25 de novembro de 2019

Grupo de pesquisadores lança livro ‘Estudos sobre a criatividade’; artigo de Paulo Nassar discute inovação na prática pedagógica

Obra produzida por grupo de pesquisadores aborda sobre aspectos inovadores e a prática da Comunicação do ponto de vista do potencial criativo

Em tempos na qual a produção do conhecimento tem se defrontado com desafios ainda maiores, é importante discutir sobre caminhos criativos e inovadores com os quais seja possível atingir esse objetivo com mais eficiência. Pesquisadores, na sua maioria Mestres e Doutores, reuniram estudos importantes nesta perspectiva e estão lançando pela Gênio Criador Editora o livro “Estudos sobre a Criatividade – Comunicação e Inovação em debate”. Organizado pelos pesquisadores Cleusa Sakamoto e Sergio Andreucci, a obra reúne artigos que propõem uma arejada discussão sobre aspectos inovadores e a prática da Comunicação. O lançamento aconteceu na Livraria da Vila, nos Jardins em São Paulo/SP, no último domingo (24).

A obra conta com 22 capítulos com variadas visões, perspectivas e aplicações. Dentre os assuntos abordados estão análises dos legados de personalidades como os artistas plásticos Luiz Martins e Ai Weiwei, o Papa Francisco, o filósofo francês Michel Foucault, bem como discute conceitos como Hiper-comunicação e a Pedagogia do Silêncio. O livro apresenta ainda discussões atuais sobre novos paradigmas como o Nobrow e sobre o uso de algoritmos em serviços colaborativos, aplicações de ferramentas tecnológicas e midiáticas que auxiliam desde ao ensino de idiomas à prevenção do tráfico de pessoas, entre outros exemplos.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), escreveu um capítulo, em conjunto com os professores Luiz Alberto de Farias e Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci. Eles escrevem sobre inovação na sala de aula, a partir do projeto Memórias Ecanas, que une experiência transmídia na prática didático-pedagógica, a partir de conhecimentos dos campos da Comunicação, História, Memória, Antropologia e Audiovisual. O livro é a segunda publicação do Grupo de Pesquisa CNPQ – Criatividade e Inovação na Comunicação, que reúne Pesquisadores da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Anhembi-Morumbi e das Faculdades Anhanguera.

(Imagem: Divulgação/Instagram)
Sergio Andreucci e Paulo Nassar (Imagem: Divulgação/Instagram)
  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *