Grupo Carrefour Brasil lança o movimento Juntos Para Transformar
Comunicação reforça esforços da empresa para combater o racismo estrutural no Brasil
O Grupo Carrefour Brasil lançou nesta quarta-feira (28) o movimento Juntos Para Transformar. A comunicação reforça as iniciativas da rede para combater o racismo estrutural no Brasil desde a trágica morte de João Alberto, ocorrida em novembro de 2020, numa das lojas do Grupo, em Porto Alegre.
Disponíveis em versões de 15″, 30″ e 45″, os filmes da iniciativa mostram que o Grupo Carrefour Brasil não irá esquecer o que houve, mas é preciso ir além e transformar. Por isso, as imagens da comunicação são intercaladas com alguns dos compromissos da empresa focados no combate à discriminação racial no país e convidam o público para uma reflexão sobre o tema.
A comunicação estará presente em canais da TV aberta e paga no horário nobre, jornal, redes sociais e lojas da rede. A iniciativa foi cocriada numa parceria entre a agência Publicis Brasil e a consultoria Plano Feminino.
Entre as ações mencionadas, estão o site www.naovamosesquecer.com.br, que traz informações sobre os compromissos assumidos pela empresa após a triste morte de João Alberto, como a assistência financeira e psicológica à família; R$ 40 milhões investidos na criação do Fundo de Diversidade e Combate à Discriminação Racial; contratação aproximada de até 20 mil novos colaboradores por ano respeitando a representatividade racial da população do país; qualificação diferenciada e aceleração de carreira para mais de 500 colaboradores negros por ano; criação de um Programa de Incentivo ao empreendedorismo e educação de pessoas negras; transformação radical da segurança interna das lojas: novos protocolos, mais mulheres, mais negros, 100% internalizada por meio de editais, entre outros.
A apresentação da campanha será feita durante um fórum online com todos os fornecedores, parceiros e varejistas da empresa. Durante o encontro virtual, nomes como como Silvio Almeida (FGV, Instituto Luis Gama), Celso Athayde (CUFA), Renato Meirelles (ILocomotiva), Rachel Maia (Conselheira, Consultora) e Adriana Barbosa (PretaHub), membros do Comitê Externo de Livre Expressão sobre Diversidade e Inclusão criado para assessorar, de maneira livre e independente, o Grupo Carrefour Brasil em diretrizes e ações contra o racismo, também estarão presentes.
Desde dezembro de 2020, o Grupo Carrefour Brasil assumiu oito compromissos com mais de 50 iniciativas públicas para o combate à discriminação e inclusão de negros e negras, como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo no Brasil.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar de 2024 explorou desafios e oportunidades da Comunicação em um cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passadoPatricia Marins O desafio de construir reputação e marcas num mundo algorítmico com vieses, preconceitos e deepfakesVictor Pereira Como estão as pesquisas acadêmicas internacionais sobre uso de inteligência artificial para comunicadores