mobilidade-urbana
PATROCÍNIO
APOIO

PRÓXIMO ENCONTRO

Cidades inteligentes e a comunicação com o cidadão

Qual é o real conceito de “cidade inteligente”? A resposta pode ser subjetiva, mas para encontrá-la, um critério é primordial: como uma cidade inteligente se comunica com o cidadão? Para responder esta e algumas outras questões, o segundo encontro do Lab de Comunicação para a Mobilidade da Aberje neste ano vai trazer especialistas no assunto para abordar temas como a eletrificação, a conectividade, os veículos autônomos e o compartilhamento – sempre levando em conta o papel que a comunicação tem na amplificação dessa discussão.

*Programação sujeita a alteração

11/08/202216:00 - 18:00online
PROGRAMAÇÃO
16:00

Abertura

16:10

Cidades inteligentes e a comunicação com o cidadão

  • Nelson Silveira

    Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul

  • Daniela Coimbra Swiatek

    Coordenadora de Programas da Agenda Pública

  • Daniel Annenberg

    Vereador e ex-secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo

  • Carlos Novaes

    Fundador & Diretor Executivo – Grilo Mobilidade e Tecnologia

18:00

Encerramento

PALESTRANTES

NELSON SILVEIRA | Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul

Antes de iniciar sua carreira corporativa, ele atuou como jornalista de 1990 a 2001. Nelson é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas. Ele foi reconhecido em 2016 and 2018 com o “Prêmio Comunicador do Ano ABERJE”. Em 2016 e 2017, foi nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo pelo PR Week Global Powerbook.

DANIELA COIMBRA SWIATEK | Coordenadora de Programas da Agenda Pública

Especialista em inovação governamental e em mobilidade urbana, foi cofundadora e coordenadora executiva do MobiLab, o Laboratório de Inovação em Mobilidade do Município de São Paulo em seus primeiros 5 anos. Lá, liderou a contratação pioneira no setor público que permitiu ao governo fazer negócios com startups. Vem palestrando em diversos eventos sobre cidades inteligentes, mobilidade urbana e inovação governamental. Pesquisadora nas universidades Harvard (EUA) e Newcastle (Reino Unido) e na Academia Polonesa de Ciências, obteve seu doutorado pela Universidade de Economia e Negócios de Viena e seu mestrado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Com mais de 12 anos de experiência no governo, ela foi chefe de gabinete interina da agência reguladora de trânsito de São Paulo, trabalhou em governos municipais, estaduais e federais no Brasil e em projetos de pesquisa internacionais financiados pela União Européia.

DANIEL ANNENBERG | Vereador e ex-secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo

Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente cumpre seu segundo mandato como vereador pelo PSDB. Foi um dos idealizadores do Poupatempo, tendo sido seu superintendente por quase dez anos. Foi também diretor-presidente do Detran (2011-2016), onde reformou e profissionalizou toda a estrutura do órgão, combateu a corrupção, desburocratizou o sistema, digitalizou os serviços e melhorou o atendimento aos cidadãos. De 2017 a 2019, Daniel assumiu a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e foi responsável pela entrega de sete unidades do Descomplica SP (o Poupatempo da cidade), investiu em inclusão digital ao triplicar os pontos de wi-fi livre, digitalizou 99% dos processos da prefeitura, implementou serviços eletrônicos e diminuiu os prazos para a abertura de empresas na cidade (de mais de 100 para quatro dias). Na Câmara, é autor do projeto que transformou São Paulo na primeira cidade do país com uma Política Municipal de Linguagem Simples, que busca simplificar a comunicação entre a prefeitura e os cidadãos e cidadãs. Também é autor da Lei de Transparência Ativa de Dados em Períodos de Emergência, prevendo que toda a informação (como dados da Covid-19 e gastos públicos) seja concentrada em um só local para fácil acesso da população, em linguagem simples, para que todo mundo possa compreender. Daniel é ainda autor de projeto de Lei de fomento a Negócios de Impacto Social, sobretudo o empreendedorismo periférico.

CARLOS NOVAES | Fundador & Diretor Executivo - Grilo Mobilidade e Tecnologia

Empreendedor, Co-Fundador, há 3 anos na liderança e gestão da GRILO, uma plataforma de mobilidade como serviço de impacto, através da inovação, sustentabilidade e tecnologia.
20 anos de experiência em cargos de gestão executiva, em empresas multinacionais nos setores de TI e Telecom, “turnaround”, equipes complexas e multiculturais, negócios digitais, e-commerce, marketing, estratégia nos mercados B2C e B2B.
Experiência em empresas “startup” e “scaleup”, com sucesso em projetos inovadores e estratégicos envolvendo pesquisa, influência de áreas e ambientes diversos, análises de dados, transformação cultural, investimento e execução em ambientes macroeconômicos voláteis.
Sólidos conhecimentos e vivência na elaboração e execução de planos de negócios, visando o crescimento na participação de mercado e retorno sobre investimentos (ROI).
Engenheiro Civil e Administrador de Empresas, com especialização em Educação Executiva, fluente em inglês e nível intermediário de Italiano e Espanhol.

INSCREVA-SE

ARTIGOS veja mais >

Espaço colaborativo para reflexões sobre comunicação e mobilidade. Participou de nossos encontros e gostaria de compartilhar seus insights? Mande para conteudo@aberje.com.br

ASSISTA ÀS LIVES NA ÍNTEGRA

  • 09/06/2022Os princípios da Visão Zero e o papel da comunicação para alcançar este objetivo nas cidades
  • 10/12/2019Lab de Comunicação para a Mobilidade: Comunicação, Tecnologia e Mobilidade
  • 09/10/2019Lab de Comunicação para Mobilidade - Festival de Cases | Temp. 2019 (parte 1)
  • 09/10/2019Lab de Comunicação para Mobilidade - Festival de Cases | Temp. 2019 (parte 2)
  • 02/01/2017Comunicação para Mobilidade