01 de março de 2019

Instituto Ayrton Senna e Fundação BB anunciam parceira com foco na alfabetização plena de 300 mil crianças

O Instituto Ayrton Senna e a Fundação Banco do Brasil – ambas instituições associadas da Aberje – anunciaram uma parceria com foco na alfabetização plena de milhares de crianças brasileiras. Dessa forma, além de garantir que os alunos possam ler, escrever e contar adequadamente, os projetos também buscarão desenvolver competências como colaboração, curiosidade e autoconfiança, conhecidas como socioemocionais e com grande influência no sucesso escolar e futuro desses estudantes, garantindo-lhes o desenvolvimento integral. O acordo deverá beneficiar cidades em mais de dez estados, de quatro regiões brasileiras, por meio da formação de cerca de dois mil educadores que atuam nas redes públicas municipais e que poderão impactar quase 300 mil crianças.

Para cumprir o objetivo da alfabetização plena, o Instituto Ayrton Senna, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, levará às secretarias de educação (listadas abaixo) diversos de seus projetos educacionais (também listados abaixo). Além de contribuir para o aumento da proficiência escolar por meio de metodologias próprias, os programas também buscarão reduzir outros dois importantes desafios nacionais: as dificuldades de gestão das políticas públicas de alfabetização pelas secretarias de ensino e a alta taxa de distorção idade-série (alunos com mais de dois anos de atraso escolar).

Segundo dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), 55% das crianças brasileiras ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental, com oito anos de idade ou mais, não sabem ler ou contar adequadamente. A maior causa da manutenção dessa triste realidade encontra-se na ineficácia dos processos de alfabetização. “É preocupante ver que, em pleno século 21, ainda não conseguimos alfabetizar plenamente nossas crianças, algo que deveria ser básico. Este assunto é urgente”, afirma a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna. Segundo Viviane, a fragilidade de uma alfabetização plena acarreta efeitos nefastos ao longo dos anos, como reprovações, distorção idade-série e evasão, comprometendo não apenas a vida do estudante, mas também o entusiasmo para sua formação como cidadão autônomo e protagonista no mundo.

No último levantamento feito pelo Instituto Ayrton Senna, de 2017, 77% dos alunos participantes dos projetos educacionais da organização recuperaram a defasagem escolar; 79% dos estudantes não alfabetizados terminaram o ano adequadamente alfabetizados; enquanto que 80% das crianças com dificuldade de leitura e escrita finalizaram o ano com aprendizado adequado.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, o acordo reforça o propósito de valorizar a vida das pessoas por meio da educação. “É uma honra contar com essa parceria, pois sabemos que investimento social em educação faz a diferença na vida dessas crianças e jovens, transformando realidades”, diz.

 

Localidades atendidas pelo acordo:

Manaus (AM)

Santarém (PA)

Fortaleza (CE)

Salvador (BA)

Tocantins – Estado (TO)

Juazeiro (BA)

Ribeirão Pires (SP)

Tatuí (SP)

São Vicente (SP)

Teresina (PI)

Feira de Santana (BA)

Maceió (AL)

Porto Velho (RO)

Águas Mornas (SC)

Alfredo Wagner (SC)

Angelina (SC)

Anitápolis (SC)

Antônio Carlos (SC)

Biguaçu (SC)

Canelinha (SC)

Florianópolis (SC)

Garopaba (SC)

Major Gercino (SC)

Nova Trento (SC)

Palhoça (SC)

Paulo Lopes (SC)

Rancho Queimado (SC)

Santo Amaro da Imperatriz (SC)

São Bonifácio (SC)

São João Batista (SC)

São José (SC)

São Pedro de Alcântara (SC)

Tijucas (SC)

 

Soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna:

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *