mobilidade-urbana
Patrocínio

Próximo encontro

O Papel da Eletrificação na Mobilidade Sustentável

Como conscientizar as pessoas sobre a importância da eletrificação para o futuro do planeta?

O mundo está consciente de que temos de repensar nosso modo de vida em cada detalhe do dia a dia se quisermos garantir nosso futuro. Isso também passa pela maneira como nos locomovemos diariamente.
O uso de combustíveis provenientes de fontes não renováveis, como petróleo, estão com os dias contados: há já, inclusive, discussões na Comissão Europeia sobre a proibição de vendas de veículos a combustão até 2035.
Pegando carona nesta tendência aparentemente sem volta, a eletrificação da produção mundial de veículos vem tomando espaço nos fóruns sobre clima e sustentabilidade e já é uma realidade, ainda que tímida, nas ruas de várias cidades.
Comunicar a urgência dessa transformação faz parte do processo de conscientização das pessoas e desenvolvimento deste mercado, através da promoção de uma onda sustentável que ajudará a pressionar pela promoção de políticas públicas que possam ajudar nessa nova jornada.

 

quinta, 27/10/202210:00 às 12:00Sede da Aberje - R. Amália de Noronha, 151 - 6º andar - AC
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Programação
10h00

Abertura

  • Nelson Silveira

    Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul

10h10

O PAPEL DA ELETRIFICAÇÃO NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Como conscientizar as pessoas sobre a importância da eletrificação para o futuro do planeta?

  • Silvia Barcik

    Especialista em Mobilidade Sustentável

  • James Scavone

    Sócio-fundador da Davinci

  • Rodrigo Fioco

    Diretor de Marketing de Produto da Chevrolet

  • Mediador: Tião Oliveira

    Editor do Jornal do Carro do “O Estado de S. Paulo”

12h00

Encerramento

Palestrantes

SILVIA BARCIK | Especialista em Mobilidade Sustentável

Referência em Mobilidade Sustentável no Brasil. Executiva por mais de 20 anos no setor automotivo, foi responsável pela vinda do Veículo Elétrico da Renault ao Brasil e liderou os primeiros projetos de veículos compartilhados da montadora no país. Com vasta experiência nas práticas de ESG e formação internacional em Social Business, Silvia conduziu projetos inovadores com repercussão internacional à frente do Instituto Renault. Atuou como consultora sênior da GIZ – Cooperação Brasil Alemanha para a Mobilidade Elétrica na construção do conteúdo da vertical Profissionais para Energias do futuro. Além de head do vec Itaú – veículo elétrico compartilhado Silvia é colunista do Estadão, Diretora de Mobilidade da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico e é Membro do Conselho da PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica e do LIDE Mulher PR.

JAMES SCAVONE | Sócio-fundador da Davinci

É redator premiado e sócio-fundador da Davinci, empresa de micromobilidade elétrica. Foi um dos fundadores da agência digital Salve, que foi adquirida pela gigante de comunicação americana Omnicom, tornando-se a TribalDDB Brasil. Hoje, lidera também o estúdio Sincronicidade, laboratório de citizen experience para marcas e criação de produtos com alma. Anglo-brasileiro, pai de 2 meninos, corintiano e cicloativista.

NELSON SILVEIRA | Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul

Antes de iniciar sua carreira corporativa, ele atuou como jornalista de 1990 a 2001. Nelson é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas. Ele foi reconhecido em 2016 and 2018 com o “Prêmio Comunicador do Ano ABERJE”. Em 2016 e 2017, foi nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo pelo PR Week Global Powerbook.

RODRIGO FIOCO | Diretor de Marketing de Produto da Chevrolet

Acumula mais de 25 anos de experiência profissional dentro da General Motors. Atualmente, é o Diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul. Já atuou nas áreas de planejamento, branding, manufatura e vendas, além de ter acumulado grande experiência internacional, trabalhando junto ao time global de Marca da Chevrolet em Detroit e como Diretor de Marketing na Argentina. Possui M.B.A. Executivo em Marketing pela ESPM e pela EADA Business School de Barcelona e Bacharelado em Engenharia Mecatrônica, pela Escola Politécnica da USP.

TIÃO OLIVEIRA | Editor do Jornal do Carro do “O Estado de S. Paulo”

Editor do Jornal do Carro e do Estradão, plataformas de produção de conteúdo de O Estado de S. Paulo. Graduado em jornalismo
e pós-graduado em Publicidade, atua há mais de 30 anos na cobertura do setor de veículos.

Artigos

Espaço colaborativo para reflexões sobre comunicação e mobilidade. Participou de nossos encontros e gostaria de compartilhar seus insights? Mande para
Gasolina combustivel mobilidade04 de maio de 2022

A alta dos combustíveis e a mudança de comportamento na locomoção dos brasileiros

a-lei-do-clima paisagem10 de janeiro de 2022

A lei do clima

20 anos estatuto da cidade02 de dezembro de 2021

Quando zero mais zero mais zero somam positivo para uma cidade sustentável

Assista as lives na íntegra

  • 27/10/2022O papel da eletrificação na mobilidade sustentável
  • 11/08/2022Cidades inteligentes e a comunicação com o cidadão
  • 09/06/2022Os princípios da Visão Zero e o papel da comunicação para alcançar este objetivo nas cidades
  • 10/12/2019Lab de Comunicação para a Mobilidade: Comunicação, Tecnologia e Mobilidade
  • 09/10/2019Lab de Comunicação para Mobilidade - Festival de Cases | Temp. 2019 (parte 1)
  • 09/10/2019Lab de Comunicação para Mobilidade - Festival de Cases | Temp. 2019 (parte 2)