aos compromissos públicos propostos pelo Pacto.

Durante o evento, o Pacto Global também apresentou o Conselho Jovem da instituição, que apoiará o Conselho de Administração com a recomendação de prioridades e oportunidades para acelerar a implementação da Agenda 2030. Formado pelos jovens Amanda Costa, Beta Boechat, Deives Picaz, Ivan Baron, Monique Evelle, Paloma Costa, Raul Santiago e Txai Suruí, o conselho entende que compõe a geração que mais será impactada pelas decisões e escolhas feitas na contemporaneidade, por isso querem construir um futuro digno, inclusivo e verdadeiramente representativo.

O vídeo Mude para Marte, chama a atenção para a emergência da Ambição lançada. Confira mais informações aqui.

Os sete movimentos da Ambição 2030

Mente em Foco – ODS 3

Promove Saúde e Bem-estar convida empresas e organizações brasileiras a trazerem para o centro das decisões a pauta da saúde mental, estimular a discussão sobre o tema, estabelecer ações concretas e de suporte aos seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho saudável.

Elas Lideram 2030 – ODS 5

Busca ajudar as empresas a assumirem e atingirem metas concretas pela equidade de gênero, tendo ao menos 50% de mulheres em cargos de alta liderança. O objetivo final é ter mais de 1.500 empresas comprometidas, promover 11 mil mulheres para esses cargos até 2030 e ter pelo menos 150 lideranças de alto nível engajadas com esta ambição.

+Água – ODS 6

Iniciativa para aceleração da universalização do saneamento e segurança hídrica do Brasil e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas.

Salário Digno – ODS 8

Tem a ambição de garantir 100% de salário digno para funcionários e funcionárias, incluindo operações, contratados(as), e/ou terceirizados(as) e engajar toda a cadeia de suprimentos para desenvolver metas de salário digno.

Raça é Prioridade – ODS 10

Trabalhará para promover mais de 15 mil pessoas negras (negras, indígenas, quilombolas, ou pertencentes a outro grupo étnico minoritário) em cargos de liderança até 2030, mais de 20 mil pessoas negras capacitadas, com mais de 1.500 empresas comprometidas com esse tema fundamental para o Brasil.

Ambição Net Zero – ODS 13

Pretende colaborar para a Redução de 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas.

Transparência 100% – ODS 16

Tem como objetivo desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, encorajando e capacitando as empresas para ir além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade.

 

Natália de Campos Tamura representa a Aberje na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU e é editora do blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento. A manutenção desta frente de representação institucional da Aberje tem o apoio da SAP.

Natalia de Campos Tamura

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *