Lidercom CEOs recebe Daniel Schleiniger
Aconteceu no dia 9 de maio o 3º encontro Lidercom CEOs, uma iniciativa da Aberje que reúne altos dirigentes de comunicação corporativa com lideranças nacionais e globais de negócios e comunicações. O convidado dessa edição foi Daniel Schleiniger, vice-presidente de Comunicação e Relações com Investidores da Arcos Dorados Holdings (a maior operadora do McDonald’s do mundo).
Um dos principais temas discutidos por Schleiniger foi sobre a reputação da empresa. “A função da comunicação é ajudar os negócios, e o foco é a reputação”, comentou. Ele também enfatizou que a reputação deve ser alinhada com a realidade da empresa, sobretudo no que a companhia deseja ser.
Schleiniger também discutiu sobre o papel da comunicação. “A comunicação não vai ditar o que as outras áreas da empresa devem fazer. Mas ela serve como um canal de feedback para a liderança, vindo do cliente externo e também do interno”. Para isso, ele enfatizou a importância de se fazer um planejamento de longo prazo e que seja consistente. No McDonald’s, por exemplo, existe o desafio de comunicar que a empresa é uma boa empregadora. Só no Brasil, ela gera cerca de 50 mil empregos, muitas vezes capacitando jovens em seu primeiro emprego. Para isso, são necessários alguns anos para que a informação seja passada de maneira constante.
O executivo comentou ainda de outros temas que surgiram no debate, como a questão de ser muitas vezes alvo de ataques de ativistas, e de críticas sobre alimentação saudável. A chave é manter o diálogo aberto. Ele comenta que na gestão de crises e mapeamentos de riscos da empresa, é a área de Comunicação que lidera os processos. “É menos provável que a comunicação gere uma crise. Mas em toda crise, a comunicação será envolvida”, afirma.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar explorou desafios da Comunicação em cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Milena Siqueira A hora e a vez da escuta ativaDeborah Rodrigues Como a IA tem impactado a comunicação corporativaHamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passado